Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Leonardo Diego
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1649
Resumo: O papel desempenhado pelo ensino de física no avanço do conhecimento científico e tecnológico na nossa sociedade é de suma importância. No Brasil esse ensino é reconhecido como deficiente tanto no que se refere à formação docente como discente traduzido na débil aprendizagem dos conceitos físicos e do aparato matemático. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos, mecanicamente, pela utilização de uma sucessão de fórmulas , muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos físicos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacar que um grave problema tem sido o uso inadequado e desvinculado do ferramental matemático com relação à formulação e uso dos conceitos físicos. Isso gera uma dicotomia conceitual físico-matemática que prejudica a compreensão da profunda conexão entre estas duas ciências. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos físicos, esta pesquisa pretende partir da crítica construtiva da linguagem matemática usada em física, introduzir uma abordagem metodológica físico-matemática conceitual utilizando os principais conceitos da dinâmica. Isto significa que ao apresentarmos um conceito matemático adequado a sua representação. Escolhemos a álgebra de Clifford como a linguagem matemática apropriada a esta abordagem físico-matemática conceitual. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em ciências, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
id UEPB_66edc199bb138ae0985aaffae9ac3a29
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1649
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da DinâmicaBuilding cognitive ergonomics for teaching DynamicsEnsino de FísicaAprendizagemÁlgebra de CliffordPhysics TeachingLearningClifford algebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAO papel desempenhado pelo ensino de física no avanço do conhecimento científico e tecnológico na nossa sociedade é de suma importância. No Brasil esse ensino é reconhecido como deficiente tanto no que se refere à formação docente como discente traduzido na débil aprendizagem dos conceitos físicos e do aparato matemático. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos, mecanicamente, pela utilização de uma sucessão de fórmulas , muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos físicos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacar que um grave problema tem sido o uso inadequado e desvinculado do ferramental matemático com relação à formulação e uso dos conceitos físicos. Isso gera uma dicotomia conceitual físico-matemática que prejudica a compreensão da profunda conexão entre estas duas ciências. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos físicos, esta pesquisa pretende partir da crítica construtiva da linguagem matemática usada em física, introduzir uma abordagem metodológica físico-matemática conceitual utilizando os principais conceitos da dinâmica. Isto significa que ao apresentarmos um conceito matemático adequado a sua representação. Escolhemos a álgebra de Clifford como a linguagem matemática apropriada a esta abordagem físico-matemática conceitual. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em ciências, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.The role of physics education in the advancement of scientific and technological knowledge in our society is paramount. In Brazil, this teaching is recognized as inadequate both in regard to training students and professors translated into weak learning of physical concepts and mathematical apparatus. In general it is characterized by excessive attention given the repetitive exercises, problems solved, mechanically, by using a succession of "formulas" are often decorated literal and arbitrary, rather than a deeper analysis in order to understand the physical phenomena involved. Particularly, we wish to emphasize that a major problem has been the inappropriate use of mathematical tools and disconnected from the formulation and use of physical concepts. This creates a conceptual mathematical-physical dichotomy that undermines the understanding of the profound connection between these two sciences. Considering these problems of mathematical order in the learning process of physical concepts, this research aims to constructive criticism from the language used in mathematical physics, to introduce a methodological approach physical-mathematical concept using the core concepts of dynamics. This means that as we present a mathematical concept suitable for their representation. We chose the Clifford algebra as the mathematical language appropriate to this approach physical-mathematical concepts. The operationalization of the teaching content is baptized by the cognitive model Subsumption. We understand that it is more adaptable to the design of courseware in science, therefore, allows the exploration of a hierarchical cognitive universe of the learner but also allows for the deliberate manipulation of this universe to provide a meaningful learning.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaBrennand, Eládio José de GoésCPF:24085375415http://lattes.cnpq.br/9017015042336744Freire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Lima, Aércio Ferreira deCPF:24492426434http://lattes.cnpq.br/2202544044877070Lins, Leonardo Diego2015-09-25T12:18:11Z2012-07-132010-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINS, Leonardo Diego. Building cognitive ergonomics for teaching Dynamics. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:57:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
Building cognitive ergonomics for teaching Dynamics
title Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
spellingShingle Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
Lins, Leonardo Diego
Ensino de Física
Aprendizagem
Álgebra de Clifford
Physics Teaching
Learning
Clifford algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
title_full Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
title_fullStr Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
title_full_unstemmed Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
title_sort Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica
author Lins, Leonardo Diego
author_facet Lins, Leonardo Diego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brennand, Eládio José de Goés
CPF:24085375415
http://lattes.cnpq.br/9017015042336744
Freire, Morgana Lígia de Farias
CPF:73835064487
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
Lima, Aércio Ferreira de
CPF:24492426434
http://lattes.cnpq.br/2202544044877070
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Leonardo Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem
Álgebra de Clifford
Physics Teaching
Learning
Clifford algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de Física
Aprendizagem
Álgebra de Clifford
Physics Teaching
Learning
Clifford algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description O papel desempenhado pelo ensino de física no avanço do conhecimento científico e tecnológico na nossa sociedade é de suma importância. No Brasil esse ensino é reconhecido como deficiente tanto no que se refere à formação docente como discente traduzido na débil aprendizagem dos conceitos físicos e do aparato matemático. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos, mecanicamente, pela utilização de uma sucessão de fórmulas , muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos físicos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacar que um grave problema tem sido o uso inadequado e desvinculado do ferramental matemático com relação à formulação e uso dos conceitos físicos. Isso gera uma dicotomia conceitual físico-matemática que prejudica a compreensão da profunda conexão entre estas duas ciências. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos físicos, esta pesquisa pretende partir da crítica construtiva da linguagem matemática usada em física, introduzir uma abordagem metodológica físico-matemática conceitual utilizando os principais conceitos da dinâmica. Isto significa que ao apresentarmos um conceito matemático adequado a sua representação. Escolhemos a álgebra de Clifford como a linguagem matemática apropriada a esta abordagem físico-matemática conceitual. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em ciências, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-14
2012-07-13
2015-09-25T12:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Leonardo Diego. Building cognitive ergonomics for teaching Dynamics. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1649
identifier_str_mv LINS, Leonardo Diego. Building cognitive ergonomics for teaching Dynamics. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458407705411584