O sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Maria Dayanny.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11141
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar e discorre sobre como as relações de gênero se constituem no ambiente escolar mediante o desenvolvimento de uma educação sexista. Tendo como objetivo geral: compreender de que forma a educação sexista se constitui nas relações de gênero no ambiente escolar. E como específicos: 1) Analisar as relações entre meninas e meninos no ambiente escolar; 2) Investigar como e de que forma a educação sexista está presente no ambiente escolar; 3) Identificar quais fatores substanciam o sexismo. Discutindo através do referencial teórico a conceitualização da palavra gênero e os estudos desenvolvidos sobre esta temática, trazendo também, um breve percurso histórico sobre as discussões sobre gênero e relações de gênero na educação, assim como, sua inclusão e o esforço para retirá-los dos documentos oficiais que regem e normatizam a educação nacional. O percurso metodológico teve como método de investigação a abordagem qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi à etnografia, e se deu utilizando como instrumentos de coleta de dados: diário de campo e entrevista semiestrutura e como técnica a observação. O estudo de campo foi realizado em uma escola de nível fundamental localizada na cidade de Lavras da Mangabeira – CE, na turma do 1º ano “A” do turno da tarde, que contava com um total de 23 (vinte e três) discentes, sendo 13 (treze) meninas e 10 (dez) meninos. O trabalho conclui que as experiências tidas no ambiente familiar, escolar e no meio social contribuem para reprodução de padrões de comportamentos definidas para meninas e meninos, que foram transmitidos através da cultura ao longo da história, culminando assim, na naturalização destes moldes. Tais modelos permanecem até os dias atuais constituídos em nossa cultura e são disseminados cotidianamente. Sendo reproduzidos e retroalimentados de forma natural e silenciosa na escola.
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Discutindo através do referencial teórico a conceitualização da palavra gênero e os estudos desenvolvidos sobre esta temática, trazendo também, um breve percurso histórico sobre as discussões sobre gênero e relações de gênero na educação, assim como, sua inclusão e o esforço para retirá-los dos documentos oficiais que regem e normatizam a educação nacional. O percurso metodológico teve como método de investigação a abordagem qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi à etnografia, e se deu utilizando como instrumentos de coleta de dados: diário de campo e entrevista semiestrutura e como técnica a observação. O estudo de campo foi realizado em uma escola de nível fundamental localizada na cidade de Lavras da Mangabeira – CE, na turma do 1º ano “A” do turno da tarde, que contava com um total de 23 (vinte e três) discentes, sendo 13 (treze) meninas e 10 (dez) meninos. O trabalho conclui que as experiências tidas no ambiente familiar, escolar e no meio social contribuem para reprodução de padrões de comportamentos definidas para meninas e meninos, que foram transmitidos através da cultura ao longo da história, culminando assim, na naturalização destes moldes. Tais modelos permanecem até os dias atuais constituídos em nossa cultura e são disseminados cotidianamente. Sendo reproduzidos e retroalimentados de forma natural e silenciosa na escola.This research focuses on sexism in gender relations in the school environment and discusses how gender relations are constituted in the school environment through the development of sexist education.With the general objective: to understand how sexist education is constituted in gender relations in the school environment. And as specific: 1) Analyze the relationships between girls and boys in the school environment; 2) Investigate how and how sexist education is present in the school environment; 3) Identify which factors substantiate sexism. Discussing through the theoretical framework the conceptualization of the word gender and the studies developed on this theme, also bringing a brief historical background on discussions about gender and gender relations in education, as well as their inclusion and the effort to remove them from official documents governing and standardizing national education. The methodological approach had as a research method the qualitative approach and the technical procedure used was ethnography, and it was used as data collection instruments: field diary and semi-structured interview and as a technique the observation. The field study was carried out at an elementary school located in Lavras da Mangabeira - CE, in the class of the first year “A” of the afternoon shift, which had a total of 23 (twenty three) students. 13 (thirteen) girls and 10 (ten) boys. The paper concludes that the experiences in the family, school and social environment contribute to the reproduction of defined behavior patterns for girls and boys, which were transmitted through culture throughout history, thus culminating in the naturalization of these patterns. Such models remain to the present day constituted in our culture and are disseminated daily. Being reproduced and fed back naturally and quietly at school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Kássia Mota de.SOUSA, K. M.http://lattes.cnpq.br/0194297219413716JOCA, Alexandre Martins.SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dos.GONÇALVES, Maria Dayanny.2019-11-202020-01-23T10:56:23Z2020-01-232020-01-23T10:56:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11141GONÇALVES, Maria Dayanny. O sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar. 2019. 82f. 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