Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas. |
id |
UEPB_556bc732cf092c73ad13241aca10d73d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3608 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemasEducação FiscalEducação Matemática CríticaResolução de problemasExploração de problemasTax EducationCritical Mathematics EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas.This work has as objective the analysis of the influence of Tax Education (TE) in Mathematics classes aiming to form a citizen conscience in the student, leaning on the studies of Mathematics Education (ME), Problem Exploration and Solving, Critical Mathematics Education (CME), and the Tax Education (TE). The idea is to study Tax Education in the Mathematics classes, taking sociopolitical, economical, and cultural aspects into account. It was centered on Scenarios for Research, related to the combination between problems and the three mathematical references (pure Mathematics, semi-reality, and reality), that are being considered in the project named Teaching and Learning Milieu by Ole Skovsmose. This Milieu was formed by a collection of situations and open problems. The research has a qualitative approach, being denominated as a teacher research that, according to Lankshear and Knobel, is characterized by the teacher researching his/her own classroom. For collecting data grades, descriptions, classes‟ analysis, and students‟ productions were used. The research was developed with 7th graders (final years from Junior High), in a public school from Juazeirinho-PB. The mathematical content applied was percentage and its connections, such as fractions, ratios, proportions, and so on, combined to the tax theme axis. With this research it was possible to evidence that the problem solving overlaps the exercise paradigm, considering that when the students received exercises and problems, they acquired a critic al and reflective posture, which was contrary to what happened with the exercise paradigm, when they showed a more comfortable or apathetic posture. Still in relation to the activities used in the exercise paradigm, we identified that the students did not show interest for tax questions as they did when Problem Exploation and Solving. It was noticed that this happened due to an opening of the mathematical problems to a critical branch that, associated to the Tax Education, caused more fluency of thinking, communicating, and questioning, taking the knowledge about percentage as a parameter, allowing the students to see social, political, economical, and cultural issues using the mathematical knowledge that, in each moment, impelled them to think or rethink their everyday conceptions.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Santos, Robério de Oliveira2020-03-13T17:54:23Z2019-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:29:19Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:29:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
title |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
spellingShingle |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas Santos, Robério de Oliveira Educação Fiscal Educação Matemática Crítica Resolução de problemas Exploração de problemas Tax Education Critical Mathematics Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
title_full |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
title_fullStr |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
title_full_unstemmed |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
title_sort |
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas |
author |
Santos, Robério de Oliveira |
author_facet |
Santos, Robério de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Silvanio de 43807631534 http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Soares, Luís Havelange 99695260497 http://lattes.cnpq.br/3257250803661886 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Robério de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fiscal Educação Matemática Crítica Resolução de problemas Exploração de problemas Tax Education Critical Mathematics Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Educação Fiscal Educação Matemática Crítica Resolução de problemas Exploração de problemas Tax Education Critical Mathematics Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-14 2020-03-13T17:54:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813184185565184 |