Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafaelle da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3571
Resumo: A abordagem de elementos de História e Filosofia da Ciência para compreensão da Natureza da Ciência tem sido objetivo de pesquisas que buscam uma melhoria na relação ensino e aprendizagem no ensino de Física. As investigações realizadas no âmbito da integração entre esses saberes incluem uma série de obstáculos e parâmetros que abrangem: formação do professor, qualidade historiográfica do material a ser utilizado, políticas educacionais, infraestrutura e cultura escolar, etc. Em busca de superar os obstáculos, através da adoção dos parâmetros pressupostos pela área, este trabalho consistiu na elaboração de material com abordagem histórica sobre o episódio da busca pelo equivalente mecânico do calor, incluído no conteúdo de conservação da energia, com o objetivo de entender os desafios que surgem quando se busca implementar um atividade baseada na História da Ciência em sala de aula, sob a perspectiva do docente em prática. A pesquisa foi realizada de acordo com o referencial da pesquisa pedagógica, sendo o professor da turma o responsável por todas as etapas do processo, inclusive a elaboração do material didático. Diante disso, buscamos reunir elementos teóricos e práticos envolvidos na utilização da História da Ciência em sala de aula que permitam a compreensão das vantagens, dos limites, das dificuldades e os possíveis caminhos que buscam solucionar tais impasses para sua efetiva implementação. Percebeu-se que a inserção da História da Ciência esbarra na falta de motivação dos alunos pela cultura trazida diante abordagem histórica, necessitando a inclusão de atividades orientadoras de ensino para estabelecer um ambiente de discussão para o desenvolvimento das competências argumentativas como desejável pelos documentos oficiais. Do ponto de vista da alegada contribuição que a abordagem histórica faz ao ensino, verifica-se que a existência de atividades complementares à leitura é imprescindível para maior interação com os alunos. Caso contrário, reproduz- se uma transmissão de conteúdo com viés histórico no lugar da transmissão de conteúdos de física, sem a devida problematização.
id UEPB_430b963f2512eeee1c335bd6827a836b
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3571
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discenteEnsino de FísicaSequência didáticaHistória da FísicaPhysics teachingDidactic sequenceEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA abordagem de elementos de História e Filosofia da Ciência para compreensão da Natureza da Ciência tem sido objetivo de pesquisas que buscam uma melhoria na relação ensino e aprendizagem no ensino de Física. As investigações realizadas no âmbito da integração entre esses saberes incluem uma série de obstáculos e parâmetros que abrangem: formação do professor, qualidade historiográfica do material a ser utilizado, políticas educacionais, infraestrutura e cultura escolar, etc. Em busca de superar os obstáculos, através da adoção dos parâmetros pressupostos pela área, este trabalho consistiu na elaboração de material com abordagem histórica sobre o episódio da busca pelo equivalente mecânico do calor, incluído no conteúdo de conservação da energia, com o objetivo de entender os desafios que surgem quando se busca implementar um atividade baseada na História da Ciência em sala de aula, sob a perspectiva do docente em prática. A pesquisa foi realizada de acordo com o referencial da pesquisa pedagógica, sendo o professor da turma o responsável por todas as etapas do processo, inclusive a elaboração do material didático. Diante disso, buscamos reunir elementos teóricos e práticos envolvidos na utilização da História da Ciência em sala de aula que permitam a compreensão das vantagens, dos limites, das dificuldades e os possíveis caminhos que buscam solucionar tais impasses para sua efetiva implementação. Percebeu-se que a inserção da História da Ciência esbarra na falta de motivação dos alunos pela cultura trazida diante abordagem histórica, necessitando a inclusão de atividades orientadoras de ensino para estabelecer um ambiente de discussão para o desenvolvimento das competências argumentativas como desejável pelos documentos oficiais. Do ponto de vista da alegada contribuição que a abordagem histórica faz ao ensino, verifica-se que a existência de atividades complementares à leitura é imprescindível para maior interação com os alunos. Caso contrário, reproduz- se uma transmissão de conteúdo com viés histórico no lugar da transmissão de conteúdos de física, sem a devida problematização.The approach to elements from the History and Philosophy of Science for a better understanding of the Nature of Science has been widely focused on by research aiming at improvements in the teaching and learning of physics. Research in the field of integrating these areas of knowledge comprises a series of obstacles and parameters that include: teacher training, historiographical quality of the material to be used, educational policy, school culture and infrastructure, etc. In order to overcome potential obstacles, and adopting the parameters assumed by the area, this work aimed at developing material with a historical approach on the episode of the quest for mechanical equivalent of heat, included in the content of conservation of energy, in order to understand the challenges that arise when implementing an activity based on the history of science in the classroom, from the perspective of the teacher in practice. The research was conducted under the framework of pedagogical research, so that the class teacher is responsible for all stages of the process, right from the preparation of the material. Therefore, we sought to bring together both theoretical and practical elements involved in using the History of Science in the classroom as a means to enable the understanding of the advantages, limitations and difficulties, as well as the possible ways to resolve such impasses for an effective implementation. It was noticed that the insertion of the History of Science was hindered by the lack of student motivation towards the culture brought on by the historical approach, thereby requiring the inclusion of guiding teaching activities to establish an environment of discussion for the development of argumentative skills as recommended by official documents. From the point of view of the alleged contribution of the historical approach to teaching, it is possible observe that the existence of supplementary reading activities is essential for greater interaction with students. Otherwise, the know ledge of the content may be constructed through solely a historical bias, instead of the focusing on physics per se, without proper questioning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilva, Ana Paula Bispo da09566731809http://lattes.cnpq.br/0263132634838418Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Silveira, Alessandro Frederico da92791662472http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Souza, Rafaelle da Silva2019-11-21T11:22:31Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, R. da S. Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente. 2014. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-22T04:29:14Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-22T04:29:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
title Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
spellingShingle Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
Souza, Rafaelle da Silva
Ensino de Física
Sequência didática
História da Física
Physics teaching
Didactic sequence
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
title_full Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
title_fullStr Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
title_full_unstemmed Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
title_sort Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente
author Souza, Rafaelle da Silva
author_facet Souza, Rafaelle da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
09566731809
http://lattes.cnpq.br/0263132634838418
Rosa, Katemari Diogo da
90376064072
http://lattes.cnpq.br/2448258167033465
Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafaelle da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Sequência didática
História da Física
Physics teaching
Didactic sequence
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Sequência didática
História da Física
Physics teaching
Didactic sequence
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A abordagem de elementos de História e Filosofia da Ciência para compreensão da Natureza da Ciência tem sido objetivo de pesquisas que buscam uma melhoria na relação ensino e aprendizagem no ensino de Física. As investigações realizadas no âmbito da integração entre esses saberes incluem uma série de obstáculos e parâmetros que abrangem: formação do professor, qualidade historiográfica do material a ser utilizado, políticas educacionais, infraestrutura e cultura escolar, etc. Em busca de superar os obstáculos, através da adoção dos parâmetros pressupostos pela área, este trabalho consistiu na elaboração de material com abordagem histórica sobre o episódio da busca pelo equivalente mecânico do calor, incluído no conteúdo de conservação da energia, com o objetivo de entender os desafios que surgem quando se busca implementar um atividade baseada na História da Ciência em sala de aula, sob a perspectiva do docente em prática. A pesquisa foi realizada de acordo com o referencial da pesquisa pedagógica, sendo o professor da turma o responsável por todas as etapas do processo, inclusive a elaboração do material didático. Diante disso, buscamos reunir elementos teóricos e práticos envolvidos na utilização da História da Ciência em sala de aula que permitam a compreensão das vantagens, dos limites, das dificuldades e os possíveis caminhos que buscam solucionar tais impasses para sua efetiva implementação. Percebeu-se que a inserção da História da Ciência esbarra na falta de motivação dos alunos pela cultura trazida diante abordagem histórica, necessitando a inclusão de atividades orientadoras de ensino para estabelecer um ambiente de discussão para o desenvolvimento das competências argumentativas como desejável pelos documentos oficiais. Do ponto de vista da alegada contribuição que a abordagem histórica faz ao ensino, verifica-se que a existência de atividades complementares à leitura é imprescindível para maior interação com os alunos. Caso contrário, reproduz- se uma transmissão de conteúdo com viés histórico no lugar da transmissão de conteúdos de física, sem a devida problematização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
2019-11-21T11:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, R. da S. Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente. 2014. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3571
identifier_str_mv SOUZA, R. da S. Desafios da História da física na sala de aula: sequência didática, caderno de campo e uma leitura das concepções docentes e discente. 2014. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813181562028032