Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884 |
Resumo: | No contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as). |
id |
UEPB_60d14e14ea59730506c92a4da05d5ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2884 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)Inter-relation of the Knowledge of the disciplines of Biology and the Agricultural Technician in PROEJA: Implications in the professional formation of the studentsFormação profissionalEducação de Jovens e Adultos - EJAEmentasDiálogo interdisciplinarProfessional qualificationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as).In the Brazilian social context, many young people who participate in the National Program for the Integration of Vocational Education incorporated into Basic Education in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA) face an educational reality marked by withdrawal and resistance, expectation and overcoming due to the increase in Full-time activities. We investigate the proximity and distance between the knowledge of the discipline of Biology and those of the Agricultural Technician enrolled in their menus, verifying its implications in the professional formation of the students in PROEJA. This research is characterized as qualitative ethnographic, bibliographical, documentary and empirical containing information acquired with application of a questionnaire to students of PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Theoretically, this discussion considers authors who discuss the Education of Young and Adults, Professional Education (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), PROEJA (Freire, 2007; Bargoos, 2008; Bogdan & BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001 (TARDIF, 2002) and Interdisciplinarity (FAZENDA, 2002). By interrelating empirical (questionnaire) and documentary information (menus), we verified that, among the disciplinary knowledges of Biology and Agricultural Technician in PROEJA, the theoretical-practical distancing expressed in the incipient forms with which the informants relate such knowledge prevails. It is understood that the educational formation in this modality of education demands more proximity between the theoretical-practical proposals of its disciplines, because the absence of this interdisciplinary dialogue commits the initial and continued professional formation of the students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Celino, Marta Lúcia de Souza39254348449http://lattes.cnpq.br/1475614009194010Ribeiro, Silvana Eloisa da Silva67572936415http://lattes.cnpq.br/8849733148418921Silva, Luiz Eduardo Paulino da2017-11-17T18:21:29Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-11-18T04:12:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-11-18T04:12:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) Inter-relation of the Knowledge of the disciplines of Biology and the Agricultural Technician in PROEJA: Implications in the professional formation of the students |
title |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
spellingShingle |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) Silva, Luiz Eduardo Paulino da Formação profissional Educação de Jovens e Adultos - EJA Ementas Diálogo interdisciplinar Professional qualification EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
title_full |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
title_fullStr |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
title_full_unstemmed |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
title_sort |
Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as) |
author |
Silva, Luiz Eduardo Paulino da |
author_facet |
Silva, Luiz Eduardo Paulino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Zélia Maria de Arruda 20448023415 http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 Celino, Marta Lúcia de Souza 39254348449 http://lattes.cnpq.br/1475614009194010 Ribeiro, Silvana Eloisa da Silva 67572936415 http://lattes.cnpq.br/8849733148418921 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiz Eduardo Paulino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Educação de Jovens e Adultos - EJA Ementas Diálogo interdisciplinar Professional qualification EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Formação profissional Educação de Jovens e Adultos - EJA Ementas Diálogo interdisciplinar Professional qualification EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
No contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:21:29Z 2017-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884 |
identifier_str_mv |
SILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709216870825984 |