Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Elaine Almeida do.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022
Resumo: A presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos.
id UEPB_69e012cec355af48757d52b4e92bc213
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4022
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campoBANDEIRA DE SÃO JOÃO: cultural memory and reader training in a rural schoolEducação do campoMemória culturalLeitura encenadaCircuito literárioCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos.Considering that the reading of literary texts can reconfigure human activity, as well as allow the development of the subject's creativity and reasoning, creating a space in which the values and aesthetic system of a culture are constructed, negotiated and/or re-signified, this research turns to the discussion about the redefinition of cultural memory in the rural school through the work with a dramaturgical text. In this direction, it discusses not only the political-pedagogical context of the rural school, as well as the use of the dramaturgical text and its intermediatic constellation as reading motivators for the redefinition of the local cultural memory in the field of work school. This work, methodologically, is characterized as a qualitative research of bibliographic and documentary nature, available for the construction of a didactic-methodological proposal aimed at working with literary reading in the 5th year of Elementary School, with a view to ways that can propose the execution of a staged reading using the technique of the literary circuit. Thus, the proposed activities refer to the play Bandeira de São João (2012), by Ronaldo Correia de Brito and Assis Lima, with the aim of articulating the development of an inclusive teaching practice around popular cultures in the classroom, having in view, through the experience of sharing the text, that children value their place of origin and recognize their cultural heritage, from the simplest ways of living, feeling, working, to ways of playing, talking, celebrating, among others aspects. In this way, staged reading, practiced through the literary circuit, allows the reader to assume different roles, occupy the space of the other and, consequently, live the life of the other, feeling different emotions, problematizing and positioning yourself before the facts, allowing to bring the experienced reality for the discussion. Therefore, the piece is explored in its aesthetic, cultural, historical and social dimensions, as well as through its various relationships with other languages involved in the suggested strategies, being possible, based on it, to promote attitudes of respect for a knowledge of a culture that already exists, but it has been made invisible in school practices. It is noteworthy that the didactic-methodological proposal presented in this work as a result-product should work as an instrument of action for teachers, considering the inclusion of elements of popular culture in reading classes, since this relationship brings up aspects of the researched community and corroborates the feeling of belonging of its subjects.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPMaciel, Diógenes André Vieira.884.861.334-91http://lattes.cnpq.br/0181025251506730Maciel, Diógenes André Vieira.884.861.334-91http://lattes.cnpq.br/0181025251506730Alves, José Hélder Pinheiro.116.243.533-04http://lattes.cnpq.br/2352905993796166Silva, Marcelo Medeiros da.http://lattes.cnpq.br/8642945745816768Nascimento, Maria Elaine Almeida do.2022-01-05T13:12:09Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-05T13:12:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-05T13:12:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
BANDEIRA DE SÃO JOÃO: cultural memory and reader training in a rural school
title Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
spellingShingle Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
Nascimento, Maria Elaine Almeida do.
Educação do campo
Memória cultural
Leitura encenada
Circuito literário
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
title_full Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
title_fullStr Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
title_full_unstemmed Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
title_sort Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
author Nascimento, Maria Elaine Almeida do.
author_facet Nascimento, Maria Elaine Almeida do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Diógenes André Vieira.
884.861.334-91
http://lattes.cnpq.br/0181025251506730
Maciel, Diógenes André Vieira.
884.861.334-91
http://lattes.cnpq.br/0181025251506730
Alves, José Hélder Pinheiro.
116.243.533-04
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
Silva, Marcelo Medeiros da.
http://lattes.cnpq.br/8642945745816768
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Elaine Almeida do.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Memória cultural
Leitura encenada
Circuito literário
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação do campo
Memória cultural
Leitura encenada
Circuito literário
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
2022-01-05T13:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022
identifier_str_mv NASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458428349775872