Inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem nas práticas escolares de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3088 |
Resumo: | A tecnologia vem transformando a sociedade em todos os âmbitos (culturais, midiáticos, científicos, acadêmicos, dentre outros); e, aos poucos, avança para o ambiente escolar, rompendo com modelos pedagógicos tradicionais. Essa inserção da tecnologia atende às solicitações da sociedade informacional que requer um sujeito apto a agir com autonomia e habilidades letradas cada vez mais diversificadas. É preciso, pois, pensarmos em como as novas tecnologias da informação e comunicação podem transformar nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender (MORAN, 2013). À vista disso, nosso objetivo nesta pesquisa é investigar as possibilidades de uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental no município de Orobó/PE, incluindo os alunos em um ambiente virtual de aprendizagem por meio de práticas de leitura e escrita de gêneros digitais, com socialização dessas produções em uma rede social. Para dar suporte à investigação, aplicamos um questionário com os alunos, além de realizarmos a intervenção por meio da proposição de uma sequência didática com o gênero miniconto. A realização da sequência didática auxilia na condução do trabalho final dessa investigação que se concretiza na produção de uma cartilha sobre a temática de inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) nas práticas escolares de língua portuguesa. O princípio norteador da nossa investigação surge a partir da problematização de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial a internet e o computador, no ambiente escolar, cuja utilização se restringe, muitas vezes, a concepção de ferramenta que transfere informações. Sendo assim, buscamos apresentá-la não como um acervo de informações, mas como objetos de aprendizagem e construção do conhecimento, que colaboram para a proposição de uma educação aberta, colaborativa, descentralizada, interativa e humanizadora. Outrossim, a investigação teórica apresenta a abordagem da concepção de linguagem interacional, discursiva e dialógica (ANTUNES, 2003; 2009; BAKHTIN, 2003; LEAL e BRANDÃO, 2007; MARCUSCHI, 2008; PCN 1998; 1999; entre outros); de (multi)letramento à luz de estudiosos como Roxane Rojo, Ângela Kleiman e Mágda Soares; da orientação metodológica do roteiro de Sequência Didática com os gêneros do discurso apresentadas por Schneuwly e Dolz (2004), Swinderski e Costa-Hübes (2009); e Cosson (2014), em se tratando do trabalho com o miniconto enquanto texto literário. Obtivemos um resultado significativo no trabalho realizado com o grupo de alunos que participou da intervenção, constatando que é possível promover a alfabetização e o letramento digital no ambiente escolar e que os limites que impomos em relação ao uso das TIC podem ser superados, contribuindo significativamente para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de multiletramento. |
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Inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem nas práticas escolares de língua portuguesaLinguagem e ensinoTecnologia da informaçãoMultiletramentosLanguage and teachingInformation TechnologyMultiliteraciesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA tecnologia vem transformando a sociedade em todos os âmbitos (culturais, midiáticos, científicos, acadêmicos, dentre outros); e, aos poucos, avança para o ambiente escolar, rompendo com modelos pedagógicos tradicionais. Essa inserção da tecnologia atende às solicitações da sociedade informacional que requer um sujeito apto a agir com autonomia e habilidades letradas cada vez mais diversificadas. É preciso, pois, pensarmos em como as novas tecnologias da informação e comunicação podem transformar nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender (MORAN, 2013). À vista disso, nosso objetivo nesta pesquisa é investigar as possibilidades de uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental no município de Orobó/PE, incluindo os alunos em um ambiente virtual de aprendizagem por meio de práticas de leitura e escrita de gêneros digitais, com socialização dessas produções em uma rede social. Para dar suporte à investigação, aplicamos um questionário com os alunos, além de realizarmos a intervenção por meio da proposição de uma sequência didática com o gênero miniconto. A realização da sequência didática auxilia na condução do trabalho final dessa investigação que se concretiza na produção de uma cartilha sobre a temática de inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) nas práticas escolares de língua portuguesa. O princípio norteador da nossa investigação surge a partir da problematização de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial a internet e o computador, no ambiente escolar, cuja utilização se restringe, muitas vezes, a concepção de ferramenta que transfere informações. Sendo assim, buscamos apresentá-la não como um acervo de informações, mas como objetos de aprendizagem e construção do conhecimento, que colaboram para a proposição de uma educação aberta, colaborativa, descentralizada, interativa e humanizadora. Outrossim, a investigação teórica apresenta a abordagem da concepção de linguagem interacional, discursiva e dialógica (ANTUNES, 2003; 2009; BAKHTIN, 2003; LEAL e BRANDÃO, 2007; MARCUSCHI, 2008; PCN 1998; 1999; entre outros); de (multi)letramento à luz de estudiosos como Roxane Rojo, Ângela Kleiman e Mágda Soares; da orientação metodológica do roteiro de Sequência Didática com os gêneros do discurso apresentadas por Schneuwly e Dolz (2004), Swinderski e Costa-Hübes (2009); e Cosson (2014), em se tratando do trabalho com o miniconto enquanto texto literário. Obtivemos um resultado significativo no trabalho realizado com o grupo de alunos que participou da intervenção, constatando que é possível promover a alfabetização e o letramento digital no ambiente escolar e que os limites que impomos em relação ao uso das TIC podem ser superados, contribuindo significativamente para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de multiletramento.The technology has transformed society in all aspects (cultural, media, scientific, academic, and others); and it advances to the school space gradually, breaking traditional pedagogical models. This technological inclusion meets the demands of the information society that requires an able person to act autonomously and literacy skills increasingly diversified. Therefore, It is necessary to think about how the new information and communication technologies can transform our institutional habits of teaching and learning (MORAN, 2013). For that reason, our goal in this research is to investigate the possibilities of using new technologies in Portuguese language classes at elementary school in Orobó/PE, including students in a virtual learning space through reading and writing practices of digital genres, besides socialization of these productions in a social network. In order to happen the research, we applied a questionnaire with students, as well as we carried out the intervention by proposing a didactic sequence with short-short stories genre. The accomplishment of the didactic sequence helps during the final work of this research which is implemented with a booklet about virtual learning environments (VLE) during Portuguese language school practices. The guiding principle of our research arises from the problematic use of Information and Communication Technologies (ICT), especially the Internet and the computer, in that school space, whose use is often restricted to the tool that transfers information. Therefore, we wanted to present it not as a collection of information, but as objects of learning and knowledge building, that contribute to the proposition of an open education, collaborative, decentralized, interactive and humanizing. Furthermore, this theoretical research presents the interactional language, discursive and dialogical approach (ANTUNES, 2003; 2009; BAKHTIN, 2003; LEAL and BRANDÃO, 2007; MARCUSCHI, 2008; PCN 1998; 1999; and others); of (multi) literacy according to scholars as Roxane Rojo, Angela Kleiman and Magda Soares; of the methodological guidance of Didactic Sequence itinerary with textual genres presented by Schneuwly and Dolz (2004), Swinderski and Costa Hübes (2009); and Cosson (2014), in case of working with short-short stories as literary text. We achieved a significant result in working with the group of students who participated in the intervention, perceiving that it is possible to promote initial reading instruction and digital literacy at school and the limits we impose regarding the use of ICT can be overcome in order to contribute significantly to the inclusion of apprentices in practicing (multi) literacy.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Silva, Jaqueline Souza dos Santos2018-06-06T15:14:25Z2015-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Jaqueline Souza dos Santos. Inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem nas práticas escolares de língua portuguesa. 2015. 230f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-07T04:07:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-07T04:07:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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