Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750 |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas. |
id |
UEPB_616b986d56cd226f2ae4f6f8f05aad0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2750 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticasRepresentações semióticasSignificadosEnsino de GeometriaEnsino de MatemáticaGeometry teachingMeaningsSemiotic representationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas.This research, called Spatial and plane geometries: an analysis of the revealed meanings on registers of semiotic representations, consists on a qualitative investigation, pedogogical type, developed with seventh grade students of a public school in Cachoeira dos Índios, countryside of Paraíba. It was guided by the following question: “What meanings about spatial and plane geometry can be identified, based on the registers of semiotiotic representation used by estudents of the final years of basic education, on the resolution of questions involving polyhedrons and polygons?”. The research aimed to analyse revealed meanings on the semiotic representations registers produced by students on the final years of basic education, during spatial and plane geometry classes and, more specifically, meanings envolving polyhedrons and polygons. On this intent, we developed, with the research subjects, a teaching sequence, focusing the geometric contents polyhedrons and polygons, through manipulable materials exploration, building and rebuilding of these objects, besides drawning and writing and oral productions. Data collect was done with notebook, students activity sheets, videos and pictures. The revealed meanings were analysed based on the Registers of Semiotic Representation Theory of Raymond Duval, presenting as results the eminence of the more remarkable meanings, the students comprehension about the studied objects and the verifying of the relation between presented meanings and use of registers of semiotic representations.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63289626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Sousa, Zuleide Ferreira de2017-03-07T16:47:47Z2016-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-03-08T04:07:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-03-08T04:07:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
title |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
spellingShingle |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas Sousa, Zuleide Ferreira de Representações semióticas Significados Ensino de Geometria Ensino de Matemática Geometry teaching Meanings Semiotic representation EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
title_full |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
title_fullStr |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
title_full_unstemmed |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
title_sort |
Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas |
author |
Sousa, Zuleide Ferreira de |
author_facet |
Sousa, Zuleide Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Joelson Pimentel de 63289626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Soares, Luís Havelange 99695260497 http://lattes.cnpq.br/3257250803661886 Menezes, Marcus Bessa de 00902766716 http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Zuleide Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações semióticas Significados Ensino de Geometria Ensino de Matemática Geometry teaching Meanings Semiotic representation EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Representações semióticas Significados Ensino de Geometria Ensino de Matemática Geometry teaching Meanings Semiotic representation EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 2017-03-07T16:47:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709216013090816 |