O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3101 |
Resumo: | Uma das formas mais plausíveis para favorecer o desenvolvimento das diferentes identidades dos alunos é trabalhar com a literatura, dessa forma, como procedimento metodológico, propõe-se uma sequência básica com o desenvolvimento de oficinas à luz do letramento literário, partindo do gênero conto, especificamente, os contos afro-brasileiros, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Pilões. O objetivo desta pesquisa é promover a formação do leitor literário priorizando a compreensão e o respeito à identidade étnica afro-brasileira. Para isso propõem-se atividades que promovam a contação de narrativas dotadas de características afro-brasileiras, a fim de proporcionar o letramento literário aos participantes desse processo e, por conseguinte, contribuir para a reflexão de suas identidades a partir dos textos estudados. O problema de pesquisa é: Como os contos afro-brasileiros podem contribuir na construção de identidades dos educandos? Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos dos seguintes autores: Bernd (1987, 1988), Munanga (2005), Cavalleiro (2005), Cosson (2009), Hall (2006), além dos citados, elencamos pressupostos de vários outros autores. Intencionando o conhecer para valorizar é que se propõe o desenvolvimento de uma prática de leituras crítico-sociais do texto literário afro-brasileiro, haja vista a função formadora da leitura, levando aos educandos, especificamente, textos que têm como centro indivíduos negros (as) que são sujeitos de suas próprias histórias, tecidas ao longo do tempo e fruto de muitas lutas e que possibilitam aos estudantes negros e não negros a construírem uma imagem positiva acerca da identidade étnica do ser negro. |
id |
UEPB_5ad732ff8d1d21a749c2694de4dc18fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3101 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literárioLiteratura afro-brasileiraLetramento literárioEnsino fundamentalAfro-Brazilian literatureLiterary literacyElementary schoolLINGUISTICA, LETRAS E ARTESUma das formas mais plausíveis para favorecer o desenvolvimento das diferentes identidades dos alunos é trabalhar com a literatura, dessa forma, como procedimento metodológico, propõe-se uma sequência básica com o desenvolvimento de oficinas à luz do letramento literário, partindo do gênero conto, especificamente, os contos afro-brasileiros, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Pilões. O objetivo desta pesquisa é promover a formação do leitor literário priorizando a compreensão e o respeito à identidade étnica afro-brasileira. Para isso propõem-se atividades que promovam a contação de narrativas dotadas de características afro-brasileiras, a fim de proporcionar o letramento literário aos participantes desse processo e, por conseguinte, contribuir para a reflexão de suas identidades a partir dos textos estudados. O problema de pesquisa é: Como os contos afro-brasileiros podem contribuir na construção de identidades dos educandos? Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos dos seguintes autores: Bernd (1987, 1988), Munanga (2005), Cavalleiro (2005), Cosson (2009), Hall (2006), além dos citados, elencamos pressupostos de vários outros autores. Intencionando o conhecer para valorizar é que se propõe o desenvolvimento de uma prática de leituras crítico-sociais do texto literário afro-brasileiro, haja vista a função formadora da leitura, levando aos educandos, especificamente, textos que têm como centro indivíduos negros (as) que são sujeitos de suas próprias histórias, tecidas ao longo do tempo e fruto de muitas lutas e que possibilitam aos estudantes negros e não negros a construírem uma imagem positiva acerca da identidade étnica do ser negro.One of the most plausible ways to favor the development of the different identities of the students is to work with the literature, therefore, as methodological procedure, we propose a basic sequence with the development of workshops based on literary literacy, from the genre tale, specifically the African-Brazilian tales, with students from 9th grade of elementary school, at a school in the city of Pilões. The aim of this research is to promote the formation of the literary reader prioritizing the understanding and respect for the African-Brazilian ethnic identity. For that, we propose activities that promote the telling of narratives full of African-Brazilian characteristics in order to provide the literary literacy for the participants of this process and, therefore, contribute to the reflection of their identities from the texts studied. The research problem is: How the African-Brazilian tales can contribute to the construction of identities of the students? We base our research on the studies of the following authors: Bernd (1987, 1988), Munanga (2005), Cavalleiro (2005), Cosson (2009), Hall (2006), in ad ditionto these, we selected assumptions of many other authors. Meant to know to value is that it proposes the development of a practice of critical-social readings of African-Brazilian literary text, given the formative function of reading, leading to the students, specifically texts which center black people as subjects of their own histories, built over time and result of many struggles, giving the possibility for black and non-black students to build a positive image about the ethnic identity of the black people.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASFrança Neto, João Irineu dehttp://lattes.cnpq.br/6757028468550540Mello, Beliza Aurea de Arrudahttp://lattes.cnpq.br/3302760040087237Bezerra, Rosilda Alveshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403Pereira, Denise Souto2018-06-11T13:53:10Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, Denise Souto. O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário. 2016. 101f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-12T04:05:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-12T04:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
title |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
spellingShingle |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário Pereira, Denise Souto Literatura afro-brasileira Letramento literário Ensino fundamental Afro-Brazilian literature Literary literacy Elementary school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
title_full |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
title_fullStr |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
title_full_unstemmed |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
title_sort |
O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário |
author |
Pereira, Denise Souto |
author_facet |
Pereira, Denise Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
França Neto, João Irineu de http://lattes.cnpq.br/6757028468550540 Mello, Beliza Aurea de Arruda http://lattes.cnpq.br/3302760040087237 Bezerra, Rosilda Alves http://lattes.cnpq.br/6401249635890403 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Denise Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura afro-brasileira Letramento literário Ensino fundamental Afro-Brazilian literature Literary literacy Elementary school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Literatura afro-brasileira Letramento literário Ensino fundamental Afro-Brazilian literature Literary literacy Elementary school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Uma das formas mais plausíveis para favorecer o desenvolvimento das diferentes identidades dos alunos é trabalhar com a literatura, dessa forma, como procedimento metodológico, propõe-se uma sequência básica com o desenvolvimento de oficinas à luz do letramento literário, partindo do gênero conto, especificamente, os contos afro-brasileiros, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Pilões. O objetivo desta pesquisa é promover a formação do leitor literário priorizando a compreensão e o respeito à identidade étnica afro-brasileira. Para isso propõem-se atividades que promovam a contação de narrativas dotadas de características afro-brasileiras, a fim de proporcionar o letramento literário aos participantes desse processo e, por conseguinte, contribuir para a reflexão de suas identidades a partir dos textos estudados. O problema de pesquisa é: Como os contos afro-brasileiros podem contribuir na construção de identidades dos educandos? Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos dos seguintes autores: Bernd (1987, 1988), Munanga (2005), Cavalleiro (2005), Cosson (2009), Hall (2006), além dos citados, elencamos pressupostos de vários outros autores. Intencionando o conhecer para valorizar é que se propõe o desenvolvimento de uma prática de leituras crítico-sociais do texto literário afro-brasileiro, haja vista a função formadora da leitura, levando aos educandos, especificamente, textos que têm como centro indivíduos negros (as) que são sujeitos de suas próprias histórias, tecidas ao longo do tempo e fruto de muitas lutas e que possibilitam aos estudantes negros e não negros a construírem uma imagem positiva acerca da identidade étnica do ser negro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 2018-06-11T13:53:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pereira, Denise Souto. O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário. 2016. 101f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3101 |
identifier_str_mv |
Pereira, Denise Souto. O conto afro-brasileiro na sala de aula: uma proposta sob a perspectiva do letramento literário. 2016. 101f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709218264383488 |