Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, João Luis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3021
Resumo: O presente trabalho versa sobre a utilização da História da Ciência (HC), enquanto método motivador, nas disciplinas escolares, sobretudo no ensino de Física. Constata-se que novas abordagens, distanciadas do formato tradicional, giz e lousa, não são facilmente implementadas em sala de aula. Dentre esses formatos menos contemplados está a utilização da HC. As discussões sobre a utilização desse tipo de abordagem no ensino de Física se iniciaram na década de 1950, mas somente na década de 1990 é que se verificou a sua presença como indicação dos novos parâmetros dentro do currículo, junto à Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Mesmo com tantos trabalhos desenvolvidos dentro da perspectiva de uso da HC, o panorama não é tão satisfatório, uma vez que apenas alguns poucos trabalhos chegam até os alunos do Ensino Médio trazendo aplicações e resultados. A proposta apresentada nesta pesquisa defende a aplicação de um projeto em sala de aula, envolvendo a HC nas aulas de Física. Nessa perspectiva, o aluno deve atuar como protagonista de seu próprio aprendizado. A utilização da HC, em meio à construção de animações e vídeos, possibilita ao aluno tomar consciência da sua criatividade, criticidade e argumentação durante os estudos de episódios históricos e HC. O conteúdo de Física abordado neste trabalho será a Eletrostática juntamente com a Física de Partículas, um tema de Física Moderna, que pouco é abordado no Ensino Médio. Os alunos tomaram contato com o tema e produziram uma animação/vídeo a partir de suas pesquisas e conteúdo estudado.
id UEPB_5e1df6adff35d77c9e653b6d18f33c10
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3021
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino MédioHistória da CiênciaEnsino de FísicaEletrostáticaRecursos didáticosHistory of ScienceElectrostaticCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAO presente trabalho versa sobre a utilização da História da Ciência (HC), enquanto método motivador, nas disciplinas escolares, sobretudo no ensino de Física. Constata-se que novas abordagens, distanciadas do formato tradicional, giz e lousa, não são facilmente implementadas em sala de aula. Dentre esses formatos menos contemplados está a utilização da HC. As discussões sobre a utilização desse tipo de abordagem no ensino de Física se iniciaram na década de 1950, mas somente na década de 1990 é que se verificou a sua presença como indicação dos novos parâmetros dentro do currículo, junto à Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Mesmo com tantos trabalhos desenvolvidos dentro da perspectiva de uso da HC, o panorama não é tão satisfatório, uma vez que apenas alguns poucos trabalhos chegam até os alunos do Ensino Médio trazendo aplicações e resultados. A proposta apresentada nesta pesquisa defende a aplicação de um projeto em sala de aula, envolvendo a HC nas aulas de Física. Nessa perspectiva, o aluno deve atuar como protagonista de seu próprio aprendizado. A utilização da HC, em meio à construção de animações e vídeos, possibilita ao aluno tomar consciência da sua criatividade, criticidade e argumentação durante os estudos de episódios históricos e HC. O conteúdo de Física abordado neste trabalho será a Eletrostática juntamente com a Física de Partículas, um tema de Física Moderna, que pouco é abordado no Ensino Médio. Os alunos tomaram contato com o tema e produziram uma animação/vídeo a partir de suas pesquisas e conteúdo estudado.The present work on the use of the History of Science (HS), methodological method, in the school disciplines, mainly in the teaching of Physics. It is noticed that new approaches, distanced from the traditional format, chalk and blackboard, are not easily implemented in the classroom. Among these less contemplated formats are in use of HS. As discussions about the use of the type of approach without teaching of Physics began in the 1950s, but everything in the 1990s was that its presence was verified as an indication of the new parameters within the curriculum, together with the Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (Educations Bases and Aims act of 1996). Even with so many works developed within the perspective of the use of HS, the picture is not so satisfactory, since it is a bit for the jobs in question for the students of the High School bringing applications and results. A proposal in our research advocates an application of a project in the classroom, involving a HS in Physics classes. In this perspective, the student must act as protagonist of his own learning. The use of HS, in the midst of the construction of animations and videos, enables the student to become aware of their creativity, criticality and argumentation during the studies of historical episodes and HS. The content of Physics covered in this work is an Electronic with a Physics of Particles, a theme of Modern Physics, which is not addressed in High School. The students got in touch with the subject and produced an animation / video from their research and content studied.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSilva, Ana Paula Bispo da09566731809http://lattes.cnpq.br/0263132634838418Santos, José Jamilton Rodrigues dos04044115419http://lattes.cnpq.br/5465012466654473Campos, Alexandre09512358854http://lattes.cnpq.br/1230944482954054Sampaio, João Luis2018-05-08T10:36:35Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, J. L. Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio. 2017. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-05-09T04:14:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-05-09T04:14:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
title Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
spellingShingle Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
Sampaio, João Luis
História da Ciência
Ensino de Física
Eletrostática
Recursos didáticos
History of Science
Electrostatic
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
title_full Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
title_fullStr Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
title_full_unstemmed Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
title_sort Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio
author Sampaio, João Luis
author_facet Sampaio, João Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
09566731809
http://lattes.cnpq.br/0263132634838418
Santos, José Jamilton Rodrigues dos
04044115419
http://lattes.cnpq.br/5465012466654473
Campos, Alexandre
09512358854
http://lattes.cnpq.br/1230944482954054
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, João Luis
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
Ensino de Física
Eletrostática
Recursos didáticos
History of Science
Electrostatic
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic História da Ciência
Ensino de Física
Eletrostática
Recursos didáticos
History of Science
Electrostatic
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description O presente trabalho versa sobre a utilização da História da Ciência (HC), enquanto método motivador, nas disciplinas escolares, sobretudo no ensino de Física. Constata-se que novas abordagens, distanciadas do formato tradicional, giz e lousa, não são facilmente implementadas em sala de aula. Dentre esses formatos menos contemplados está a utilização da HC. As discussões sobre a utilização desse tipo de abordagem no ensino de Física se iniciaram na década de 1950, mas somente na década de 1990 é que se verificou a sua presença como indicação dos novos parâmetros dentro do currículo, junto à Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Mesmo com tantos trabalhos desenvolvidos dentro da perspectiva de uso da HC, o panorama não é tão satisfatório, uma vez que apenas alguns poucos trabalhos chegam até os alunos do Ensino Médio trazendo aplicações e resultados. A proposta apresentada nesta pesquisa defende a aplicação de um projeto em sala de aula, envolvendo a HC nas aulas de Física. Nessa perspectiva, o aluno deve atuar como protagonista de seu próprio aprendizado. A utilização da HC, em meio à construção de animações e vídeos, possibilita ao aluno tomar consciência da sua criatividade, criticidade e argumentação durante os estudos de episódios históricos e HC. O conteúdo de Física abordado neste trabalho será a Eletrostática juntamente com a Física de Partículas, um tema de Física Moderna, que pouco é abordado no Ensino Médio. Os alunos tomaram contato com o tema e produziram uma animação/vídeo a partir de suas pesquisas e conteúdo estudado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2018-05-08T10:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, J. L. Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio. 2017. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3021
identifier_str_mv SAMPAIO, J. L. Eletrostática e física de partículas sob o olhar da História da Ciência: Uma proposta para a construção de animações e vídeos no Ensino Médio. 2017. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458417927979008