A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705 |
Resumo: | Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ. |
id |
UEPB_54850260d82fd05ae56210727bc73583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3705 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamentalPráticas leitorasLetramentoEnsinoGênero HQLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEsta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ.This research brought as its core the reader’s reading and education, applied on the 6th grade of basic education by means of strategies and pleasant and significant reading practices. In that sense, the objective of this work was to develop the literacy of the students involved through socio-political and cultural reading strategies and practices. The study, in light of action research, had as methodology the application of a pedagogical intervention based on the theoretical contribution of Solé (1998), Soares (2012), Kleiman (2012), Kleiman and Moraes (2007), Cosson (2016- 2017), Koch and Elias (2006), Maia (2007), among others. The work with reading was applied in a public school of the rural zone of the municipality of Barra de Santana, PB through comic books (HQ), starting from an investigative / diagnostic approach through questionnaires applied to the students, one at the beginning and another one at the end of the intervention proposal, about their preferences and reading practices. The results of the research demonstrate that the reading practice with the comic book genre, through reading workshops and reading circles with meditation and stimulus through images, led the student to read, appreciate and envision reading, which encouraged the student to enjoy reading by fruition of the comic book genre (HQ).Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima SouzaNascimento , Ademir Alves do2021-05-11T14:15:52Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705porNASCIMENTO, Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:37:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:37:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
title |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental Nascimento , Ademir Alves do Práticas leitoras Letramento Ensino Gênero HQ LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental |
author |
Nascimento , Ademir Alves do |
author_facet |
Nascimento , Ademir Alves do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aquino, Maria de Fátima Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento , Ademir Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas leitoras Letramento Ensino Gênero HQ LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Práticas leitoras Letramento Ensino Gênero HQ LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 2021-05-11T14:15:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705 |
identifier_str_mv |
Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709223548157952 |