Violência contra a mulher, o Teatro do Oprimido e o Teatro das Oprimidas: construindo formas de intervenção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renata Cibelli Freire
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45758
Resumo: Dentre os tipos de violência de gênero, a violência contra a mulher é a mais frequente no contexto brasileiro. Isso se dá apesar dos avanços normativos, da criação de mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e do estabelecimento de medidas para a prevenção, assistência e proteção às mulheres em situação de violência. Através do esquema de dominação-exploração-opressão, o cisheteropatriarcado exerce grande influência na vida das mulheres, em especial daquelas em situação de pobreza. O Teatro do Oprimido (TO) é um dispositivo emancipatório e alternativo que se propõe a questionar aspectos da coletividade. Através do TO, objetiva-se compreender os mecanismos pelos quais uma opressão se produz, a descoberta de táticas e estratégias para evitá-la e o ensaio dessas práticas. A partir da associação desses dois elementos e em busca da construção de meios libertadores, criativos, dialógicos para debater a violência contra a mulher, nasceu essa pesquisa. O estudo pretende analisar o Teatro do Oprimido como forma de intervenção social em casos de violência contra a mulher, bem como avaliar uma proposta metodológica de trabalho com base no método do TO, caracterizar e analisar os desafios de atuação com TO na atualidade e identificar as estratégias para a garantia dos pressupostos do trabalho com TO. Fazem parte desta pesquisa seis mulheres, curingas, atuantes no TO. Os procedimentos e instrumentos de construção de dados utilizados foram a avaliação de um planejamento de intervenção voltado para mulheres e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que o Teatro do Oprimido tem sua importância no debate acerca de opressões, mas apontam a relevância do Teatro das Oprimidas como uma estratégia relevante para discutir a consubstancialidade de gênero, raça e classe. Ambas as metodologias foram destacadas como meios para conscientização de si, das opressões presentes nas vidas dos sujeitos e da macroestrutura que sustenta essas opressões. Outrossim, foram apontadas como caminhos rumo à transformação tanto de contextos de vidas particulares quanto para a transformação social.
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Isso se dá apesar dos avanços normativos, da criação de mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e do estabelecimento de medidas para a prevenção, assistência e proteção às mulheres em situação de violência. Através do esquema de dominação-exploração-opressão, o cisheteropatriarcado exerce grande influência na vida das mulheres, em especial daquelas em situação de pobreza. O Teatro do Oprimido (TO) é um dispositivo emancipatório e alternativo que se propõe a questionar aspectos da coletividade. Através do TO, objetiva-se compreender os mecanismos pelos quais uma opressão se produz, a descoberta de táticas e estratégias para evitá-la e o ensaio dessas práticas. A partir da associação desses dois elementos e em busca da construção de meios libertadores, criativos, dialógicos para debater a violência contra a mulher, nasceu essa pesquisa. O estudo pretende analisar o Teatro do Oprimido como forma de intervenção social em casos de violência contra a mulher, bem como avaliar uma proposta metodológica de trabalho com base no método do TO, caracterizar e analisar os desafios de atuação com TO na atualidade e identificar as estratégias para a garantia dos pressupostos do trabalho com TO. Fazem parte desta pesquisa seis mulheres, curingas, atuantes no TO. Os procedimentos e instrumentos de construção de dados utilizados foram a avaliação de um planejamento de intervenção voltado para mulheres e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que o Teatro do Oprimido tem sua importância no debate acerca de opressões, mas apontam a relevância do Teatro das Oprimidas como uma estratégia relevante para discutir a consubstancialidade de gênero, raça e classe. Ambas as metodologias foram destacadas como meios para conscientização de si, das opressões presentes nas vidas dos sujeitos e da macroestrutura que sustenta essas opressões. Outrossim, foram apontadas como caminhos rumo à transformação tanto de contextos de vidas particulares quanto para a transformação social.Among the types of gender violence, violence against women is the most frequent in the Brazilian context. This happens despite regulatory advances, the creation of mechanisms to curb domestic and family violence against women and the establishment of measures for the prevention, assistance and protection of women in situations of violence. Through the domination-exploitation-oppression scheme, cysheteropatriarchy exerts a great influence on women’s life, especially on those in poverty. The Theater of the Oppressed is an emancipatory and alternative device that proposes to question aspects of collectivity. Through TO, the purpose is to understand the mechanisms by which an oppression is produced, the discovery of tactics and strategies to avoid it and the rehearsal of these practices. From the association of these two elements and in search of the construction of liberating, creative and dialogic means to debate violence against women, this research was born. The study intends to analyze the Theater of the Oppressed as a form of social intervention in cases of violence against women, as well as to evaluate a methodological work proposal based on the method of the Theater of the Oppressed, to characterize and analyze the challenges of acting with Theater of the Oppressed nowadays and to identify the strategies for guaranteeing the fundamentals of the Theater of the Oppressed. Six women, jokers, working in TO are part of this research. The collection procedures and instruments used were the evaluation of an intervention planning aimed at women and semi-structured interviews. The results showed that the Theater of the Oppressed has its importance in the debate about oppression, but they point out the relevance of the Feminist Theater of the Oppressed as a way to discuss the consubstantiality of gender, race and class. It is a new methodology, designed to address specificities of women's oppression, without losing sight of the totality, the social context in which they operate. Both methodologies, the Theater of the Oppressed and the Feminist Theater of the Oppressed, were highlighted as means of reaching self-awareness and understanding the oppressions present in the lives of subjects and the macrostructure that sustains these oppressions. Furthermore, they were pointed out as paths towards the transformation of both private life and social context.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilViolência contra mulherTeatro do OprimidoTeatro das OprimidasViolência contra a mulher, o Teatro do Oprimido e o Teatro das Oprimidas: construindo formas de intervenção socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALViolenciacontramulher_Barbosa_2021.pdfapplication/pdf755568https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45758/1/Violenciacontramulher_Barbosa_2021.pdf45bba66abff4f39af20b4d8f45ae662eMD51123456789/457582022-05-02 12:55:57.192oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:55:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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