Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Robério de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas.
id UEPB_556bc732cf092c73ad13241aca10d73d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3608
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemasEducação FiscalEducação Matemática CríticaResolução de problemasExploração de problemasTax EducationCritical Mathematics EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas.This work has as objective the analysis of the influence of Tax Education (TE) in Mathematics classes aiming to form a citizen conscience in the student, leaning on the studies of Mathematics Education (ME), Problem Exploration and Solving, Critical Mathematics Education (CME), and the Tax Education (TE). The idea is to study Tax Education in the Mathematics classes, taking sociopolitical, economical, and cultural aspects into account. It was centered on Scenarios for Research, related to the combination between problems and the three mathematical references (pure Mathematics, semi-reality, and reality), that are being considered in the project named Teaching and Learning Milieu by Ole Skovsmose. This Milieu was formed by a collection of situations and open problems. The research has a qualitative approach, being denominated as a teacher research that, according to Lankshear and Knobel, is characterized by the teacher researching his/her own classroom. For collecting data grades, descriptions, classes‟ analysis, and students‟ productions were used. The research was developed with 7th graders (final years from Junior High), in a public school from Juazeirinho-PB. The mathematical content applied was percentage and its connections, such as fractions, ratios, proportions, and so on, combined to the tax theme axis. With this research it was possible to evidence that the problem solving overlaps the exercise paradigm, considering that when the students received exercises and problems, they acquired a critic al and reflective posture, which was contrary to what happened with the exercise paradigm, when they showed a more comfortable or apathetic posture. Still in relation to the activities used in the exercise paradigm, we identified that the students did not show interest for tax questions as they did when Problem Exploation and Solving. It was noticed that this happened due to an opening of the mathematical problems to a critical branch that, associated to the Tax Education, caused more fluency of thinking, communicating, and questioning, taking the knowledge about percentage as a parameter, allowing the students to see social, political, economical, and cultural issues using the mathematical knowledge that, in each moment, impelled them to think or rethink their everyday conceptions.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Santos, Robério de Oliveira2020-03-13T17:54:23Z2019-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:29:19Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:29:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
title Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
spellingShingle Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
Santos, Robério de Oliveira
Educação Fiscal
Educação Matemática Crítica
Resolução de problemas
Exploração de problemas
Tax Education
Critical Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
title_full Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
title_fullStr Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
title_full_unstemmed Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
title_sort Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
author Santos, Robério de Oliveira
author_facet Santos, Robério de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Robério de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Fiscal
Educação Matemática Crítica
Resolução de problemas
Exploração de problemas
Tax Education
Critical Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação Fiscal
Educação Matemática Crítica
Resolução de problemas
Exploração de problemas
Tax Education
Critical Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14
2020-03-13T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608
identifier_str_mv SANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813184185565184