Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sídney Moreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3611
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades do Tangram associado à resolução de problemas, om ênfase a exploração e proposição de problemas. Para alcançar esse objetivo, tentamos responder aos seguintes questionamentos: Como os livros didáticos exploram o Tangram e a resolução de problemas? Quais são as potencialidades e dificuldades de utilização da metodologia de resolução de problemas no uso do Tangram em sala de aula? A pesquisa, de caráter qualitativo, buscará compreender o fenômeno em sua totalidade, procurando compreensões e interpretações significativas do objeto estudado. Os dados foram levantados a partir da análise de livros didáticos por categorias de sentido, que foram criadas por meio de regularidades percebidas, e das entrevistas com professores dos mais variados segmentos da educação, desde o ensino infantil até o ensino superior. As entrevistas foram analisadas utilizando-se da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo DSC (LEFÊVRE; LEFÊVRE, 2015), que nos ajuda a revelar o que pensa a coletividade. A oficina nos ajudou a aliar teoria e prática, de forma a fazer reflexões sobre a utilização do Tangram quando aliada a resolução, exploração e proposição de problemas. Após a apreciação dos dados, constatou-se que os professores reconhecem as possibilidades do uso do Tangram e que, associado à resolução de problemas, a utilização do Tangram pode favorecer a motivação dos alunos, a compreensão de conceitos matemáticos, o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Os docentes e a oficina apontaram como desafios: a necessidade de formulação de objetivos bem definidos e de uma metodologia adequada nas aulas, a dificuldade na proposição de problemas pelos alunos, bem como a falta de formação dos professores o que impede o desenvolvimento de experiências exitosas nas aulas de Matemática, quando se utiliza o Tangram associado à resolução de problemas.
id UEPB_4b03afc3e884b67272762b5c48c074fc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3611
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidadesPotencialidadesResolução de problemasTangramSolving problemsPotentialitiesEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades do Tangram associado à resolução de problemas, om ênfase a exploração e proposição de problemas. Para alcançar esse objetivo, tentamos responder aos seguintes questionamentos: Como os livros didáticos exploram o Tangram e a resolução de problemas? Quais são as potencialidades e dificuldades de utilização da metodologia de resolução de problemas no uso do Tangram em sala de aula? A pesquisa, de caráter qualitativo, buscará compreender o fenômeno em sua totalidade, procurando compreensões e interpretações significativas do objeto estudado. Os dados foram levantados a partir da análise de livros didáticos por categorias de sentido, que foram criadas por meio de regularidades percebidas, e das entrevistas com professores dos mais variados segmentos da educação, desde o ensino infantil até o ensino superior. As entrevistas foram analisadas utilizando-se da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo DSC (LEFÊVRE; LEFÊVRE, 2015), que nos ajuda a revelar o que pensa a coletividade. A oficina nos ajudou a aliar teoria e prática, de forma a fazer reflexões sobre a utilização do Tangram quando aliada a resolução, exploração e proposição de problemas. Após a apreciação dos dados, constatou-se que os professores reconhecem as possibilidades do uso do Tangram e que, associado à resolução de problemas, a utilização do Tangram pode favorecer a motivação dos alunos, a compreensão de conceitos matemáticos, o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Os docentes e a oficina apontaram como desafios: a necessidade de formulação de objetivos bem definidos e de uma metodologia adequada nas aulas, a dificuldade na proposição de problemas pelos alunos, bem como a falta de formação dos professores o que impede o desenvolvimento de experiências exitosas nas aulas de Matemática, quando se utiliza o Tangram associado à resolução de problemas.This research aims to reflect on the challenges and possibilities from the Tangram associated to the solving problems, with the attention to their exploration and proposition. To achieve this purpose, we try to answer to the following questions: How the textbooks explore the Tangram and the solving problems? What are the potentialities and difficulties to use the methodology in the solving problems in the use of the Tangram in classroom? The study with a qualitative aspect will search to understand the phenomenon in its totality and will be search for significant comprehensions and interpretations about the studied object. The data collection was performed through the analysis of textbooks by the sense categories that were created by the regularities noticed and the interviews with the teachers from the most variates sectors of education, since the childhood to the higher education. The interviews were analyzed using the Discourse of Collective Subject DCS - (LEFÊVRE; LEFÊVRE, 2015) methodology that help us to reveal what the collectivity reflects. The workshop help us to link the theory and the practice in order to develop considerations about the use of Tangram when it is allied to the solving, exploration and proposition of problems. Then the date appreciation, it was found that the teachers recognize the possibilities about the use of Tangram and that the when it is associated to the solving problems, the use of Tangram may promote the students‘ motivation, the comprehension about the mathematical concepts, the development of autonomy and creativity. Furthermore, the professors pointed as challenges the need of the well-defined objectives formulation and an appropriate methodology in the classes, the difficulty in solving problems by the students as well as the lack of teachers training what impedes the development of winning experiences in Math classes when the use of Tangram is associated to the solving problems.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Costa, Sídney Moreira da2020-03-13T17:54:49Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, S. M. da. Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades. 2019. 127f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:29:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
title Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
spellingShingle Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
Costa, Sídney Moreira da
Potencialidades
Resolução de problemas
Tangram
Solving problems
Potentialities
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
title_full Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
title_fullStr Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
title_sort Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades
author Costa, Sídney Moreira da
author_facet Costa, Sídney Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sídney Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Potencialidades
Resolução de problemas
Tangram
Solving problems
Potentialities
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Potencialidades
Resolução de problemas
Tangram
Solving problems
Potentialities
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades do Tangram associado à resolução de problemas, om ênfase a exploração e proposição de problemas. Para alcançar esse objetivo, tentamos responder aos seguintes questionamentos: Como os livros didáticos exploram o Tangram e a resolução de problemas? Quais são as potencialidades e dificuldades de utilização da metodologia de resolução de problemas no uso do Tangram em sala de aula? A pesquisa, de caráter qualitativo, buscará compreender o fenômeno em sua totalidade, procurando compreensões e interpretações significativas do objeto estudado. Os dados foram levantados a partir da análise de livros didáticos por categorias de sentido, que foram criadas por meio de regularidades percebidas, e das entrevistas com professores dos mais variados segmentos da educação, desde o ensino infantil até o ensino superior. As entrevistas foram analisadas utilizando-se da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo DSC (LEFÊVRE; LEFÊVRE, 2015), que nos ajuda a revelar o que pensa a coletividade. A oficina nos ajudou a aliar teoria e prática, de forma a fazer reflexões sobre a utilização do Tangram quando aliada a resolução, exploração e proposição de problemas. Após a apreciação dos dados, constatou-se que os professores reconhecem as possibilidades do uso do Tangram e que, associado à resolução de problemas, a utilização do Tangram pode favorecer a motivação dos alunos, a compreensão de conceitos matemáticos, o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Os docentes e a oficina apontaram como desafios: a necessidade de formulação de objetivos bem definidos e de uma metodologia adequada nas aulas, a dificuldade na proposição de problemas pelos alunos, bem como a falta de formação dos professores o que impede o desenvolvimento de experiências exitosas nas aulas de Matemática, quando se utiliza o Tangram associado à resolução de problemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-03-13T17:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, S. M. da. Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades. 2019. 127f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3611
identifier_str_mv COSTA, S. M. da. Tangram e resolução de problemas: Desafios e possibilidades. 2019. 127f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709222768017408