Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022 |
Resumo: | A presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos. |
id |
UEPB_69e012cec355af48757d52b4e92bc213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4022 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campoBANDEIRA DE SÃO JOÃO: cultural memory and reader training in a rural schoolEducação do campoMemória culturalLeitura encenadaCircuito literárioCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos.Considering that the reading of literary texts can reconfigure human activity, as well as allow the development of the subject's creativity and reasoning, creating a space in which the values and aesthetic system of a culture are constructed, negotiated and/or re-signified, this research turns to the discussion about the redefinition of cultural memory in the rural school through the work with a dramaturgical text. In this direction, it discusses not only the political-pedagogical context of the rural school, as well as the use of the dramaturgical text and its intermediatic constellation as reading motivators for the redefinition of the local cultural memory in the field of work school. This work, methodologically, is characterized as a qualitative research of bibliographic and documentary nature, available for the construction of a didactic-methodological proposal aimed at working with literary reading in the 5th year of Elementary School, with a view to ways that can propose the execution of a staged reading using the technique of the literary circuit. Thus, the proposed activities refer to the play Bandeira de São João (2012), by Ronaldo Correia de Brito and Assis Lima, with the aim of articulating the development of an inclusive teaching practice around popular cultures in the classroom, having in view, through the experience of sharing the text, that children value their place of origin and recognize their cultural heritage, from the simplest ways of living, feeling, working, to ways of playing, talking, celebrating, among others aspects. In this way, staged reading, practiced through the literary circuit, allows the reader to assume different roles, occupy the space of the other and, consequently, live the life of the other, feeling different emotions, problematizing and positioning yourself before the facts, allowing to bring the experienced reality for the discussion. Therefore, the piece is explored in its aesthetic, cultural, historical and social dimensions, as well as through its various relationships with other languages involved in the suggested strategies, being possible, based on it, to promote attitudes of respect for a knowledge of a culture that already exists, but it has been made invisible in school practices. It is noteworthy that the didactic-methodological proposal presented in this work as a result-product should work as an instrument of action for teachers, considering the inclusion of elements of popular culture in reading classes, since this relationship brings up aspects of the researched community and corroborates the feeling of belonging of its subjects.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPMaciel, Diógenes André Vieira.884.861.334-91http://lattes.cnpq.br/0181025251506730Maciel, Diógenes André Vieira.884.861.334-91http://lattes.cnpq.br/0181025251506730Alves, José Hélder Pinheiro.116.243.533-04http://lattes.cnpq.br/2352905993796166Silva, Marcelo Medeiros da.http://lattes.cnpq.br/8642945745816768Nascimento, Maria Elaine Almeida do.2022-01-05T13:12:09Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-05T13:12:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-05T13:12:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo BANDEIRA DE SÃO JOÃO: cultural memory and reader training in a rural school |
title |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
spellingShingle |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo Nascimento, Maria Elaine Almeida do. Educação do campo Memória cultural Leitura encenada Circuito literário CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
title_full |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
title_fullStr |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
title_full_unstemmed |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
title_sort |
Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo |
author |
Nascimento, Maria Elaine Almeida do. |
author_facet |
Nascimento, Maria Elaine Almeida do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maciel, Diógenes André Vieira. 884.861.334-91 http://lattes.cnpq.br/0181025251506730 Maciel, Diógenes André Vieira. 884.861.334-91 http://lattes.cnpq.br/0181025251506730 Alves, José Hélder Pinheiro. 116.243.533-04 http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 Silva, Marcelo Medeiros da. http://lattes.cnpq.br/8642945745816768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maria Elaine Almeida do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Memória cultural Leitura encenada Circuito literário CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação do campo Memória cultural Leitura encenada Circuito literário CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 2022-01-05T13:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458428349775872 |