Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Eduardo Paulino da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884
Resumo: No contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as).
id UEPB_60d14e14ea59730506c92a4da05d5ae4
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2884
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)Inter-relation of the Knowledge of the disciplines of Biology and the Agricultural Technician in PROEJA: Implications in the professional formation of the studentsFormação profissionalEducação de Jovens e Adultos - EJAEmentasDiálogo interdisciplinarProfessional qualificationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as).In the Brazilian social context, many young people who participate in the National Program for the Integration of Vocational Education incorporated into Basic Education in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA) face an educational reality marked by withdrawal and resistance, expectation and overcoming due to the increase in Full-time activities. We investigate the proximity and distance between the knowledge of the discipline of Biology and those of the Agricultural Technician enrolled in their menus, verifying its implications in the professional formation of the students in PROEJA. This research is characterized as qualitative ethnographic, bibliographical, documentary and empirical containing information acquired with application of a questionnaire to students of PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Theoretically, this discussion considers authors who discuss the Education of Young and Adults, Professional Education (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), PROEJA (Freire, 2007; Bargoos, 2008; Bogdan & BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001 (TARDIF, 2002) and Interdisciplinarity (FAZENDA, 2002). By interrelating empirical (questionnaire) and documentary information (menus), we verified that, among the disciplinary knowledges of Biology and Agricultural Technician in PROEJA, the theoretical-practical distancing expressed in the incipient forms with which the informants relate such knowledge prevails. It is understood that the educational formation in this modality of education demands more proximity between the theoretical-practical proposals of its disciplines, because the absence of this interdisciplinary dialogue commits the initial and continued professional formation of the students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Celino, Marta Lúcia de Souza39254348449http://lattes.cnpq.br/1475614009194010Ribeiro, Silvana Eloisa da Silva67572936415http://lattes.cnpq.br/8849733148418921Silva, Luiz Eduardo Paulino da2017-11-17T18:21:29Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-11-18T04:12:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-11-18T04:12:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
Inter-relation of the Knowledge of the disciplines of Biology and the Agricultural Technician in PROEJA: Implications in the professional formation of the students
title Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
spellingShingle Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
Silva, Luiz Eduardo Paulino da
Formação profissional
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ementas
Diálogo interdisciplinar
Professional qualification
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
title_full Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
title_fullStr Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
title_full_unstemmed Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
title_sort Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
author Silva, Luiz Eduardo Paulino da
author_facet Silva, Luiz Eduardo Paulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Celino, Marta Lúcia de Souza
39254348449
http://lattes.cnpq.br/1475614009194010
Ribeiro, Silvana Eloisa da Silva
67572936415
http://lattes.cnpq.br/8849733148418921
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Eduardo Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ementas
Diálogo interdisciplinar
Professional qualification
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Formação profissional
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ementas
Diálogo interdisciplinar
Professional qualification
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description No contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:21:29Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884
identifier_str_mv SILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458416797614080