Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luciano Bernardo do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985
Resumo: Este foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.
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Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.This was work developed by the Professional master’s degree in literature – Profletras, at the State University of Paraíba, campus III and falls within the field of Languages and Literacy, with a focus on Language Studies and Social Practice. His motivation arose from the need to work, in the classroom, on aspects related to the social function of the language, after identifying the use, by 9th year elementary school students at a school in the city of Patos - PB, of lexical variants that have pejorative meanings from a pragmatic-discursive point of view, such as bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, among others, to refer to each other and that this use often seemed to be thoughtless. Therefore, we proposed a series of activities that aimed to study the different contexts of use of these variants in the school community. With this, we tested the hypothesis that after studying the different contexts of use of lexical variants that have a pejorative meaning from a pragmatic-discursive point of view, henceforth VLSP, students would start to monitor the use of these variants according to the communicative contexts, softening, thus, the random use of pejorative nature of such terms, a use that can cause bullying and prejudice. To this end, we adopted the methodological bias of action research and adapted the intervention model proposed in the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) to work with linguistic variation in the lexical field based on reel genre. Put this way, we developed an initial questionnaire to confirm the use of the variants in question and, after verifying what we had already noticed in the observations, we began applying the didactic sequence with the presentation of the situation and an initial production, followed by four modules of studies and a final textual production. We use as a theoretical basis for this work the assumptions present in Antunes (2007), Freire (2001), in BNCC (2018) about language teaching, as well as the contributions of Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), among other authors. After completing the research, we noticed a greater awareness on the part of students regarding VLSP, the contexts of their use and the consequences of their use at school and outside. This work also resulted in the creation of a pedagogical guide for teachers with step-by-step instructions for creating a series of reels at school.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSILVA Jr, Leônidas José dahttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Barreto filho, Ricardo Rioshttp://lattes.cnpq.br/0536886147259019Nascimento, Luciano Bernardo do2024-05-29T12:21:33Z2999-12-312024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento, Luciano Bernardo do. VARIAÇÃO LEXICAL À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TERMOS PEJORATIVOS COM BASE NO GÊNERO ‘REEL’. 2024. 115 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-05-29T12:21:34Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-05-29T12:21:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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