A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento , Ademir Alves do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
Resumo: Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ.
id UEPB_54850260d82fd05ae56210727bc73583
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3705
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamentalPráticas leitorasLetramentoEnsinoGênero HQLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEsta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ.This research brought as its core the reader’s reading and education, applied on the 6th grade of basic education by means of strategies and pleasant and significant reading practices. In that sense, the objective of this work was to develop the literacy of the students involved through socio-political and cultural reading strategies and practices. The study, in light of action research, had as methodology the application of a pedagogical intervention based on the theoretical contribution of Solé (1998), Soares (2012), Kleiman (2012), Kleiman and Moraes (2007), Cosson (2016- 2017), Koch and Elias (2006), Maia (2007), among others. The work with reading was applied in a public school of the rural zone of the municipality of Barra de Santana, PB through comic books (HQ), starting from an investigative / diagnostic approach through questionnaires applied to the students, one at the beginning and another one at the end of the intervention proposal, about their preferences and reading practices. The results of the research demonstrate that the reading practice with the comic book genre, through reading workshops and reading circles with meditation and stimulus through images, led the student to read, appreciate and envision reading, which encouraged the student to enjoy reading by fruition of the comic book genre (HQ).Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima SouzaNascimento , Ademir Alves do2021-05-11T14:15:52Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705porNASCIMENTO, Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:37:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:37:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
title A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
Nascimento , Ademir Alves do
Práticas leitoras
Letramento
Ensino
Gênero HQ
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
title_full A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
title_sort A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
author Nascimento , Ademir Alves do
author_facet Nascimento , Ademir Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aquino, Maria de Fátima Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento , Ademir Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas leitoras
Letramento
Ensino
Gênero HQ
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Práticas leitoras
Letramento
Ensino
Gênero HQ
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2021-05-11T14:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
identifier_str_mv Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709223548157952