O texto dissertativo argumentativo no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117502 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande oportunidade para mostrar aos alunos a língua em pleno funcionamento, isto é, em variadas situações de uso e, dessa forma, colaborar para minimizar as dificuldades relatadas por muitos deles em relação ao domínio da própria língua. Acredita-se igualmente que atividades linguísticas que levem em conta os gêneros textuais são fundamentais para mostrar ao aluno as variadas maneiras pelas quais se pode agir sobre o “outro”, mobilizando conhecimentos linguísticos e ações diante de diferentes situações. |
id |
UFRGS-2_3423e899487ef97dd2853ad5577a0fcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117502 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cristiane PeresSturm, Ingrid Nancy2015-06-06T02:00:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/117502000966916O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande oportunidade para mostrar aos alunos a língua em pleno funcionamento, isto é, em variadas situações de uso e, dessa forma, colaborar para minimizar as dificuldades relatadas por muitos deles em relação ao domínio da própria língua. Acredita-se igualmente que atividades linguísticas que levem em conta os gêneros textuais são fundamentais para mostrar ao aluno as variadas maneiras pelas quais se pode agir sobre o “outro”, mobilizando conhecimentos linguísticos e ações diante de diferentes situações.application/pdfporGêneros textuaisEnsino médioLíngua portuguesaO texto dissertativo argumentativo no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966916.pdf000966916.pdfTexto completoapplication/pdf107227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/1/000966916.pdf053413260855c85aa1087e0a3e32c90bMD51TEXT000966916.pdf.txt000966916.pdf.txtExtracted Texttext/plain28476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/2/000966916.pdf.txte5be51c98f935ce191ec292f6fa8ac09MD52THUMBNAIL000966916.pdf.jpg000966916.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/3/000966916.pdf.jpg59546140bda19f879291f1b2e59a5a63MD5310183/1175022024-06-07 06:17:00.707306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117502Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-07T09:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
title |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
spellingShingle |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio Silva, Cristiane Peres Gêneros textuais Ensino médio Língua portuguesa |
title_short |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
title_full |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
title_fullStr |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
title_sort |
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio |
author |
Silva, Cristiane Peres |
author_facet |
Silva, Cristiane Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiane Peres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
contributor_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Ensino médio Língua portuguesa |
topic |
Gêneros textuais Ensino médio Língua portuguesa |
description |
O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande oportunidade para mostrar aos alunos a língua em pleno funcionamento, isto é, em variadas situações de uso e, dessa forma, colaborar para minimizar as dificuldades relatadas por muitos deles em relação ao domínio da própria língua. Acredita-se igualmente que atividades linguísticas que levem em conta os gêneros textuais são fundamentais para mostrar ao aluno as variadas maneiras pelas quais se pode agir sobre o “outro”, mobilizando conhecimentos linguísticos e ações diante de diferentes situações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966916 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117502 |
identifier_str_mv |
000966916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/1/000966916.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/2/000966916.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117502/3/000966916.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
053413260855c85aa1087e0a3e32c90b e5be51c98f935ce191ec292f6fa8ac09 59546140bda19f879291f1b2e59a5a63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486661390336 |