Práticas sociais e processos educativos: conceitos fundamentais para uma práxis transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Santos, Matheus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p37-48
Resumo: Práticas sociais e processos educativos: conceitos fundamentais para uma práxis transformadora ResumoO presente ensaio tem como objetivo discutir os conceitos de conscientização, dialogicidade, humanização e libertação, transmodernidade e epistemologias do Sul, a partir dos quais elabora-se neste texto uma reflexão fundada nas obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori e Boaventura de Sousa Santos. O manuscrito apresenta também uma discussão sobre os aportes para a realização de pesquisas ancoradas em epistemologias que evocam uma ciência dialógica, humanizante e libertadora, para além de referências científicas dogmáticas. É necessário que o saber científico, no âmbito de sua atuação, não prescinda do conhecimento popular para se legitimar como instrumento de inversão da ordem estabelecida. Assim, o método científico deve se valer do diálogo verdadeiro e da convivência sistemática entre sujeitos que, na academia e nos coletivos populares, unem-se no propósito de pensar, agir e refletir na construção de um outro mundo possível.Palavras-chave: Processos Educativos. Práxis Transformadora. Educação. Social practices and educational processes: fundamental concepts for a transforming praxis AbstractThis essay aims to discuss the concepts of conscientization, dialogicity, humanization and liberation, transmodernity and epistemologies of the South, from which a reflection based upon the works of Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori and Boaventura de Souza Santos is elaborated. This manuscript also brings a discussion about the theoretical contributions for carrying out research anchored in epistemologies which evoke a dialogical, humanizing and liberating science, beyond the dogmatic scientific references. It is necessary that the scientific knowledge, in its jurisdiction, do not disregard popular knowledge in order to legitimate itself as an instrument of inversion of the status quo. Therefore, the scientific method must draw upon true dialogue and systematic coexistence among individuals who, in academia and in popular collectives, unite in the purpose of thinking, acting and reflecting on the construction of another possible world.Keywords: Educational Processes. Transformative Praxis. Education. Prácticas sociales y procesos educativos: conceptos fundamentales para una praxis transformadora  ResumenEl presente ensayo tiene como objetivo discutir los conceptos de concientización, dialogicidad, humanización y liberación, transmodernidad y epistemologías del Sur, a partir de los cuáles se elaboran en este texto una reflexión basada en las obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori y Boaventura de Sousa Santos. El manuscrito presenta también una discusión sobre las contribuciones para la realización de investigaciones ancladas en epistemologías que evocan una ciencia dialógica, humanizante y libertadora, más allá de las referencias dogmáticas. Es necesario que lo saber científico, en el ámbito de su actuación, no prescinda del conocimiento popular para legitimarse como un instrumento de inversión del orden establecido. Así, el método científico debe valerse del dialogo verdadero y de la convivencia sistemática entre sujetos que, en la academia y en los colectivos populares, únanse en el propósito de pensar, actuar y reflexionar en la construcción de otro mundo posible.Palabras clave: Procesos Educativos. Praxis Transformadora. Educación.
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O manuscrito apresenta também uma discussão sobre os aportes para a realização de pesquisas ancoradas em epistemologias que evocam uma ciência dialógica, humanizante e libertadora, para além de referências científicas dogmáticas. É necessário que o saber científico, no âmbito de sua atuação, não prescinda do conhecimento popular para se legitimar como instrumento de inversão da ordem estabelecida. Assim, o método científico deve se valer do diálogo verdadeiro e da convivência sistemática entre sujeitos que, na academia e nos coletivos populares, unem-se no propósito de pensar, agir e refletir na construção de um outro mundo possível.Palavras-chave: Processos Educativos. Práxis Transformadora. Educação. Social practices and educational processes: fundamental concepts for a transforming praxis AbstractThis essay aims to discuss the concepts of conscientization, dialogicity, humanization and liberation, transmodernity and epistemologies of the South, from which a reflection based upon the works of Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori and Boaventura de Souza Santos is elaborated. This manuscript also brings a discussion about the theoretical contributions for carrying out research anchored in epistemologies which evoke a dialogical, humanizing and liberating science, beyond the dogmatic scientific references. It is necessary that the scientific knowledge, in its jurisdiction, do not disregard popular knowledge in order to legitimate itself as an instrument of inversion of the status quo. Therefore, the scientific method must draw upon true dialogue and systematic coexistence among individuals who, in academia and in popular collectives, unite in the purpose of thinking, acting and reflecting on the construction of another possible world.Keywords: Educational Processes. Transformative Praxis. Education. Prácticas sociales y procesos educativos: conceptos fundamentales para una praxis transformadora  ResumenEl presente ensayo tiene como objetivo discutir los conceptos de concientización, dialogicidad, humanización y liberación, transmodernidad y epistemologías del Sur, a partir de los cuáles se elaboran en este texto una reflexión basada en las obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori y Boaventura de Sousa Santos. El manuscrito presenta también una discusión sobre las contribuciones para la realización de investigaciones ancladas en epistemologías que evocan una ciencia dialógica, humanizante y libertadora, más allá de las referencias dogmáticas. Es necesario que lo saber científico, en el ámbito de su actuación, no prescinda del conocimiento popular para legitimarse como un instrumento de inversión del orden establecido. Así, el método científico debe valerse del dialogo verdadero y de la convivencia sistemática entre sujetos que, en la academia y en los colectivos populares, únanse en el propósito de pensar, actuar y reflexionar en la construcción de otro mundo posible.Palabras clave: Procesos Educativos. Praxis Transformadora. Educación.Práticas sociais e processos educativos: conceitos fundamentais para uma práxis transformadora ResumoO presente ensaio tem como objetivo discutir os conceitos de conscientização, dialogicidade, humanização e libertação, transmodernidade e epistemologias do Sul, a partir dos quais elabora-se neste texto uma reflexão fundada nas obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori e Boaventura de Sousa Santos. 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Social practices and educational processes: fundamental concepts for a transforming praxis AbstractThis essay aims to discuss the concepts of conscientization, dialogicity, humanization and liberation, transmodernity and epistemologies of the South, from which a reflection based upon the works of Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori and Boaventura de Souza Santos is elaborated. This manuscript also brings a discussion about the theoretical contributions for carrying out research anchored in epistemologies which evoke a dialogical, humanizing and liberating science, beyond the dogmatic scientific references. It is necessary that the scientific knowledge, in its jurisdiction, do not disregard popular knowledge in order to legitimate itself as an instrument of inversion of the status quo. Therefore, the scientific method must draw upon true dialogue and systematic coexistence among individuals who, in academia and in popular collectives, unite in the purpose of thinking, acting and reflecting on the construction of another possible world.Keywords: Educational Processes. Transformative Praxis. Education. Prácticas sociales y procesos educativos: conceptos fundamentales para una praxis transformadora  ResumenEl presente ensayo tiene como objetivo discutir los conceptos de concientización, dialogicidad, humanización y liberación, transmodernidad y epistemologías del Sur, a partir de los cuáles se elaboran en este texto una reflexión basada en las obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori y Boaventura de Sousa Santos. El manuscrito presenta también una discusión sobre las contribuciones para la realización de investigaciones ancladas en epistemologías que evocan una ciencia dialógica, humanizante y libertadora, más allá de las referencias dogmáticas. Es necesario que lo saber científico, en el ámbito de su actuación, no prescinda del conocimiento popular para legitimarse como un instrumento de inversión del orden establecido. Así, el método científico debe valerse del dialogo verdadero y de la convivencia sistemática entre sujetos que, en la academia y en los colectivos populares, únanse en el propósito de pensar, actuar y reflexionar en la construcción de otro mundo posible.Palabras clave: Procesos Educativos. Praxis Transformadora. Educación.Práticas sociais e processos educativos: conceitos fundamentais para uma práxis transformadora ResumoO presente ensaio tem como objetivo discutir os conceitos de conscientização, dialogicidade, humanização e libertação, transmodernidade e epistemologias do Sul, a partir dos quais elabora-se neste texto uma reflexão fundada nas obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori e Boaventura de Sousa Santos. O manuscrito apresenta também uma discussão sobre os aportes para a realização de pesquisas ancoradas em epistemologias que evocam uma ciência dialógica, humanizante e libertadora, para além de referências científicas dogmáticas. É necessário que o saber científico, no âmbito de sua atuação, não prescinda do conhecimento popular para se legitimar como instrumento de inversão da ordem estabelecida. Assim, o método científico deve se valer do diálogo verdadeiro e da convivência sistemática entre sujeitos que, na academia e nos coletivos populares, unem-se no propósito de pensar, agir e refletir na construção de um outro mundo possível.Palavras-chave: Processos Educativos. Práxis Transformadora. Educação. 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