O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Jordânia Chirly Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
Resumo: Atualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-PB, visando a utilização de jogos voltados para o Ensino do tema Gravitação, como estratégia pedagógica para o Ensino de Física. O nosso trabalho teve como objetivo, dispor de um produto educacional, detalhando atividades com uma sequência de jogos para o Ensino do tema Gravitação, composta de 10 encontros, a fim de estimular a interação entre os sujeitos, potencializando uma abordagem de ensino alinhada à construção do conhecimento através da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Subsidiados pela teoria Sócio – Interacionista de Vygotsky, pretendemos nos apoiar na ideia de interação e construção de conhecimentos oriundos desta teoria. Dessa maneira, aspiramos, então, oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de intervenção que aborda conceitos através de atividades lúdicas e uso de jogos, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar novas dinâmicas com o propósito de construir conhecimentos mais aprofundados a partir de atividades lúdicas com materiais de baixo custo. Como também, descartar a utilização da matemática apenas como uma ferramenta para resolver problemas em física e abordá-la como elemento essencial para a compreensão de conceitos físicos, tentando superar assim, a falta de sentido tão comentada por grande parte dos estudantes.
id UEPB_4630865226a6fa0e48ef663ef2c7e713
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3991
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitaçãoThe use of games for Teaching Physics: a methodology for teaching gravitationEnsino de FísicaGravitaçãoSociointeracionismoGames in Physics TeachingGravitationVygotsky's Interactionist TheoryEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAtualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-PB, visando a utilização de jogos voltados para o Ensino do tema Gravitação, como estratégia pedagógica para o Ensino de Física. O nosso trabalho teve como objetivo, dispor de um produto educacional, detalhando atividades com uma sequência de jogos para o Ensino do tema Gravitação, composta de 10 encontros, a fim de estimular a interação entre os sujeitos, potencializando uma abordagem de ensino alinhada à construção do conhecimento através da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Subsidiados pela teoria Sócio – Interacionista de Vygotsky, pretendemos nos apoiar na ideia de interação e construção de conhecimentos oriundos desta teoria. Dessa maneira, aspiramos, então, oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de intervenção que aborda conceitos através de atividades lúdicas e uso de jogos, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar novas dinâmicas com o propósito de construir conhecimentos mais aprofundados a partir de atividades lúdicas com materiais de baixo custo. Como também, descartar a utilização da matemática apenas como uma ferramenta para resolver problemas em física e abordá-la como elemento essencial para a compreensão de conceitos físicos, tentando superar assim, a falta de sentido tão comentada por grande parte dos estudantes.Nowadays, there are frequent discussions about a better model of Learning for Education in Brazil, which are a consequence of the fact that Education is considered a process that is constantly developing, where it is discussed what kind of educator and student is desired to build a country of competent and critical citizens. The present work proposes to present and report the use of a teaching sequence contributed in the use of games for learning, in a public school in the city of Araruna-PB, directed at the use of games focused on the Teaching of Gravitation, as a pedagogical strategy for the Physics Teaching. Our work aimed to have an educational product, detailing activities with a sequence of games for the Teaching of Gravitation, composed of 10 meetings, directed to stimulate the interaction between the students, enhancing a teaching approach aligned to the construction of knowledge through playfulness for a more effective learning. Subsidized by Vygotsky's Socio-Interactionist theory, we intend to lean on the idea of interaction and construction of knowledge from this theory. Thus, we aspire to offer to the high school physics teacher an intervention proposal that approaches concepts through playful activities and the use of games, allowing to the teacher's creativity to adapt and rework new games with the purpose of building new knowledge from playful activities with low-cost materials, as well as discarding the use of mathematics only as a tool to solve problems in physics and approaching it as an essential element for understanding physical concepts, thus trying to overcome the lack of meaning so commented by most students.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFAtaíde, Ana Raquel Pereira de02197070495http://lattes.cnpq.br/5414171594917501Silveira, Alessandro Frederico da92791662472http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Castro, Paula Almeida de01173258647http://lattes.cnpq.br/7813446738576212Neves, Jordânia Chirly Alves2022-01-04T12:54:08Z2999-12-312020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Jordânia Chirly Alves. O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação. 2021. [154 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-04T12:54:29Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-04T12:54:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
The use of games for Teaching Physics: a methodology for teaching gravitation
title O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
spellingShingle O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
Neves, Jordânia Chirly Alves
Ensino de Física
Gravitação
Sociointeracionismo
Games in Physics Teaching
Gravitation
Vygotsky's Interactionist Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
title_full O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
title_fullStr O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
title_full_unstemmed O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
title_sort O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
author Neves, Jordânia Chirly Alves
author_facet Neves, Jordânia Chirly Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ataíde, Ana Raquel Pereira de
02197070495
http://lattes.cnpq.br/5414171594917501
Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
Castro, Paula Almeida de
01173258647
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Jordânia Chirly Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Gravitação
Sociointeracionismo
Games in Physics Teaching
Gravitation
Vygotsky's Interactionist Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Gravitação
Sociointeracionismo
Games in Physics Teaching
Gravitation
Vygotsky's Interactionist Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Atualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-PB, visando a utilização de jogos voltados para o Ensino do tema Gravitação, como estratégia pedagógica para o Ensino de Física. O nosso trabalho teve como objetivo, dispor de um produto educacional, detalhando atividades com uma sequência de jogos para o Ensino do tema Gravitação, composta de 10 encontros, a fim de estimular a interação entre os sujeitos, potencializando uma abordagem de ensino alinhada à construção do conhecimento através da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Subsidiados pela teoria Sócio – Interacionista de Vygotsky, pretendemos nos apoiar na ideia de interação e construção de conhecimentos oriundos desta teoria. Dessa maneira, aspiramos, então, oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de intervenção que aborda conceitos através de atividades lúdicas e uso de jogos, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar novas dinâmicas com o propósito de construir conhecimentos mais aprofundados a partir de atividades lúdicas com materiais de baixo custo. Como também, descartar a utilização da matemática apenas como uma ferramenta para resolver problemas em física e abordá-la como elemento essencial para a compreensão de conceitos físicos, tentando superar assim, a falta de sentido tão comentada por grande parte dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2022-01-04T12:54:08Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Jordânia Chirly Alves. O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação. 2021. [154 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
identifier_str_mv NEVES, Jordânia Chirly Alves. O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação. 2021. [154 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709224394358784