Vida cotidiana e aprendizagem de Matemática: Reflexões sobre a relação entre conceitos espontâneos e científicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3214 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar a influência do cotidiano na aprendizagem de Matemática, considerando os inúmeros questionamentos dos discentes acerca dos motivos de estarem estudando tal conteúdo. Para tanto, parte do seguinte questionamento: Os discentes se apropriam dos conceitos científicos quando usamos o cotidiano em sala de aula? Ao estudar o tema com base em Audino (2006), Dias (2008), Aparecida (2008) e D’Ambrosio (1996), evidencia-se uma contribuição positiva do cotidiano nas aulas de Matemática. Para atingir o objetivo geral, fez-se necessário estudar, inicialmente, o conceito de cotidiano, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus colaboradores, que aborda, dentre outros aspectos, a relação entre os conceitos espontâneos e científicos. Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada com professores de uma escola pública do estado da Paraíba, com o intuito de verificar como eles entendiam o conceito de cotidiano e como isso poderia influenciar na sua prática em sala de aula. Além disso, foi aplicada uma sequência didática, usando os passos da Pedagogia Histórico-Crítica, para analisar as contribuições de tal abordagem para o ensino e aprendizagem de Matemática. Os resultados obtidos revelam que uma das maiores contribuições de se estudar Matemática na perspectiva do cotidiano é a possibilidade de motivar os discentes quanto à introdução dos conteúdos. No que se refere ao aprendizado dos conceitos científicos, foi possível observar que, embora as pesquisas apontem para a importância de se relacionar o cotidiano dos alunos nas aulas de Matemática, muitas vezes, essa relação na prática escolar não traduz de modo efetivo na apropriação dos conceitos científicos. Diante disso, chega-se à conclusão de que o professor de Matemática cujo compromisso seja, dentre outros aspectos, a construção dos conceitos científicos, precisa estar atento para a importância do planejamento sistemático do ensino. |
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Vida cotidiana e aprendizagem de Matemática: Reflexões sobre a relação entre conceitos espontâneos e científicosAprendizagem de MatemáticaEducação MatemáticaPorcentagemMathematics learningEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo geral investigar a influência do cotidiano na aprendizagem de Matemática, considerando os inúmeros questionamentos dos discentes acerca dos motivos de estarem estudando tal conteúdo. Para tanto, parte do seguinte questionamento: Os discentes se apropriam dos conceitos científicos quando usamos o cotidiano em sala de aula? Ao estudar o tema com base em Audino (2006), Dias (2008), Aparecida (2008) e D’Ambrosio (1996), evidencia-se uma contribuição positiva do cotidiano nas aulas de Matemática. Para atingir o objetivo geral, fez-se necessário estudar, inicialmente, o conceito de cotidiano, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus colaboradores, que aborda, dentre outros aspectos, a relação entre os conceitos espontâneos e científicos. Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada com professores de uma escola pública do estado da Paraíba, com o intuito de verificar como eles entendiam o conceito de cotidiano e como isso poderia influenciar na sua prática em sala de aula. Além disso, foi aplicada uma sequência didática, usando os passos da Pedagogia Histórico-Crítica, para analisar as contribuições de tal abordagem para o ensino e aprendizagem de Matemática. Os resultados obtidos revelam que uma das maiores contribuições de se estudar Matemática na perspectiva do cotidiano é a possibilidade de motivar os discentes quanto à introdução dos conteúdos. No que se refere ao aprendizado dos conceitos científicos, foi possível observar que, embora as pesquisas apontem para a importância de se relacionar o cotidiano dos alunos nas aulas de Matemática, muitas vezes, essa relação na prática escolar não traduz de modo efetivo na apropriação dos conceitos científicos. Diante disso, chega-se à conclusão de que o professor de Matemática cujo compromisso seja, dentre outros aspectos, a construção dos conceitos científicos, precisa estar atento para a importância do planejamento sistemático do ensino.The main objective of this work is to investigate the influence of everyday learning on mathematics, considering the numerous questions students have about the reasons for studying such content. To do so, part of the following question: Do students appropriate scientific concepts when we use everyday in the classroom? When studying the theme based on Audino (2006), Dias (2008), Aparecida (2008) and D'Ambrosio (1996), a positive contribution of everyday life in Mathematics classes is evident. In order to reach the general objective, it was necessary to study, initially, the concept of quotidian, from Historical- Cultural Psychology, by Vygotsky and his collaborators, which addresses, among other aspects, the relationship between spontaneous and scientific concepts. The research data were obtained through semi-structured interviews with teachers of a public school in the state of Paraíba, in order to verify how they understood the concept of everyday life and how this could influence their practice in the classroom. In addition, a didactic sequence was applied, using the steps of Historical-Critical Pedagogy, to analyze the contributions of such an approach to the teaching and learning of Mathematics. The results show that one of the major contributions of studying Mathematics in the everyday perspective is the possibility of motivating students about the introduction of content. Regarding the learning of scientific concepts, it was possible to observe that, although the research points to the importance of relating students' daily routines in Mathematics classes, this relationship in school practice often does not translate effectively into the appropriation of scientific concepts. Thus, it is concluded that the mathematics teacher whose commitment is, among other aspects, the construction of scientific concepts, needs to be aware of the importance of systematic planning of teaching.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Baptista, Maria das Graças de Almeida77191811749http://lattes.cnpq.br/6920726647813120Montenegro, Maria do Socorro Moura25040820453http://lattes.cnpq.br/7606886721133039Araújo, José Nilson de2019-03-21T19:26:36Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, J. N. de. Vida cotidiana e aprendizagem de Matemática: Reflexões sobre a relação entre conceitos espontâneos e científicos. 2018. 226f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:30:35Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:30:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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