O silenciamento de gênero nas aulas de matemática na perspectiva dos discursos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Michele Christiane Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4919
Resumo: Abordar as questões de gênero no contexto educacional, especificamente, nas aulas de matemática, transpõe questões pontuais e tomam dimensões ampliadas, visto perpassarem por aspectos que transitam desde a dificuldade de aprendizagem neste campo do conhecimento até o desencadeamento de processos de desigualdade e exclusão social. Nesse sentido, objetivamos no presente estudo, identificarmos, através dos discursos docentes, práticas pedagógicas que promovam a igualdade de gênero e a desconstrução ou ressignificação de estereótipos sexistas nas aulas de matemática, através de uma pesquisa qualitativa, como é caracterizada por Minayo (2014), por considerar a subjetividade que caracteriza o fenômeno a ser investigado; e sendo esta, do tipo Etnográfica, pela vinculação aos processos de investigação das desigualdades sociais e exclusões (Mattos, 2011). A referida pesquisa utilizou, enquanto metodologia de produção de dados, entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente, do 1º ao 5º ano, de uma escola municipal situada no Distrito de Catolé de Boa Vista, Zona rural do Município de Campina Grande – PB, tendo sido escolhida essa unidade educacional em virtude da proximidade com a que leciona a pesquisadora, facilitando o processo de pesquisa. A escolha dos discursos docentes enquanto elementos de produção de dados deve-se ao fato de considerarmos tais profissionais, os protagonistas em relação à percepção ampliada no âmbito da sala de aula, das relações e interações estabelecidas entre alunas e alunos entre si, e destes com a matemática, nos oportunizando a análise do discurso realizado, a partir da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), pela eficácia desta no âmbito das pesquisas sociais e em relação à identificação de ideias e pensamentos de uma coletividade (Lefévre; Lefévre, 2014). No desenvolvimento do estudo, a partir da análise das entrevistas, percebemos a necessidade de práticas pedagógicas que atuem na ressignificação dos estereótipos de gênero nas aulas de matemática, de maneira que haja o estabelecimento de ações de promoção de oportunidades iguais de aprendizagem para meninas e meninos, considerando os impactos que podem causar, no sentido do combate à exclusão do Feminino nessa disciplina, e ao mesmo tempo, o incentivo a inserção destas no cenário de pesquisa e profissionalização em matemática e áreas STEM.
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Nesse sentido, objetivamos no presente estudo, identificarmos, através dos discursos docentes, práticas pedagógicas que promovam a igualdade de gênero e a desconstrução ou ressignificação de estereótipos sexistas nas aulas de matemática, através de uma pesquisa qualitativa, como é caracterizada por Minayo (2014), por considerar a subjetividade que caracteriza o fenômeno a ser investigado; e sendo esta, do tipo Etnográfica, pela vinculação aos processos de investigação das desigualdades sociais e exclusões (Mattos, 2011). A referida pesquisa utilizou, enquanto metodologia de produção de dados, entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente, do 1º ao 5º ano, de uma escola municipal situada no Distrito de Catolé de Boa Vista, Zona rural do Município de Campina Grande – PB, tendo sido escolhida essa unidade educacional em virtude da proximidade com a que leciona a pesquisadora, facilitando o processo de pesquisa. A escolha dos discursos docentes enquanto elementos de produção de dados deve-se ao fato de considerarmos tais profissionais, os protagonistas em relação à percepção ampliada no âmbito da sala de aula, das relações e interações estabelecidas entre alunas e alunos entre si, e destes com a matemática, nos oportunizando a análise do discurso realizado, a partir da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), pela eficácia desta no âmbito das pesquisas sociais e em relação à identificação de ideias e pensamentos de uma coletividade (Lefévre; Lefévre, 2014). No desenvolvimento do estudo, a partir da análise das entrevistas, percebemos a necessidade de práticas pedagógicas que atuem na ressignificação dos estereótipos de gênero nas aulas de matemática, de maneira que haja o estabelecimento de ações de promoção de oportunidades iguais de aprendizagem para meninas e meninos, considerando os impactos que podem causar, no sentido do combate à exclusão do Feminino nessa disciplina, e ao mesmo tempo, o incentivo a inserção destas no cenário de pesquisa e profissionalização em matemática e áreas STEM.Addressing gender issues in the educational context, specifically in mathematics classes, transposes specific issues and take on broader dimensions, as they pervade aspects that range from learning difficulties in this field of knowledge to triggering processes of inequality and social exclusion. In this sense, in this study, we aim to identify, through teaching discourses, pedagogical practices that promote gender equality and the deconstruction or resignification of sexist stereotypes in mathematics classes, through qualitative research, as characterized by Minayo (2014),because we consider the subjectivity that characterizes the phenomenon to be investigated; and this being of the Ethnographic type, due to its link to the investigation processes of social inequalities and exclusions (Mattos, 2011). This research used semi-structured interviews as a data production methodology, which were carried out with five teachers from the early years of elementary school, respectively, from the 1st to the 5th year, of a municipal school located in the District of Catolé de Boa Vista, rural area of the Municipality of Campina Grande – PB, This educational unit was chosen due to its proximity to the one the researcher teaches, facilitating the research process. The choice of professors' speeches as elements of data production is due to the fact that we consider such professionals, the protagonists in relation to the expanded perception of the scope of the classroom, of the relationships and interactions established between students and students among themselves, and of these with mathematics, giving us opportunities through discourse analysis, carried out based on the methodology of analysis of the Collective Subject Discourse (DSC), due to its effectiveness in the context of social research and in relation to the identification of ideas and thoughts of a collectivity (Lefévre; Lefévre, 2014). In the development of the study, from the analysis of the interviews, we realized the need for pedagogical practices that act in the redefinition of gender stereotypes in mathematics classes, so that there is the establishment of actions to promote equal learning opportunities for girls and boys , considering the impacts they can cause, in the sense of combating the exclusion of the Feminine in this discipline, and at the same time, the insertion of these in the scenario of research and professionalization in mathematics and STEM areas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMFreitas, Tiêgo dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-5584-3633http://lattes.cnpq.br/5172901212568467Andrade, Silvanio dehttps://orcid.org/0000-0002-1490-812Xhttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802Santos, Anita Leocádia Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/2753404674015930Fernandes, Maria Betânia Sabinohttp://lattes.cnpq.br/4154719055505498Brito, Michele Christiane Alves de2024-04-25T11:04:10Z2999-12-312023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Michele Christiane Alves de. 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