Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luciano Bernardo do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985
Resumo: Este foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.
id UEPB_6a99c2370f09ef45a90a193520e48069
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4985
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’Lexical variation in the light of sociolinguistics: a study on pejorative terms based on the genre ‘Reel’: Ensino língua portuguesaGêneros digitaisPreconceito linguísticoVariação linguísticaPortuguese language EducationDigital genresLinguistic prejudiceLinguistic variationLINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIAEste foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.This was work developed by the Professional master’s degree in literature – Profletras, at the State University of Paraíba, campus III and falls within the field of Languages and Literacy, with a focus on Language Studies and Social Practice. His motivation arose from the need to work, in the classroom, on aspects related to the social function of the language, after identifying the use, by 9th year elementary school students at a school in the city of Patos - PB, of lexical variants that have pejorative meanings from a pragmatic-discursive point of view, such as bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, among others, to refer to each other and that this use often seemed to be thoughtless. Therefore, we proposed a series of activities that aimed to study the different contexts of use of these variants in the school community. With this, we tested the hypothesis that after studying the different contexts of use of lexical variants that have a pejorative meaning from a pragmatic-discursive point of view, henceforth VLSP, students would start to monitor the use of these variants according to the communicative contexts, softening, thus, the random use of pejorative nature of such terms, a use that can cause bullying and prejudice. To this end, we adopted the methodological bias of action research and adapted the intervention model proposed in the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) to work with linguistic variation in the lexical field based on reel genre. Put this way, we developed an initial questionnaire to confirm the use of the variants in question and, after verifying what we had already noticed in the observations, we began applying the didactic sequence with the presentation of the situation and an initial production, followed by four modules of studies and a final textual production. We use as a theoretical basis for this work the assumptions present in Antunes (2007), Freire (2001), in BNCC (2018) about language teaching, as well as the contributions of Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), among other authors. After completing the research, we noticed a greater awareness on the part of students regarding VLSP, the contexts of their use and the consequences of their use at school and outside. This work also resulted in the creation of a pedagogical guide for teachers with step-by-step instructions for creating a series of reels at school.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSILVA Jr, Leônidas José dahttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Barreto filho, Ricardo Rioshttp://lattes.cnpq.br/0536886147259019Nascimento, Luciano Bernardo do2024-05-29T12:21:33Z2999-12-312024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento, Luciano Bernardo do. VARIAÇÃO LEXICAL À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TERMOS PEJORATIVOS COM BASE NO GÊNERO ‘REEL’. 2024. 115 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-05-29T12:21:34Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-05-29T12:21:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
Lexical variation in the light of sociolinguistics: a study on pejorative terms based on the genre ‘Reel’
title Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
spellingShingle Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
Nascimento, Luciano Bernardo do
: Ensino língua portuguesa
Gêneros digitais
Preconceito linguístico
Variação linguística
Portuguese language Education
Digital genres
Linguistic prejudice
Linguistic variation
LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
title_short Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
title_full Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
title_fullStr Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
title_full_unstemmed Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
title_sort Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
author Nascimento, Luciano Bernardo do
author_facet Nascimento, Luciano Bernardo do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA Jr, Leônidas José da
http://lattes.cnpq.br/3968129915385876
Martins, Iara Ferreira de Melo
http://lattes.cnpq.br/3624042741764952
Barreto filho, Ricardo Rios
http://lattes.cnpq.br/0536886147259019
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luciano Bernardo do
dc.subject.por.fl_str_mv : Ensino língua portuguesa
Gêneros digitais
Preconceito linguístico
Variação linguística
Portuguese language Education
Digital genres
Linguistic prejudice
Linguistic variation
LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
topic : Ensino língua portuguesa
Gêneros digitais
Preconceito linguístico
Variação linguística
Portuguese language Education
Digital genres
Linguistic prejudice
Linguistic variation
LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
description Este foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-29T12:21:33Z
2024-03-27
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nascimento, Luciano Bernardo do. VARIAÇÃO LEXICAL À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TERMOS PEJORATIVOS COM BASE NO GÊNERO ‘REEL’. 2024. 115 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985
identifier_str_mv Nascimento, Luciano Bernardo do. VARIAÇÃO LEXICAL À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TERMOS PEJORATIVOS COM BASE NO GÊNERO ‘REEL’. 2024. 115 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458436780326912