A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweig, Graziele Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627
Resumo: O artigo apresenta reflexões oriundas de um projeto de pesquisa e ensino junto a estudantes do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Busca-se discutir o papel da narrativa de ficção no ensino de Ciências Sociais como forma de operar um desvio com relação ao regime de conhecimento baseado no modelo da representação e na concepção de ensinar como transmissão de conteúdos. Parte-se da constatação de que este modelo se mostra insuficiente para dar conta da complexidade da atuação docente, especialmente frente a seus desafios contemporâneos. Para isso, é apresentada uma experiência pedagógica na qual os estudantes foram convidados a escrever narrativas de ficção e a terem contato com diferentes produções dentro das atividades curriculares da disciplina de Sociologia. Com essa prática, buscou-se produzir uma experiência de aprendizagem inventiva e em correspondência com as potencialidades de criação do território em que estes jovens vivem. A investigação tem orientação etnográfica, envolvendo escrita de diários de campo e análise da produção escrita dos estudantes.
id UFPR-4_d3e4e52ad4bc78fbce83eea9bb072d2d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/61627
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A narrativa de ficção e o ensino de Ciências SociaisEducação; Ensino-AprendizagemEnsino de Ciências Sociais; ficção; etnografia; aprendizagemEducaçãoO artigo apresenta reflexões oriundas de um projeto de pesquisa e ensino junto a estudantes do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Busca-se discutir o papel da narrativa de ficção no ensino de Ciências Sociais como forma de operar um desvio com relação ao regime de conhecimento baseado no modelo da representação e na concepção de ensinar como transmissão de conteúdos. Parte-se da constatação de que este modelo se mostra insuficiente para dar conta da complexidade da atuação docente, especialmente frente a seus desafios contemporâneos. Para isso, é apresentada uma experiência pedagógica na qual os estudantes foram convidados a escrever narrativas de ficção e a terem contato com diferentes produções dentro das atividades curriculares da disciplina de Sociologia. Com essa prática, buscou-se produzir uma experiência de aprendizagem inventiva e em correspondência com as potencialidades de criação do território em que estes jovens vivem. A investigação tem orientação etnográfica, envolvendo escrita de diários de campo e análise da produção escrita dos estudantes.UFPRSchweig, Graziele Ramos2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627/41201https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627/41202Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/61627Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
title A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
spellingShingle A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
Schweig, Graziele Ramos
Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências Sociais; ficção; etnografia; aprendizagem
Educação
title_short A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
title_full A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
title_fullStr A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
title_full_unstemmed A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
title_sort A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
author Schweig, Graziele Ramos
author_facet Schweig, Graziele Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweig, Graziele Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências Sociais; ficção; etnografia; aprendizagem
Educação
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências Sociais; ficção; etnografia; aprendizagem
Educação
description O artigo apresenta reflexões oriundas de um projeto de pesquisa e ensino junto a estudantes do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Busca-se discutir o papel da narrativa de ficção no ensino de Ciências Sociais como forma de operar um desvio com relação ao regime de conhecimento baseado no modelo da representação e na concepção de ensinar como transmissão de conteúdos. Parte-se da constatação de que este modelo se mostra insuficiente para dar conta da complexidade da atuação docente, especialmente frente a seus desafios contemporâneos. Para isso, é apresentada uma experiência pedagógica na qual os estudantes foram convidados a escrever narrativas de ficção e a terem contato com diferentes produções dentro das atividades curriculares da disciplina de Sociologia. Com essa prática, buscou-se produzir uma experiência de aprendizagem inventiva e em correspondência com as potencialidades de criação do território em que estes jovens vivem. A investigação tem orientação etnográfica, envolvendo escrita de diários de campo e análise da produção escrita dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627/41201
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627/41202
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899164606464