Conceito e representações de função via resolução, proposição e exploração de problemas: Um trabalho com alunos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Adriana da Silva Velozo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3218
Resumo: O presente trabalho analisa as compreensões essenciais e dificuldades dos alunos de graduação no ensino-aprendizagem de função, e a partir daí propõe atividades via resolução, proposição e exploração de problemas que contribuam para que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática desenvolvam um melhor entendimento do conceito e das representações de função, tanto no que diz respeito à compreensão do conceito, como também despertar a reflexão sobre suas práticas como futuros professores de matemática. Para isto, tomamos como base as dificuldades relatadas em algumas pesquisas (COELHO COSTA, 2004; COSTA, 2008; BRANDÃO, 2014; SILVA, 2013) e as cinco grandes ideias essenciais para o desenvolvimento do conceito de função propostas por Cooney, Beckmann e Lloyd (2010), que são: conceito de função, covariação e taxa de variação, famílias de funções, combinação e transformação de funções e representações de funções. A metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica (LANKSHEAR e KNOBEL, 2008), em que o professor pesquisa sua própria prática, e está aberto a mudanças em suas conclusões e explicações, entendendo de forma mais ampla as situações e os desafios que surgirem. No desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados questionários com o intuito de identificar que compreensões essenciais e dificuldades os alunos apresentavam. Na sequência, foi ministrada uma oficina sobre função para alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, onde aplicamos atividades a partir da metodologia de ensino via resolução, proposição e exploração de problemas, procurando evidenciar as ideias essenciais trabalhadas em cada atividade. Dentre os resultados, percebemos que os alunos se tornaram mais ativos, procuraram refletir sobre suas práticas como futuros professores de matemática e demonstraram ter tido uma melhor compreensão do conceito e das representações de função, pois conseguiram perceber o conceito de função no decorrer das resoluções e identificar as representações de função que contribuíam mais para a resolução das atividades. Destacamos também que os alunos superaram a dependência da confirmação do professor, que apresentaram inicialmente, em relação a suas repostas, demonstrando mais segurança na verificação de suas resoluções, além disso, no decorrer da oficina, a partir da nossa mediação, não apresentaram mais tanta resistência em montar e analisar a tabela. Os alunos demonstraram uma mudança significativa na postura e segurança, pois buscaram explorar, nas situações propostas, aspectos além dos que eram pedidos, e a partir daí, procuraram eles mesmos verificarem seus resultados. Sendo assim, das cinco grandes ideias essenciais, conseguimos desenvolver bem as quatro ideias essenciais: conceito de função, covariação e taxa de variação, famílias de função e representações de função. Portanto, a metodologia de ensino por meio da resolução, proposição e exploração de problemas muito contribuiu para que os alunos se tornassem mais ativos e trabalhassem o conceito e as representações de função de forma mais compreensível, refletindo também sobre suas práticas como futuros professores de Matemática.
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spelling Conceito e representações de função via resolução, proposição e exploração de problemas: Um trabalho com alunos de graduaçãoConcept and function representations through resolution, proposition and exploration of problems: a work with undergraduate students.Matemática - Resolução de problemasFunção matemáticaEnsino-aprendizagemMathmatics - Resolution of ProblemsTeaching-LearningEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho analisa as compreensões essenciais e dificuldades dos alunos de graduação no ensino-aprendizagem de função, e a partir daí propõe atividades via resolução, proposição e exploração de problemas que contribuam para que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática desenvolvam um melhor entendimento do conceito e das representações de função, tanto no que diz respeito à compreensão do conceito, como também despertar a reflexão sobre suas práticas como futuros professores de matemática. Para isto, tomamos como base as dificuldades relatadas em algumas pesquisas (COELHO COSTA, 2004; COSTA, 2008; BRANDÃO, 2014; SILVA, 2013) e as cinco grandes ideias essenciais para o desenvolvimento do conceito de função propostas por Cooney, Beckmann e Lloyd (2010), que são: conceito de função, covariação e taxa de variação, famílias de funções, combinação e transformação de funções e representações de funções. A metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica (LANKSHEAR e KNOBEL, 2008), em que o professor pesquisa sua própria prática, e está aberto a mudanças em suas conclusões e explicações, entendendo de forma mais ampla as situações e os desafios que surgirem. No desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados questionários com o intuito de identificar que compreensões essenciais e dificuldades os alunos apresentavam. Na sequência, foi ministrada uma oficina sobre função para alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, onde aplicamos atividades a partir da metodologia de ensino via resolução, proposição e exploração de problemas, procurando evidenciar as ideias essenciais trabalhadas em cada atividade. Dentre os resultados, percebemos que os alunos se tornaram mais ativos, procuraram refletir sobre suas práticas como futuros professores de matemática e demonstraram ter tido uma melhor compreensão do conceito e das representações de função, pois conseguiram perceber o conceito de função no decorrer das resoluções e identificar as representações de função que contribuíam mais para a resolução das atividades. Destacamos também que os alunos superaram a dependência da confirmação do professor, que apresentaram inicialmente, em relação a suas repostas, demonstrando mais segurança na verificação de suas resoluções, além disso, no decorrer da oficina, a partir da nossa mediação, não apresentaram mais tanta resistência em montar e analisar a tabela. Os alunos demonstraram uma mudança significativa na postura e segurança, pois buscaram explorar, nas situações propostas, aspectos além dos que eram pedidos, e a partir daí, procuraram eles mesmos verificarem seus resultados. Sendo assim, das cinco grandes ideias essenciais, conseguimos desenvolver bem as quatro ideias essenciais: conceito de função, covariação e taxa de variação, famílias de função e representações de função. Portanto, a metodologia de ensino por meio da resolução, proposição e exploração de problemas muito contribuiu para que os alunos se tornassem mais ativos e trabalhassem o conceito e as representações de função de forma mais compreensível, refletindo também sobre suas práticas como futuros professores de Matemática.The present piece of research analyzes the essential understandings and difficulties of undergraduate students in the teaching-learning of function, and from this aspect, it proposes activities through resolution, proposition and exploration of problems that help the students from a licentiate degree in mathematics develop a better understanding of the concept and function representations, both in terms of understanding the concept and awakening the reflection on their practices as future mathematics teachers. On that account, we considered the difficulties reported in some studies (COELHO COSTA, 2004; COSTA, 2008; BRANDÃO, 2014; SILVA, 2013) and the five main ideas essential for the development of the function concept proposed by Cooney, Beckmann and Lloyd (2010), which are: concept of function, covariation and rate of change, families of functions, combination and transformation of functions and representations of functions. The chosen research methodology was based on the qualitative approach in the modality of pedagogical research (LANKSHEAR and KNOBEL, 2008), in which the teacher researches his/her own practice, and is open to changes in his/her conclusions and explanations, understanding broadly the situations and the challenges that arise. In the research development, questionnaires were applied in order to identify which essential understandings and difficulties were presented by the students. Afterwards, it was held a workshop about function for students of a mathematics licentiate course, where activities were applied based on the teaching methodology through resolution, proposition and exploration of problems, seeking to highlight the essential ideas worked in each activity. Among the results, we noticed that the students became more active, sought to reflect on their practices as future mathematics teachers and demonstrated having had a better understanding of the function concept and representations, since they were able to perceive the function concept in the course of the resolutions and identify the function representations that mostly contributed to the resolution of activities. We also emphasized that the students overcame the dependence of the teacher's confirmation, which was initially presented in relation to their answers, demonstrating more reliability in the verification of their resolutions; in addition, during the workshop, from our mediation, they did not present much resistance in assembling and analyzing the table. The students demonstrated a significant change in posture and reliability, as they sought to explore, in the proposed situations, aspects beyond those that were requested, and thenceforth, they verified their results. Thus, of the five great essential ideas, we have been able to develop the four essential ideas successfully: concept of function, covariation and rate of change, families of functions and function representations. Therefore, the teaching methodology through resolution, proposition and exploration of problems greatly contributed to the students becoming more active and that they could work the function concept and representations in a more understandable way, reflecting also on their practices as future mathematics teachers.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Silva, Maria Isabelle00074631462http://lattes.cnpq.br/8509829767195598Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Bezerra, Adriana da Silva Velozo2019-03-21T19:27:03Z2017-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, A. da S. V. Conceito e representações de função via resolução, proposição e exploração de problemas: Um trabalho com alunos de graduação. 2017. 319f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:29:20Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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