Resolver problemas matemáticos: um estudo em contextos de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Rita Faria Beira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30594
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar e compreender como se caracteriza a atividade matemática desenvolvida por crianças de creche e jardim de infância, quando envolvidas no processo de resolução de problemas. Neste âmbito, formulei as seguintes questões de investigação: Que estratégias usam e que conhecimentos mobilizam? Com que dificuldades se deparam? O quadro teórico centra-se na atividade matemática em contexto de creche e jardim de infância e na resolução de problemas considerado como um processo transversal à abordagem da matemática em contextos de educação de infância. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2002). Neste âmbito propus um conjunto de problemas a sete crianças de creche e onze de jardim de infância. Quanto à recolha de informação, recorri à análise documental, à observação participante apoiada por registos em vídeo e fotografias e a conversas informais com as educadoras cooperantes e com as crianças. Os resultados evidenciam que as crianças, ao resolverem problemas, percorreram todas as etapas do modelo de Pólya embora a revisão das resoluções tivesse que ser incentivada por mim. Neste âmbito, usaram, por vezes, a estratégia de tentativa e erro. Além disso, mobilizaram conhecimentos e processos matemáticos. Em particular, no contexto de creche todas classificaram objetos acordo com um critério e, em geral, identificaram semelhanças e diferenças. No que se refere ao jardim de infância, foram capazes de identificar um padrão, mobilizaram conhecimentos relacionados com características de figuras geométricas e, de um modo geral, conseguiram compor uma figura a partir de outras de várias maneiras diferentes. No que se refere às dificuldades, em contexto de creche, destaca-se a classificação usando o critério ter o mesmo tamanho quando há mais do que dois tamanhos disponíveis para um objeto. Quanto ao jardim de infância, sobressai a dificuldade de compor uma figura geométrica a partir de mais do que duas figuras diferentes.
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Neste âmbito propus um conjunto de problemas a sete crianças de creche e onze de jardim de infância. Quanto à recolha de informação, recorri à análise documental, à observação participante apoiada por registos em vídeo e fotografias e a conversas informais com as educadoras cooperantes e com as crianças. Os resultados evidenciam que as crianças, ao resolverem problemas, percorreram todas as etapas do modelo de Pólya embora a revisão das resoluções tivesse que ser incentivada por mim. Neste âmbito, usaram, por vezes, a estratégia de tentativa e erro. Além disso, mobilizaram conhecimentos e processos matemáticos. Em particular, no contexto de creche todas classificaram objetos acordo com um critério e, em geral, identificaram semelhanças e diferenças. No que se refere ao jardim de infância, foram capazes de identificar um padrão, mobilizaram conhecimentos relacionados com características de figuras geométricas e, de um modo geral, conseguiram compor uma figura a partir de outras de várias maneiras diferentes. No que se refere às dificuldades, em contexto de creche, destaca-se a classificação usando o critério ter o mesmo tamanho quando há mais do que dois tamanhos disponíveis para um objeto. Quanto ao jardim de infância, sobressai a dificuldade de compor uma figura geométrica a partir de mais do que duas figuras diferentes.This study aims to analyze and understand how the mathematical activity developed by toddlers and by children in prekindergarten and kindergarten when involved in problem solving process, is characterized. In this context, the following research questions were formulated: What strategies do they use and what knowledge do they mobilize? What difficulties do they face? The theoretical framework is focused on mathematical activity in nursery prekindergarten and kindergarten contexts as well as on problem solving considered as a cross-sectional process to the approach of mathematics in early childhood education. From a methodological point of view, the study fits into a qualitative research approach and constitutes an investigation into the practice itself (Ponte, 2002). In this context I proposed a set of problems to seven toddlers and eleven prekindergarten and kindergarten children. The data was collected through documentary analysis, participant observation supported by video and photo recordings, and informal conversations with cooperating educators and children. The results show that during problem solving activity, the children went through all the phases of Pólya's model, although the revision of the resolutions had to be encouraged by me. In this context, they sometimes used the trial and error strategy. In addition, they mobilized mathematical knowledge and mathematical processes. In particular, in the nursery context all classified objects according to one criterion and generally identified similarities and differences. With regard to prekindergarten and kindergarten, they were able to identify a pattern, mobilized knowledge related to features of geometric figures, and were generally able to compose one figure from others in several different ways. Regarding the difficulties, in the nursery context, the classification using the criterion having the same size when more than two sizes available for an object stands out. As for prekindergarten and kindergarten, the difficulty of composing a geometric figure out of more than two different figures stands out.Boavida, Ana MariaRepositório ComumGrande, Rita Faria Beira2019-12-18T14:31:38Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30594TID:202367894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.449754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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