Construindo ergonomias cognitivas para o ensino da Dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Leonardo Diego
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1649
Resumo: O papel desempenhado pelo ensino de física no avanço do conhecimento científico e tecnológico na nossa sociedade é de suma importância. No Brasil esse ensino é reconhecido como deficiente tanto no que se refere à formação docente como discente traduzido na débil aprendizagem dos conceitos físicos e do aparato matemático. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos, mecanicamente, pela utilização de uma sucessão de fórmulas , muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos físicos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacar que um grave problema tem sido o uso inadequado e desvinculado do ferramental matemático com relação à formulação e uso dos conceitos físicos. Isso gera uma dicotomia conceitual físico-matemática que prejudica a compreensão da profunda conexão entre estas duas ciências. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos físicos, esta pesquisa pretende partir da crítica construtiva da linguagem matemática usada em física, introduzir uma abordagem metodológica físico-matemática conceitual utilizando os principais conceitos da dinâmica. Isto significa que ao apresentarmos um conceito matemático adequado a sua representação. Escolhemos a álgebra de Clifford como a linguagem matemática apropriada a esta abordagem físico-matemática conceitual. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em ciências, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
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Particularmente, gostaríamos de destacar que um grave problema tem sido o uso inadequado e desvinculado do ferramental matemático com relação à formulação e uso dos conceitos físicos. Isso gera uma dicotomia conceitual físico-matemática que prejudica a compreensão da profunda conexão entre estas duas ciências. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos físicos, esta pesquisa pretende partir da crítica construtiva da linguagem matemática usada em física, introduzir uma abordagem metodológica físico-matemática conceitual utilizando os principais conceitos da dinâmica. Isto significa que ao apresentarmos um conceito matemático adequado a sua representação. Escolhemos a álgebra de Clifford como a linguagem matemática apropriada a esta abordagem físico-matemática conceitual. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em ciências, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.The role of physics education in the advancement of scientific and technological knowledge in our society is paramount. In Brazil, this teaching is recognized as inadequate both in regard to training students and professors translated into weak learning of physical concepts and mathematical apparatus. In general it is characterized by excessive attention given the repetitive exercises, problems solved, mechanically, by using a succession of "formulas" are often decorated literal and arbitrary, rather than a deeper analysis in order to understand the physical phenomena involved. Particularly, we wish to emphasize that a major problem has been the inappropriate use of mathematical tools and disconnected from the formulation and use of physical concepts. This creates a conceptual mathematical-physical dichotomy that undermines the understanding of the profound connection between these two sciences. Considering these problems of mathematical order in the learning process of physical concepts, this research aims to constructive criticism from the language used in mathematical physics, to introduce a methodological approach physical-mathematical concept using the core concepts of dynamics. This means that as we present a mathematical concept suitable for their representation. We chose the Clifford algebra as the mathematical language appropriate to this approach physical-mathematical concepts. The operationalization of the teaching content is baptized by the cognitive model Subsumption. We understand that it is more adaptable to the design of courseware in science, therefore, allows the exploration of a hierarchical cognitive universe of the learner but also allows for the deliberate manipulation of this universe to provide a meaningful learning.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaBrennand, Eládio José de GoésCPF:24085375415http://lattes.cnpq.br/9017015042336744Freire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Lima, Aércio Ferreira deCPF:24492426434http://lattes.cnpq.br/2202544044877070Lins, Leonardo Diego2015-09-25T12:18:11Z2012-07-132010-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINS, Leonardo Diego. Building cognitive ergonomics for teaching Dynamics. 2010. 74 f. 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