O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luan do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730
Resumo: A arte é um elemento que possui múltiplas funções sociais (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por exemplo) e é justamente por meio dessas funcionalidades que ela pode ser integrada a iniciativas de construção da paz. As teorizações sobre a virada estética nas Relações Internacionais (RI) e sobre a virada local nos Estudos para a Paz (EPP), sustentadas por um posicionamento crítico descolonial, são as literaturas basilares para o desenvolvimento dessa pesquisa, que tem por objetivo compreender como o teatro tem sido utilizado para a construção da paz na Colômbia, a partir do nível local (Bogotá). A conexão entre essas duas teorizações críticas dá suporte à análise das contribuições teóricas e práticas do teatro para a construção da paz (TPP), isto é, em iniciativas que visam promover transformações em cenários de violência, tratando conflitos de modo criativo e não violento. Posto isto, será apresentado um Estudo de Caso acerca da performance para a construção da paz da Fundação Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 e 2016, quando a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido (TO) passou a repercutir as ações do grupo, nacional e internacionalmente. A presente investigação, portanto, é orientada por uma abordagem qualitativa, exploratória e crítica, articulada por uma perspectiva metodológica reconstrutiva que visa assimilar as convergências e divergências entre as dimensões normativas e empíricas da pesquisa. Assim sendo, a partir do método histórico genealógico, que auxilia na análise bibliográfica e na composição do Estudo de Caso, podemos compreender que o teatro tem sido utilizado pelo TEF como uma ferramenta política e pedagógica para abordar os problemas sociais da Colômbia em diversas localidades, partindo de uma perspectiva mobilizadora da sociedade civil com ênfase na participação direta e indireta de setores populares, das comunidades e dos grupos socialmente vulneráveis. Além disso, é possível perceber que o TO é uma metodologia fundamental para a performance política do TEF, embora as contribuições desse ator para a construção da paz não se restrinjam a ela, tendo em vista que outros modelos e práticas teatrais – como o teatro callejero e comparsas – também têm colaborado com o compromisso da organização em promover transformações sociais.
id UEPB_6d88f794d9a424aeb3f8e532ba84b1bc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3730
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)El teatro para la construcción de la paz en Bogotá (Colombia): la representación del teatro experimental Fontibón (2003-2016)DescolonialidadeConstrução da pazTeatro do OprimidoColômbiaEstéticaDecolonialidadConstrucción de paz.Teatro del OprimidoColombiaEstéticaCIENCIAS HUMANASA arte é um elemento que possui múltiplas funções sociais (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por exemplo) e é justamente por meio dessas funcionalidades que ela pode ser integrada a iniciativas de construção da paz. As teorizações sobre a virada estética nas Relações Internacionais (RI) e sobre a virada local nos Estudos para a Paz (EPP), sustentadas por um posicionamento crítico descolonial, são as literaturas basilares para o desenvolvimento dessa pesquisa, que tem por objetivo compreender como o teatro tem sido utilizado para a construção da paz na Colômbia, a partir do nível local (Bogotá). A conexão entre essas duas teorizações críticas dá suporte à análise das contribuições teóricas e práticas do teatro para a construção da paz (TPP), isto é, em iniciativas que visam promover transformações em cenários de violência, tratando conflitos de modo criativo e não violento. Posto isto, será apresentado um Estudo de Caso acerca da performance para a construção da paz da Fundação Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 e 2016, quando a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido (TO) passou a repercutir as ações do grupo, nacional e internacionalmente. A presente investigação, portanto, é orientada por uma abordagem qualitativa, exploratória e crítica, articulada por uma perspectiva metodológica reconstrutiva que visa assimilar as convergências e divergências entre as dimensões normativas e empíricas da pesquisa. Assim sendo, a partir do método histórico genealógico, que auxilia na análise bibliográfica e na composição do Estudo de Caso, podemos compreender que o teatro tem sido utilizado pelo TEF como uma ferramenta política e pedagógica para abordar os problemas sociais da Colômbia em diversas localidades, partindo de uma perspectiva mobilizadora da sociedade civil com ênfase na participação direta e indireta de setores populares, das comunidades e dos grupos socialmente vulneráveis. Além disso, é possível perceber que o TO é uma metodologia fundamental para a performance política do TEF, embora as contribuições desse ator para a construção da paz não se restrinjam a ela, tendo em vista que outros modelos e práticas teatrais – como o teatro callejero e comparsas – também têm colaborado com o compromisso da organização em promover transformações sociais.El arte es un elemento que tiene múltiples funciones sociales (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por ejemplo) y es precisamente a través de estas funcionalidades que puede integrarse con iniciativas de construcción de paz. El giro estético en Relaciones Internacionales (RI) y el giro local en Estudios para la Paz (EPP), apoyados en una posición crítica decolonial, son las literaturas básicas para el desarrollo de esta investigación, que tiene como objetivo comprender cómo se ha utilizado el teatro para la construcción de paz en Colombia, desde el nivel local (Bogotá). La conexión entre estas dos teorizaciones críticas apoya el análisis de las contribuciones teóricas y prácticas del teatro para la construcción de paz (TPP), es decir, en iniciativas que apuntan a promover transformaciones en escenarios de violencia, tratando los conflictos de manera creativa y no violenta. Dicho esto, se presentará un Estudio de Caso sobre la actuación para la construcción de paz de la Fundación Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 y 2016, cuando el uso de la metodología Teatro del Oprimido (TO) comenzó a reflejar las acciones del grupo, a nivel nacional e internacional. La presente investigación, entonces, se guía por un enfoque cualitativo, exploratorio y crítico, articulado por una perspectiva metodológica reconstructiva que busca asimilar las convergencias y divergencias entre las dimensiones normativa y empírica de la investigación. Así, a partir del método histórico genealógico, que ayuda en el análisis bibliográfico y en la composición del Estudio de Caso, podemos entender que el teatro ha sido utilizado por el TEF como una herramienta política y pedagógica para abordar los problemas sociales de Colombia en diferentes localizaciones, desde una perspectiva movilizadora de la sociedad civil con énfasis en la participación directa e indirecta de sectores populares, comunidades y grupos socialmente vulnerables. Además, es posible percibir que el TO es una metodología fundamental para la actuación política del TEF, aunque los aportes de este actor a la construcción de paz no se limitan a ella, considerando que otros modelos y prácticas teatrales – como el teatro callejero y comparsas – también han colaborado con el compromiso de la organización de promover el cambio social.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSABrasilUEPBPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRIKuhlmann, Paulo Roberto Loyollahttp://lattes.cnpq.br/6773838633892645Nobre, Fábio Rodrigo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1488422193691291Silva, Flávio José Rocha dahttp://lattes.cnpq.br/5003076014211529Gomes, Maíra Simanhttp://lattes.cnpq.br/6919553833211231Silva, Luan do Nascimento2021-05-20T01:52:44Z2020-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, L. do N. O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016). 2020. 191f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-20T04:19:36Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-20T04:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
El teatro para la construcción de la paz en Bogotá (Colombia): la representación del teatro experimental Fontibón (2003-2016)
title O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
spellingShingle O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
Silva, Luan do Nascimento
Descolonialidade
Construção da paz
Teatro do Oprimido
Colômbia
Estética
Decolonialidad
Construcción de paz.
Teatro del Oprimido
Colombia
Estética
CIENCIAS HUMANAS
title_short O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
title_full O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
title_fullStr O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
title_full_unstemmed O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
title_sort O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016)
author Silva, Luan do Nascimento
author_facet Silva, Luan do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla
http://lattes.cnpq.br/6773838633892645
Nobre, Fábio Rodrigo Ferreira
http://lattes.cnpq.br/1488422193691291
Silva, Flávio José Rocha da
http://lattes.cnpq.br/5003076014211529
Gomes, Maíra Siman
http://lattes.cnpq.br/6919553833211231
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luan do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Descolonialidade
Construção da paz
Teatro do Oprimido
Colômbia
Estética
Decolonialidad
Construcción de paz.
Teatro del Oprimido
Colombia
Estética
CIENCIAS HUMANAS
topic Descolonialidade
Construção da paz
Teatro do Oprimido
Colômbia
Estética
Decolonialidad
Construcción de paz.
Teatro del Oprimido
Colombia
Estética
CIENCIAS HUMANAS
description A arte é um elemento que possui múltiplas funções sociais (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por exemplo) e é justamente por meio dessas funcionalidades que ela pode ser integrada a iniciativas de construção da paz. As teorizações sobre a virada estética nas Relações Internacionais (RI) e sobre a virada local nos Estudos para a Paz (EPP), sustentadas por um posicionamento crítico descolonial, são as literaturas basilares para o desenvolvimento dessa pesquisa, que tem por objetivo compreender como o teatro tem sido utilizado para a construção da paz na Colômbia, a partir do nível local (Bogotá). A conexão entre essas duas teorizações críticas dá suporte à análise das contribuições teóricas e práticas do teatro para a construção da paz (TPP), isto é, em iniciativas que visam promover transformações em cenários de violência, tratando conflitos de modo criativo e não violento. Posto isto, será apresentado um Estudo de Caso acerca da performance para a construção da paz da Fundação Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 e 2016, quando a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido (TO) passou a repercutir as ações do grupo, nacional e internacionalmente. A presente investigação, portanto, é orientada por uma abordagem qualitativa, exploratória e crítica, articulada por uma perspectiva metodológica reconstrutiva que visa assimilar as convergências e divergências entre as dimensões normativas e empíricas da pesquisa. Assim sendo, a partir do método histórico genealógico, que auxilia na análise bibliográfica e na composição do Estudo de Caso, podemos compreender que o teatro tem sido utilizado pelo TEF como uma ferramenta política e pedagógica para abordar os problemas sociais da Colômbia em diversas localidades, partindo de uma perspectiva mobilizadora da sociedade civil com ênfase na participação direta e indireta de setores populares, das comunidades e dos grupos socialmente vulneráveis. Além disso, é possível perceber que o TO é uma metodologia fundamental para a performance política do TEF, embora as contribuições desse ator para a construção da paz não se restrinjam a ela, tendo em vista que outros modelos e práticas teatrais – como o teatro callejero e comparsas – também têm colaborado com o compromisso da organização em promover transformações sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
2021-05-20T01:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. do N. O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016). 2020. 191f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730
identifier_str_mv SILVA, L. do N. O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016). 2020. 191f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA
Brasil
UEPB
Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA
Brasil
UEPB
Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458424855920640