Proposta de uma práxis educativo-coletiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poeta Mário Vieira da Silva no Sítio Camará em Matinhas - PB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3595 |
Resumo: | A práxis educativo-coletiva tem por objetivo propor uma educação que valorize o lugar de vivência dos atores envolvidos, aliando escola e comunidade na tarefa de educar para o desenvolvimento local, apontando bases curriculares para uma escola que alie qualidade e objetividade, tornando os estudantes produtores de conhecimento. Em se tratando de desenvolvimento, vários aspectos devem ser considerados, tais como, a capacidade de investimento e capitalização dos governos e das pessoas, planejamento e execução de qualidade e condições tecnológica para a execução dos projetos. De todo o modo, a experiência histórica pelo mundo demonstra que todas essas ações estarão fadadas ao insucesso caso a educação da população não atenda as necessidades que uma sociedade precisa para se desenvolver. Nesse país, os índices de educação estão entre os mais baixos do mundo, aliado à concentração de renda e a falta de investimentos em infraestrutura social e produtiva, a estrutura governamental é promotora do agravamento das desigualdades entre seu próprio povo. Esta pesquisa teve por objetivo problematizar nas aulas de história os antecedentes dessa sociedade que historicamente concentrou terra e renda, direcionada a uma Escola do Campo, para isso foi apresentada a discussão da práxis por intermédio dessa pesquisa, onde foram selecionados 15 estudantes da Escola Estadual Poeta Mário Vieira da Silva, localizada na zona rural do Município de Matinhas-PB, sendo eles todos filhos e filhas de famílias de agricultores familiares. Metodologicamente, foram usadas as fichas onde o estudante escreve aquilo que achou de mais fundamental na aula que acabara de participar. A atividade de pesquisa, tendo como pano de fundo a práxis educativo-coletiva demonstrou que é possível propor uma escola que envolva a comunidade de tal maneira que condiciona uma nova escola doa campo, onde o desenvolvimento da comunidade é matéria de ensino e de produção de conteúdo na sala de aula. |
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Proposta de uma práxis educativo-coletiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poeta Mário Vieira da Silva no Sítio Camará em Matinhas - PB1. Educação do campo. 2. Ensino de História. 3. Práxis educativo-coletivoCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA práxis educativo-coletiva tem por objetivo propor uma educação que valorize o lugar de vivência dos atores envolvidos, aliando escola e comunidade na tarefa de educar para o desenvolvimento local, apontando bases curriculares para uma escola que alie qualidade e objetividade, tornando os estudantes produtores de conhecimento. Em se tratando de desenvolvimento, vários aspectos devem ser considerados, tais como, a capacidade de investimento e capitalização dos governos e das pessoas, planejamento e execução de qualidade e condições tecnológica para a execução dos projetos. De todo o modo, a experiência histórica pelo mundo demonstra que todas essas ações estarão fadadas ao insucesso caso a educação da população não atenda as necessidades que uma sociedade precisa para se desenvolver. Nesse país, os índices de educação estão entre os mais baixos do mundo, aliado à concentração de renda e a falta de investimentos em infraestrutura social e produtiva, a estrutura governamental é promotora do agravamento das desigualdades entre seu próprio povo. Esta pesquisa teve por objetivo problematizar nas aulas de história os antecedentes dessa sociedade que historicamente concentrou terra e renda, direcionada a uma Escola do Campo, para isso foi apresentada a discussão da práxis por intermédio dessa pesquisa, onde foram selecionados 15 estudantes da Escola Estadual Poeta Mário Vieira da Silva, localizada na zona rural do Município de Matinhas-PB, sendo eles todos filhos e filhas de famílias de agricultores familiares. Metodologicamente, foram usadas as fichas onde o estudante escreve aquilo que achou de mais fundamental na aula que acabara de participar. A atividade de pesquisa, tendo como pano de fundo a práxis educativo-coletiva demonstrou que é possível propor uma escola que envolva a comunidade de tal maneira que condiciona uma nova escola doa campo, onde o desenvolvimento da comunidade é matéria de ensino e de produção de conteúdo na sala de aula.The collective-educational praxis aims to propose an education that values the place of experience of the actors involved, combining school and community in the task of educating for local development, pointing curricular bases for a school that combines quality and objectivity, making students producers of knowledge. When it comes to development, several aspects should be considered, such as the investment and capitalization capacity of governments and people, quality planning and execution, and technological conditions for project execution. In any case, historical experience around the world shows that all these actions will be doomed to failure if the education of the population does not meet the needs a society needs to develop. In this country, education rates are among the lowest in the world, combined with income concentration and lack of investments in social and productive infrastructure, the government structure promotes the widening of inequalities among its own people. This research aimed to problematize in history classes the antecedents of this society that historically concentrated land and income, directed to a School of the Field, for this it was presented the discussion of praxis through this research, where 15 students from Poeta State School were selected. Mário Vieira da Silva, located in the rural area of the municipality of Matinhas-PB, being all sons and daughters of family farmers. Methodologically, the files were used where the student writes what he found most fundamental in the class he had just attended. The research activity, against the background of the educative-collective praxis, demonstrated that it is possible to propose a school that involves the community in such a way as to condition a new school in the countryside, where community development is a matter of teaching and producing content in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCosta, Antonio Roberto Faustino daGarcia, Sandro2020-01-07T12:28:21Z2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGarcia, Sandro. Proposta de uma práxis educativo-coletiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poeta Mário Vieira da Silva no Sítio Camará em Matinhas - PB. 2019. 157 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-01-08T04:30:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-01-08T04:30:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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A práxis educativo-coletiva tem por objetivo propor uma educação que valorize o lugar de vivência dos atores envolvidos, aliando escola e comunidade na tarefa de educar para o desenvolvimento local, apontando bases curriculares para uma escola que alie qualidade e objetividade, tornando os estudantes produtores de conhecimento. Em se tratando de desenvolvimento, vários aspectos devem ser considerados, tais como, a capacidade de investimento e capitalização dos governos e das pessoas, planejamento e execução de qualidade e condições tecnológica para a execução dos projetos. De todo o modo, a experiência histórica pelo mundo demonstra que todas essas ações estarão fadadas ao insucesso caso a educação da população não atenda as necessidades que uma sociedade precisa para se desenvolver. Nesse país, os índices de educação estão entre os mais baixos do mundo, aliado à concentração de renda e a falta de investimentos em infraestrutura social e produtiva, a estrutura governamental é promotora do agravamento das desigualdades entre seu próprio povo. Esta pesquisa teve por objetivo problematizar nas aulas de história os antecedentes dessa sociedade que historicamente concentrou terra e renda, direcionada a uma Escola do Campo, para isso foi apresentada a discussão da práxis por intermédio dessa pesquisa, onde foram selecionados 15 estudantes da Escola Estadual Poeta Mário Vieira da Silva, localizada na zona rural do Município de Matinhas-PB, sendo eles todos filhos e filhas de famílias de agricultores familiares. Metodologicamente, foram usadas as fichas onde o estudante escreve aquilo que achou de mais fundamental na aula que acabara de participar. A atividade de pesquisa, tendo como pano de fundo a práxis educativo-coletiva demonstrou que é possível propor uma escola que envolva a comunidade de tal maneira que condiciona uma nova escola doa campo, onde o desenvolvimento da comunidade é matéria de ensino e de produção de conteúdo na sala de aula. |
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