Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daniel Iria [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006
http://hdl.handle.net/11449/10556
Resumo: Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.
id UNSP_22352d2f1723daf9e4beeed8d75d8bf9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10556
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãoHypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation caseconstrutivismoensino de Ciênciasensino de FísicaGravitaçãohipermídiaconstructivismScience teachingPhysics teachingGravitationhypermediaNeste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.In this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.UNESPUNIOESTEUNESP GPNTIUNESPUNESP GPNTIUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)Machado, Daniel Iria [UNESP]Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]2014-05-20T13:30:59Z2014-05-20T13:30:59Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-100application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1055610.1590/S1516-73132004000100006S1516-73132004000100006S1516-73132004000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:51:13.602609Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
Hypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation case
title Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
spellingShingle Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
Machado, Daniel Iria [UNESP]
construtivismo
ensino de Ciências
ensino de Física
Gravitação
hipermídia
constructivism
Science teaching
Physics teaching
Gravitation
hypermedia
title_short Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
title_full Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
title_fullStr Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
title_full_unstemmed Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
title_sort Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação
author Machado, Daniel Iria [UNESP]
author_facet Machado, Daniel Iria [UNESP]
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
author_role author
author2 Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniel Iria [UNESP]
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv construtivismo
ensino de Ciências
ensino de Física
Gravitação
hipermídia
constructivism
Science teaching
Physics teaching
Gravitation
hypermedia
topic construtivismo
ensino de Ciências
ensino de Física
Gravitação
hipermídia
constructivism
Science teaching
Physics teaching
Gravitation
hypermedia
description Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T13:30:59Z
2014-05-20T13:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/10556
10.1590/S1516-73132004000100006
S1516-73132004000100006
S1516-73132004000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006
http://hdl.handle.net/11449/10556
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000100006
S1516-73132004000100006
S1516-73132004000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75-100
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128573758767104