Letramento literário: estratégias de leitura e escrita para o 9° ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Luciana Barreto de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21200
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é discutir a relevância do papel da leitura e escrita, notadamente em relação à questão do letramento literário, tendo como fio condutor os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que contêm os princípios norteadores da educação no Brasil, através de propostas de intervenção com atividades direcionadas a turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. As considerações teóricas sobre leitura, produção textual, literatura, letramento e letramento literário foram fundamentadas em teóricos como Candido (1996; 1999; 2002; 2006; 2011;), Compagnon (2009; 2010), Cosson (2007), Demo (2007), Geraldi (2006), Kleiman (2003; 2005; 2007), Lajolo (2000; 2005), Martins (2012), Paiva (2003; 2008), Soares (2000; 2008; 2009), Schneuwly e Dolz (2013), dentre outros. As sequências didáticas aqui sugeridas como propostas de intervenção pedagógica baseiam­se no método de Rildo Cosson (2007), que as denominou de ―básica‖ e ―expandida‖ a fim de, por intermédio da literatura, proporcionar o letramento literário dos educandos. Formuladas, portanto, a partir de textos literários de autores brasileiros, na primeira delas foi utilizado o poema Navio Negreiro (1880), do poeta romântico Castro Alves (1847­1871), alinha à Lei brasileira nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e na segunda, o conto A moça tecelã (1982), da escritora Marina Colasanti (1937­ ). As atividades apresentadas em ambas as propostas metodológicas poderão servir como um manual de apoio ao professor de Língua Portuguesa para a execução das mesmas por conter as justificativas para cada etapa formulada e abordam temas que despertam a crítica social dos alunos – racismo busca da emancipação feminina em uma sociedade patriarcal ­ e são contemporâneos. Através desses temas, poderão ser realizadas atividades orais e escritas através das quais poderão ser trabalhadas tanto a leitura, sobretudo a crítica, quanto a produção textual visando ao letramento literário dos jovens ao constatarem a importância da leitura e da escrita nos mais variados contextos.
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spelling Letramento literário: estratégias de leitura e escrita para o 9° ano.Literary literacy: reading and writing strategies for the 9th grade.LeituraEscritaLiteraturaEnsino fundamentalLetramento literárioReadingWritingLiteratureElementary SchoolLiterary literacyLetras.O objetivo principal desta pesquisa é discutir a relevância do papel da leitura e escrita, notadamente em relação à questão do letramento literário, tendo como fio condutor os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que contêm os princípios norteadores da educação no Brasil, através de propostas de intervenção com atividades direcionadas a turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. As considerações teóricas sobre leitura, produção textual, literatura, letramento e letramento literário foram fundamentadas em teóricos como Candido (1996; 1999; 2002; 2006; 2011;), Compagnon (2009; 2010), Cosson (2007), Demo (2007), Geraldi (2006), Kleiman (2003; 2005; 2007), Lajolo (2000; 2005), Martins (2012), Paiva (2003; 2008), Soares (2000; 2008; 2009), Schneuwly e Dolz (2013), dentre outros. As sequências didáticas aqui sugeridas como propostas de intervenção pedagógica baseiam­se no método de Rildo Cosson (2007), que as denominou de ―básica‖ e ―expandida‖ a fim de, por intermédio da literatura, proporcionar o letramento literário dos educandos. Formuladas, portanto, a partir de textos literários de autores brasileiros, na primeira delas foi utilizado o poema Navio Negreiro (1880), do poeta romântico Castro Alves (1847­1871), alinha à Lei brasileira nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e na segunda, o conto A moça tecelã (1982), da escritora Marina Colasanti (1937­ ). As atividades apresentadas em ambas as propostas metodológicas poderão servir como um manual de apoio ao professor de Língua Portuguesa para a execução das mesmas por conter as justificativas para cada etapa formulada e abordam temas que despertam a crítica social dos alunos – racismo busca da emancipação feminina em uma sociedade patriarcal ­ e são contemporâneos. Através desses temas, poderão ser realizadas atividades orais e escritas através das quais poderão ser trabalhadas tanto a leitura, sobretudo a crítica, quanto a produção textual visando ao letramento literário dos jovens ao constatarem a importância da leitura e da escrita nos mais variados contextos.The main objective of this research is to discuss the importance of reading and writing, especially in relation to literary literacy, based on the National Curriculum Parameters (PCN) ­ containing the guiding principles of education in Brazil ­ through proposals of activities to the 9th grade of elementary school. The theoretical support on reading, text production, literature and literary literacy were based on Candido (1996; 1999; 2002; 2006; 2011;), Compagnon (2009; 2010), Cosson (2007), Demo (2007), Geraldi (2006 ), Kleiman (2003; 2005; 2007), Lajolo (2000; 2005), Martins (2012), Paiva (2003; 2008), Soares (2000; 2008; 2009), Schneuwly and Dolz (2013), among others. The didactic sequences proposed here, based on Rildo Cosson‘s method, who called each kind of sequence ―Basic‖ and ―Expanded‖, so that through literature, students can reach literary literacy. Formulated through literary texts of Brazilian writers, in the first one was used the poem ―Navio Negreiro‖ [Slave Ship – our translation] (1880), by the romantic poet Castro Alves (1847­1871), according to the Brazilian education law number 10.639, of may 9th, 2003 and, the second one, the short story ―A moça tecelã‖ [Weaver Girl – our translation] (1982), by Marina Colasanti (1937 ­). The activities contained in both methodological proposals can work as a support for the Portuguese teacher in order to put them into practice with confidence, since each step is theoretically justified and explained and they address topics that promotes social criticism ­ racism and the pursuit of women's emancipation ­ and are contemporary. Through these themes, the teacher can developed reading and oral activities through which can be worked the issues of critical reading and text production aiming at promoting students‘ literary literacy, once they will be able to realize the importance of readling and writing in different contexts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. 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Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:05:11Zoai:localhost:riufcg/21200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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