A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasiliano, Gildeneide da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4753
Resumo: O ensino de Ciências, e mais especificamente o ensino de Física, tem sido pauta de diversos debates no contexto de pesquisas educacionais. E entre as discussões que são suscitadas está a necessidade de reformulação didática e metodológica do ensino de Ciências. A supremacia das equações e a memorização de exercícios matemáticos são algumas das críticas ao ensino tradicional de Física. Nesse debate, algumas abordagens são destacadas como potencialmente relevantes na busca de melhorar o ensino das Ciências, e dentre elas se encontra a proposta de interlocução entre a Literatura e o referido ensino. Os argumentos a favor dessa proposta são diversos, porém a sua efetivação no ambiente escolar ainda é embrionária. Nesta pesquisa objetivamos investigar as potencialidades e limitações de uma proposta didática construída a partir da interlocução entre o ensino de Física e a literatura de ficção científica. A proposta foi elaborada a partir da obra Frankenstein, da autora Mary Shelley e, uma sequência didática circunscrita ao universo da alfabetização científica escolar será um dos resultados deste trabalho. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa limitada ao universo da pesquisa em ensino de Ciências. Pode ser considerada como uma pesquisa educacional ou estudo de caso. A intervenção didática foi realizada de maneira exitosa, se configurando em mais um passo no caminho da ruptura com o ensino tradicional que acaba limitando a ação didática em apenas um aspecto do conhecimento. Os estudantes assumiram uma postura mais ativa com uma evidente mudança de atitude no que diz respeito à construção do seu próprio conhecimento.
id UEPB_73148383df1870a078cc688c12ef478e
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4753
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didáticaEnsino de ciênciasFicção científicaCiênciaLitaraturaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de Ciências, e mais especificamente o ensino de Física, tem sido pauta de diversos debates no contexto de pesquisas educacionais. E entre as discussões que são suscitadas está a necessidade de reformulação didática e metodológica do ensino de Ciências. A supremacia das equações e a memorização de exercícios matemáticos são algumas das críticas ao ensino tradicional de Física. Nesse debate, algumas abordagens são destacadas como potencialmente relevantes na busca de melhorar o ensino das Ciências, e dentre elas se encontra a proposta de interlocução entre a Literatura e o referido ensino. Os argumentos a favor dessa proposta são diversos, porém a sua efetivação no ambiente escolar ainda é embrionária. Nesta pesquisa objetivamos investigar as potencialidades e limitações de uma proposta didática construída a partir da interlocução entre o ensino de Física e a literatura de ficção científica. A proposta foi elaborada a partir da obra Frankenstein, da autora Mary Shelley e, uma sequência didática circunscrita ao universo da alfabetização científica escolar será um dos resultados deste trabalho. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa limitada ao universo da pesquisa em ensino de Ciências. Pode ser considerada como uma pesquisa educacional ou estudo de caso. A intervenção didática foi realizada de maneira exitosa, se configurando em mais um passo no caminho da ruptura com o ensino tradicional que acaba limitando a ação didática em apenas um aspecto do conhecimento. Os estudantes assumiram uma postura mais ativa com uma evidente mudança de atitude no que diz respeito à construção do seu próprio conhecimento.The teaching of Science, and more specifically the teaching of Physics, has been the subject of several debates in the context of educational research. And among the discussions that are raised is the need for didactic and methodological reformulation of Science teaching. The supremacy of equations and the memorization of mathematical exercises are some of the criticisms of traditional Physics teaching. In this debate, some approaches are highlighted as potentially relevant in the quest to improve Science teaching, and among them is the proposal for dialogue between Literature and the aforementioned teaching. The arguments in favor of this proposal are diverse, but its effectiveness in the school environment is still embryonic. In this research we aim to investigate the strengths and limitations of a didactic proposal built from the interlocution between the teaching of Physics and science fiction literature. The proposal was elaborated from the work Frankenstein, by the author Mary Shelley and, a didactic sequence circumscribed to the universe of school scientific literacy will be one of the results of this work. With regard to methodology, this is a qualitative research limited to the universe of research in Science teaching. It can be considered as an educational research or case study. The didactic intervention was carried out successfully, becoming one more step in the path of breaking with traditional teaching that ends up limiting the didactic action in just one aspect of knowledge. Students took a more active stance with an evident change in attitude with regard to building their own knowledge.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPGermano, Marcelo GomesCosta, Antônio Roberto Faustino daNobre, Francisco Augusto SilvaBrasiliano, Gildeneide da Silva2023-09-28T14:56:10Z2023-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRASILIANO, G. S. A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática. 2023. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-09-28T14:56:11Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-09-28T14:56:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
title A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
spellingShingle A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
Brasiliano, Gildeneide da Silva
Ensino de ciências
Ficção científica
Ciência
Litaratura
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
title_full A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
title_fullStr A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
title_full_unstemmed A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
title_sort A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
author Brasiliano, Gildeneide da Silva
author_facet Brasiliano, Gildeneide da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
Costa, Antônio Roberto Faustino da
Nobre, Francisco Augusto Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasiliano, Gildeneide da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ficção científica
Ciência
Litaratura
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de ciências
Ficção científica
Ciência
Litaratura
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O ensino de Ciências, e mais especificamente o ensino de Física, tem sido pauta de diversos debates no contexto de pesquisas educacionais. E entre as discussões que são suscitadas está a necessidade de reformulação didática e metodológica do ensino de Ciências. A supremacia das equações e a memorização de exercícios matemáticos são algumas das críticas ao ensino tradicional de Física. Nesse debate, algumas abordagens são destacadas como potencialmente relevantes na busca de melhorar o ensino das Ciências, e dentre elas se encontra a proposta de interlocução entre a Literatura e o referido ensino. Os argumentos a favor dessa proposta são diversos, porém a sua efetivação no ambiente escolar ainda é embrionária. Nesta pesquisa objetivamos investigar as potencialidades e limitações de uma proposta didática construída a partir da interlocução entre o ensino de Física e a literatura de ficção científica. A proposta foi elaborada a partir da obra Frankenstein, da autora Mary Shelley e, uma sequência didática circunscrita ao universo da alfabetização científica escolar será um dos resultados deste trabalho. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa limitada ao universo da pesquisa em ensino de Ciências. Pode ser considerada como uma pesquisa educacional ou estudo de caso. A intervenção didática foi realizada de maneira exitosa, se configurando em mais um passo no caminho da ruptura com o ensino tradicional que acaba limitando a ação didática em apenas um aspecto do conhecimento. Os estudantes assumiram uma postura mais ativa com uma evidente mudança de atitude no que diz respeito à construção do seu próprio conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28T14:56:10Z
2023-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASILIANO, G. S. A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática. 2023. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4753
identifier_str_mv BRASILIANO, G. S. A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática. 2023. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813192753479680