Cartas de Reclamação no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4789 |
Resumo: | A produção de textos no Ensino Médio focaliza quase que exclusivamente o modelo de redação do Enem, fazendo com que outros gêneros textuais fiquem em segundo plano ou em plano nenhum, mesmo existindo documentos oficiais parametrizadores que discutem a necessidade de ampliar e diversificar os textos trabalhados em todas as outras etapas e modalidades da Educação Básica como, por exemplo, os PCN (1998) e a BNCC (2018). Neste sentido, esta pesquisa parte do pressuposto da necessidade do ensino da produção de textos que circulem e desempenhem um papel sociofuncional no dia a dia dos alunos e os insiram em uma cultura de reflexão crítica e prática acerca do uso da língua escrita para resolver demandas complexas do cotidiano. Assim, adotou-se o gênero textual carta de reclamação para o trabalho em sala de aula de modo que os alunos percebessem como e de que maneira poderiam resolver situaçõesproblemas do cotidiano de cada um por meio da produção e envio deste gênero para destinatários reais que tinham as condições de resolução daquilo se tornou alvo da reclamação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e intervenção didática e metodológica por parte do pesquisador responsável, com seis alunos colaboradores de uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Arlinda Pessoa da Silva, localizada no município de Juru-PB. Baseamos nossas discussões especialmente nos estudos de Antunes (2003, 2009), Barros (2012), Bakhtin (2003), Brocardo & Costa-Hübes (2014), Bronkart (2003), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), Koch (2009, 2011), Marcuschi (2005), que referenciam métodos e objetivos da produção e circulação textual. Partimos da problemática de como aprimorar a capacidade discursiva e argumentativa dos alunos da referida série de ensino e para isso formulamos como objetivo geral contribuir com a formação das competências sociodiscursivas dos alunos por meio do domínio e utilização da carta de reclamação com empregabilidade prática em situações reais da vida em sociedade, o qual foi aliado a objetivos específicos que subsidiaram nossa prática interventiva. Foram analisadas produções de escrita e reescrita dos alunos como dados gerados que fomentaram a discussão sobre a necessidade do exercício da cidadania de direitos por meio do aprimoramento da capacidade discursiva e argumentativa na escrita do referido gênero. Os resultados evidenciaram que a produção de cartas de reclamação em sala de aula se torna mais significativa quando permite aos alunos refletirem criticamente sobre a própria realidade para que nela possam intervir buscando soluções para os problemas vivenciados. Como produto educacional, desenvolvemos uma proposta de ensino que contribui teórica e metodologicamente para a escrita de cartas de reclamação que pode ser utilizado por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio e adaptado para outras séries, caso necessário |
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Cartas de Reclamação no Ensino MédioComplaint Letters in High SchoolEnsino de língua portuguesaGêneros textuaisEnsino médioEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA produção de textos no Ensino Médio focaliza quase que exclusivamente o modelo de redação do Enem, fazendo com que outros gêneros textuais fiquem em segundo plano ou em plano nenhum, mesmo existindo documentos oficiais parametrizadores que discutem a necessidade de ampliar e diversificar os textos trabalhados em todas as outras etapas e modalidades da Educação Básica como, por exemplo, os PCN (1998) e a BNCC (2018). Neste sentido, esta pesquisa parte do pressuposto da necessidade do ensino da produção de textos que circulem e desempenhem um papel sociofuncional no dia a dia dos alunos e os insiram em uma cultura de reflexão crítica e prática acerca do uso da língua escrita para resolver demandas complexas do cotidiano. Assim, adotou-se o gênero textual carta de reclamação para o trabalho em sala de aula de modo que os alunos percebessem como e de que maneira poderiam resolver situaçõesproblemas do cotidiano de cada um por meio da produção e envio deste gênero para destinatários reais que tinham as condições de resolução daquilo se tornou alvo da reclamação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e intervenção didática e metodológica por parte do pesquisador responsável, com seis alunos colaboradores de uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Arlinda Pessoa da Silva, localizada no município de Juru-PB. Baseamos nossas discussões especialmente nos estudos de Antunes (2003, 2009), Barros (2012), Bakhtin (2003), Brocardo & Costa-Hübes (2014), Bronkart (2003), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), Koch (2009, 2011), Marcuschi (2005), que referenciam métodos e objetivos da produção e circulação textual. Partimos da problemática de como aprimorar a capacidade discursiva e argumentativa dos alunos da referida série de ensino e para isso formulamos como objetivo geral contribuir com a formação das competências sociodiscursivas dos alunos por meio do domínio e utilização da carta de reclamação com empregabilidade prática em situações reais da vida em sociedade, o qual foi aliado a objetivos específicos que subsidiaram nossa prática interventiva. Foram analisadas produções de escrita e reescrita dos alunos como dados gerados que fomentaram a discussão sobre a necessidade do exercício da cidadania de direitos por meio do aprimoramento da capacidade discursiva e argumentativa na escrita do referido gênero. Os resultados evidenciaram que a produção de cartas de reclamação em sala de aula se torna mais significativa quando permite aos alunos refletirem criticamente sobre a própria realidade para que nela possam intervir buscando soluções para os problemas vivenciados. Como produto educacional, desenvolvemos uma proposta de ensino que contribui teórica e metodologicamente para a escrita de cartas de reclamação que pode ser utilizado por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio e adaptado para outras séries, caso necessárioThe production of texts in High School focuses almost exclusively on the Enem writing model, causing other textual genres to remain in the background or not at all, even though there are official parameterizing documents that discuss the need to expand and diversify the texts worked on in all other stages and modalities of Basic Education such as, for example, the PCN (1998) and the BNCC (2018). In this sense, this research is based on the assumption of the need to teach the production of texts that circulate and play a socio-functional role in the students' daily lives and insert them into a culture of critical and practical reflection on the use of written language to solve complex demands. of everyday life. Thus, the textual genre letter of complaint was adopted for work in the classroom so that students could perceive how and in what way they could solve everyday situations-problems of each one through the production and sending of this genre to real recipients. who had the conditions to resolve that became the subject of the complaint. This is an action research with a qualitative approach and didactic and methodological intervention by the researcher in charge, with six collaborating students from a 3rd year high school class at Escola Cidadã Integral Técnica Arlinda Pessoa da Silva, located in the municipality of Juru-PB. We base our discussions especially on studies by Antunes (2003, 2009), Barros (2012), Bakhtin (2003), Brocardo & Costa-Hübes (2014), Bronkart (2003), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), Koch (2009 , 2011), Marcuschi (2005), which refer to methods and objectives of textual production and circulation. We start from the problem of how to improve the discursive and argumentative capacity of the students of the mentioned teaching series and for that we formulated as a general objective to contribute to the formation of the students' socio-discursive competences through the mastery and use of the letter of complaint with practical employability in real situations of life in society, which was combined with specific objectives that supported our interventional practice. Students' writing and rewriting productions were analyzed as generated data that fostered discussion about the need to exercise citizenship rights through the improvement of discursive and argumentative writing skills in the aforementioned genre. The results showed that the production of complaint letters in the classroom becomes more significant when it allows students to critically reflect on their own reality so that they can intervene in it, seeking solutions to the problems experienced. As an educational product, we have developed a teaching proposal that contributes theoretically and methodologically to the writing of letters of complaint that can be used by Portuguese teachers in high school and adapted to other grades, if necessary.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSILVA, Antônio de Pádua Dias dahttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169Silva, Marcelo Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768Xavier, Manassés Moraishttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896Machado, Welvis Emanuel Oliveira2023-10-26T21:25:16Z2999-12-312023-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, W. E. O. Cartas de Reclamação no Ensino Médio. 2023. 291 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4789porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-10-26T21:25:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-10-26T21:25:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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