Água para todos ou para quem pode pagar? Contornos e dificuldades do acesso à água enquanto direito humano e fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3524 |
Resumo: | O estudo em tela tem como objetivo principal analisar o processo democrático de distribuição e acesso à água diante do cenário de escassez em Campina Grande - PB. A água como um direito humano fundamental é essencial para a concretização de muitos direitos, sendo necessário o reconhecimento e a normatividade do direito fundamental. Neste sentido o teor do Comentário Geral nº 15/2003 do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU (CESCR), cuja proteção, segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, constitui em obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Sabe-se que o acesso à água como direito econômico do desenvolvimento, não se resume apenas a satisfação de demandas presentes, mais também das futuras, sendo sua quantidade influenciada não apenas pelo aumento demográfico ou por fluxos migratórios, mas também pelo incremento da produção agrícola ou industrial, é natural que exista uma preocupação com a gestão dos recursos hídricos, notadamente através da implementação do objetivo nº 06, da Agenda 2030, da ONU. O binômio disponibilidade e gestão dos recursos hídricos exige que todos os entes federativos nacionais, efetivem o acesso à água como direito econômico do desenvolvimento, a exigir o estudo das teorias do desenvolvimento. Com Constituição Federal de 1988, os recursos hídricos passaram a receber tratamento mais específico como bens públicos, comuns e finitos, passando, a gestão das águas, a constituir elemento essencial para uma gestão urbana eficaz. Até então, o planejamento urbano não conciliava o seu desenvolvimento com as questões ambientais e com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), a proteção das águas passou a constituir elemento essencial para uma gestão urbana eficaz, devendo os municípios editar seus Planos Diretores com políticas que integrem o desenvolvimento das cidades com os recursos naturais, na pretensão de cidades sustentáveis asseguradas mediante o desenvolvimento urbano integrado à gestão das águas. A metodologia da pesquisa tendo em vista atender os objetivos é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem analítica dos dados quanti-qualitativa, como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação não participante, a entrevista semiestruturada, para análise de dados será utilizada a análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados constata-se que a falta de acesso a água demanda a implementação de políticas públicas para que o fornecimento seja feito de forma igualitária e democrática, também para que a população não se sinta ameaçada constantemente pela escassez de água. Neste sentido, o estudo amplia o debate sobre a violação do direito humano fundamental a água potável tão essencial a vida humana. |
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Água para todos ou para quem pode pagar? Contornos e dificuldades do acesso à água enquanto direito humano e fundamentalÁguaDireito humanoDireito fundamentalRecursos hídricosRECURSOS HIDRICOS::PLANEJAMENTO INTEGRADO DOS RECURSOS HIDRICOSO estudo em tela tem como objetivo principal analisar o processo democrático de distribuição e acesso à água diante do cenário de escassez em Campina Grande - PB. A água como um direito humano fundamental é essencial para a concretização de muitos direitos, sendo necessário o reconhecimento e a normatividade do direito fundamental. Neste sentido o teor do Comentário Geral nº 15/2003 do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU (CESCR), cuja proteção, segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, constitui em obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Sabe-se que o acesso à água como direito econômico do desenvolvimento, não se resume apenas a satisfação de demandas presentes, mais também das futuras, sendo sua quantidade influenciada não apenas pelo aumento demográfico ou por fluxos migratórios, mas também pelo incremento da produção agrícola ou industrial, é natural que exista uma preocupação com a gestão dos recursos hídricos, notadamente através da implementação do objetivo nº 06, da Agenda 2030, da ONU. O binômio disponibilidade e gestão dos recursos hídricos exige que todos os entes federativos nacionais, efetivem o acesso à água como direito econômico do desenvolvimento, a exigir o estudo das teorias do desenvolvimento. Com Constituição Federal de 1988, os recursos hídricos passaram a receber tratamento mais específico como bens públicos, comuns e finitos, passando, a gestão das águas, a constituir elemento essencial para uma gestão urbana eficaz. Até então, o planejamento urbano não conciliava o seu desenvolvimento com as questões ambientais e com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), a proteção das águas passou a constituir elemento essencial para uma gestão urbana eficaz, devendo os municípios editar seus Planos Diretores com políticas que integrem o desenvolvimento das cidades com os recursos naturais, na pretensão de cidades sustentáveis asseguradas mediante o desenvolvimento urbano integrado à gestão das águas. A metodologia da pesquisa tendo em vista atender os objetivos é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem analítica dos dados quanti-qualitativa, como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação não participante, a entrevista semiestruturada, para análise de dados será utilizada a análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados constata-se que a falta de acesso a água demanda a implementação de políticas públicas para que o fornecimento seja feito de forma igualitária e democrática, também para que a população não se sinta ameaçada constantemente pela escassez de água. Neste sentido, o estudo amplia o debate sobre a violação do direito humano fundamental a água potável tão essencial a vida humana.The main objective of this study is to analyze the democratic process of distribution and access to water in the face of the water scarcity scenario in Campina Grande - PB. Water as a fundamental human right is essential for the realization of many rights, and the recognition and normativity of the fundamental right is necessary. In this sense, the General Comment No. 15/2003 of the UN Committee on Economic, Social and Cultural Rights (CESCR), whose protection, according to the Universal Declaration of the Rights of Water, constitutes a legal obligation for every man or social group to uses. It is known that access to water as an economic right of development is not only a matter of satisfying present and future demands, but its quantity is influenced not only by demographic increase or migratory flows, but also by the increase in agricultural production or industrial, it is natural that there is a concern with the management of water resources, notably through the implementation of Objective 06, Agenda 2030, of the UN. The binomial availability and management of water resources requires that all national federative entities, make access to water as an economic right of development, require the study of development theories. With the 1988 Federal Constitution, water resources began to receive more specific treatment as public goods, common and finite, and water management became essential for effective urban management. Until then, urban planning did not reconcile its development with environmental issues and with the City Statute (Law No. 10.257 / 01), water protection became an essential element for effective urban management, and municipalities should edit their Plans Directors with policies that integrate the development of cities with natural resources, in the claim of sustainable cities ensured through urban development integrated with water management. The methodology of the research in order to meet the objectives is of the exploratory and descriptive type, with an analytical approach of the quanti-qualitative data, as a data collection instrument was used the non-participant observation, the semi-structured interview, for data analysis will be used to content analysis. From the analysis of the results it is verified that the lack of access to water demands the implementation of public policies so that the supply is made in an egalitarian and democratic way, also so that the population does not feel constantly threatened by the scarcity of water. In this sense, the study expands the debate on the violation of the fundamental human right to drinking water so essential to human life.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDRRamalho, Ângela Maria Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/7449740069093028Ramalho, Ângela Maria Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/7449740069093028Mota, Leonardo de Araújo ehttp://lattes.cnpq.br/3578108426426873Leite, Anne Augusta Alencarhttp://lattes.cnpq.br/7978544073740612Donato, Laryssa de Almeida2019-10-18T19:27:20Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDonato, L. de A. Água para todos ou para quem pode pagar? Contornos e dificuldades do acesso à água enquanto direito humano e fundamental. 2019. 135f. 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