Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123
Resumo: As buscas por um ensino eficaz, que dê possibilidades de o aluno pensar, interagir ou modificar o meio onde vive é constante. Os debates entre as diversas áreas como a pedagogia, psicologia, neurociência, sociologia entre outras, são constantes nesse aspecto. Em um mundo globalizado onde as informações estão disponíveis de forma muito mais fácil e rápida, onde fatos e acontecimentos inundam nossas mídias quase em tempo real, a educação precisa estar atualizada, a par das novas tecnologias de informação e comunicação e procurar associá-las a técnicas de ensino que possam produzir no aluno as condições necessárias para manipular estas ferramentas de forma eficaz nos seus planos de trabalho e tomadas de decisões. Diante do exposto, objetivamos nesse trabalho, a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que discute o efeito Hall, conteúdo que embora seja uma aplicação direta de tópicos de eletromagnetismo já contemplados nos cursos normais de ensino médio, não é apresentado como contextualização do cotidiano do aluno. Baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a UEPS está apoiada nos conhecimentos prévios de cada orientando, ponto de partida para o aprendizado dos novos conceitos. Além disso, os princípios, ideias e estratégias apontadas pelo professor Marco Antonio Moreira no seu trabalho sobre a Aprendizagem Significativa Crítica, norteiam e complementam a sequência didática sobre o efeito Hall. Suas propostas de intervenções e estratégias, apresentam potencial de facilitadoras da aprendizagem. Ademais, incorporamos à UEPS a utilização de um simulador deste efeito desenvolvido no programa Modellus, buscando, assim, permite aos alunos interagirem entre si e investigarem as relações existentes entre as grandezas Físicas envolvidas no fenômeno. Assim, neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que busca utilizar o universo vivencial do aluno e, a partir dele, apresentar novos conhecimentos que façam sentido no seu dia a dia e que o permitam interpretar de forma consciente, o mundo que o rodeia.
id UEPB_779f25301d3cc7eca42f3ce45ebd1914
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3123
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito HallAprendizagem significativaUnidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPSEletromagnetismoFerramenta educacionalSignificant learningCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAs buscas por um ensino eficaz, que dê possibilidades de o aluno pensar, interagir ou modificar o meio onde vive é constante. Os debates entre as diversas áreas como a pedagogia, psicologia, neurociência, sociologia entre outras, são constantes nesse aspecto. Em um mundo globalizado onde as informações estão disponíveis de forma muito mais fácil e rápida, onde fatos e acontecimentos inundam nossas mídias quase em tempo real, a educação precisa estar atualizada, a par das novas tecnologias de informação e comunicação e procurar associá-las a técnicas de ensino que possam produzir no aluno as condições necessárias para manipular estas ferramentas de forma eficaz nos seus planos de trabalho e tomadas de decisões. Diante do exposto, objetivamos nesse trabalho, a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que discute o efeito Hall, conteúdo que embora seja uma aplicação direta de tópicos de eletromagnetismo já contemplados nos cursos normais de ensino médio, não é apresentado como contextualização do cotidiano do aluno. Baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a UEPS está apoiada nos conhecimentos prévios de cada orientando, ponto de partida para o aprendizado dos novos conceitos. Além disso, os princípios, ideias e estratégias apontadas pelo professor Marco Antonio Moreira no seu trabalho sobre a Aprendizagem Significativa Crítica, norteiam e complementam a sequência didática sobre o efeito Hall. Suas propostas de intervenções e estratégias, apresentam potencial de facilitadoras da aprendizagem. Ademais, incorporamos à UEPS a utilização de um simulador deste efeito desenvolvido no programa Modellus, buscando, assim, permite aos alunos interagirem entre si e investigarem as relações existentes entre as grandezas Físicas envolvidas no fenômeno. Assim, neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que busca utilizar o universo vivencial do aluno e, a partir dele, apresentar novos conhecimentos que façam sentido no seu dia a dia e que o permitam interpretar de forma consciente, o mundo que o rodeia.The searches for an effective teaching, which gives the students possibilities to think, interact or modify the environment where they live are constant. The debates between the different areas like pedagogy, psychology, neuroscience, sociology between others, are endless in this aspect. In a globalized world where information is easily and quickly available, where facts and events overload our media almost in real time, education needs to be update with new information and communication technologies and search associate them with teaching techniques that can produce in the students the necessary conditions to manipulate these tools effectively in their plans of work and decision making. In view of the above, the objective of this work is the construction of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) on the Hall effect, a content that is a direct application of electromagnetism topics already contemplated in normal high school courses. contextualization of the students daily life. Based on the memory of Ausubel's meaningful learning, a UEPS is supported by the prior knowledge of each orienting, starting point for the learning of the new concepts. In addition, the principles, ideas and strategies pointed out by Professor Marco Antonio Moreira in his work on Critical Significant Learning, north and complement the didactic sequence on the Hall effect. Their ideas for interventions and strategies, and the potential of learning facilitators. In addition, we incorporate to the UEPS an application of a simulator of this program developed without Modellus program, this way, it allows the students to interact among themselves and to investigate as relations between the Physical greats involved in the phenomenon. Therefore, in this work, we present a didactic intervention idea that searches the universe of the students experience, from them, to present new knowledge that makes their day-to-day and allow them to interpret in a conscious way, the world that surrounds them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFCavalcante, Everton01069976539http://lattes.cnpq.br/6335518464536959Silva, Ana Paula Bispo da09566731809http://lattes.cnpq.br/0263132634838418Fonseca Neto, Joel Batista da18113230491http://lattes.cnpq.br/2044377577043425Santos, José Jamilton Rodrigues dos04044115419http://lattes.cnpq.br/5465012466654473Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da2018-06-18T18:14:47Z2018-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, V. J. M. M. da. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall. 2018. 114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-19T04:13:49Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-19T04:13:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
title Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
spellingShingle Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da
Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS
Eletromagnetismo
Ferramenta educacional
Significant learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
title_full Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
title_fullStr Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
title_full_unstemmed Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
title_sort Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
author Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da
author_facet Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Everton
01069976539
http://lattes.cnpq.br/6335518464536959
Silva, Ana Paula Bispo da
09566731809
http://lattes.cnpq.br/0263132634838418
Fonseca Neto, Joel Batista da
18113230491
http://lattes.cnpq.br/2044377577043425
Santos, José Jamilton Rodrigues dos
04044115419
http://lattes.cnpq.br/5465012466654473
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS
Eletromagnetismo
Ferramenta educacional
Significant learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS
Eletromagnetismo
Ferramenta educacional
Significant learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description As buscas por um ensino eficaz, que dê possibilidades de o aluno pensar, interagir ou modificar o meio onde vive é constante. Os debates entre as diversas áreas como a pedagogia, psicologia, neurociência, sociologia entre outras, são constantes nesse aspecto. Em um mundo globalizado onde as informações estão disponíveis de forma muito mais fácil e rápida, onde fatos e acontecimentos inundam nossas mídias quase em tempo real, a educação precisa estar atualizada, a par das novas tecnologias de informação e comunicação e procurar associá-las a técnicas de ensino que possam produzir no aluno as condições necessárias para manipular estas ferramentas de forma eficaz nos seus planos de trabalho e tomadas de decisões. Diante do exposto, objetivamos nesse trabalho, a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que discute o efeito Hall, conteúdo que embora seja uma aplicação direta de tópicos de eletromagnetismo já contemplados nos cursos normais de ensino médio, não é apresentado como contextualização do cotidiano do aluno. Baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a UEPS está apoiada nos conhecimentos prévios de cada orientando, ponto de partida para o aprendizado dos novos conceitos. Além disso, os princípios, ideias e estratégias apontadas pelo professor Marco Antonio Moreira no seu trabalho sobre a Aprendizagem Significativa Crítica, norteiam e complementam a sequência didática sobre o efeito Hall. Suas propostas de intervenções e estratégias, apresentam potencial de facilitadoras da aprendizagem. Ademais, incorporamos à UEPS a utilização de um simulador deste efeito desenvolvido no programa Modellus, buscando, assim, permite aos alunos interagirem entre si e investigarem as relações existentes entre as grandezas Físicas envolvidas no fenômeno. Assim, neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que busca utilizar o universo vivencial do aluno e, a partir dele, apresentar novos conhecimentos que façam sentido no seu dia a dia e que o permitam interpretar de forma consciente, o mundo que o rodeia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18T18:14:47Z
2018-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, V. J. M. M. da. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall. 2018. 114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123
identifier_str_mv SILVA, V. J. M. M. da. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall. 2018. 114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709218716319744