Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006 http://hdl.handle.net/11449/10556 |
Resumo: | Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio. |
id |
UNSP_22352d2f1723daf9e4beeed8d75d8bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10556 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãoHypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation caseconstrutivismoensino de Ciênciasensino de FísicaGravitaçãohipermídiaconstructivismScience teachingPhysics teachingGravitationhypermediaNeste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.In this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.UNESPUNIOESTEUNESP GPNTIUNESPUNESP GPNTIUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)Machado, Daniel Iria [UNESP]Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]2014-05-20T13:30:59Z2014-05-20T13:30:59Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-100application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1055610.1590/S1516-73132004000100006S1516-73132004000100006S1516-73132004000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:51:13.602609Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação Hypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation case |
title |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
spellingShingle |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação Machado, Daniel Iria [UNESP] construtivismo ensino de Ciências ensino de Física Gravitação hipermídia constructivism Science teaching Physics teaching Gravitation hypermedia |
title_short |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
title_full |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
title_fullStr |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
title_full_unstemmed |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
title_sort |
Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação |
author |
Machado, Daniel Iria [UNESP] |
author_facet |
Machado, Daniel Iria [UNESP] Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daniel Iria [UNESP] Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
construtivismo ensino de Ciências ensino de Física Gravitação hipermídia constructivism Science teaching Physics teaching Gravitation hypermedia |
topic |
construtivismo ensino de Ciências ensino de Física Gravitação hipermídia constructivism Science teaching Physics teaching Gravitation hypermedia |
description |
Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:30:59Z 2014-05-20T13:30:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/10556 10.1590/S1516-73132004000100006 S1516-73132004000100006 S1516-73132004000100006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006 http://hdl.handle.net/11449/10556 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000100006 S1516-73132004000100006 S1516-73132004000100006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75-100 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128573758767104 |