O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. |
id |
UEPB_795124d746092b8b079a39a13cb4ba3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2940 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digitalCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem.This dissertation is the result of a research that had as main objective to analyze the softwares that have been developed with contents for the teaching of History, focusing the analytical look on the proposals elaborated as didactic-pedagogical tool. The problematization of the work was guided by the question about the possibilities raised by these softwares for a new dynamics in teaching and learning or if they only instrumented the rereading of a traditional teaching line. To do so, we investigate the software available on the Teacher Portal, and allocated to the Ministry of Education servers. After a categorization and description, prioritizing the methodology, style and approach worked, we try to understand the applicability of these to the construction of a historical knowledge. We use as theoretical references, works of Cultural History and Pedagogy, suitable both for the contextualization of the school / teaching and learning in relation to new technologies, as well as for the integration of these tools with the teaching of History and its results. From Computer Science we obtained some concepts to identify the limitations and technological barriers found in software. In addition to the analysis, a Didactic Sequence was elaborated with the purpose of contributing to the teaching-learning process.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPBueno, João Batista GonçalvesLima, Daniel Torquato Fonseca de2018-04-03T11:34:10Z2017-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-04T04:15:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-04T04:15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
title |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
spellingShingle |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas Lima, Daniel Torquato Fonseca de 1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
title_full |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
title_fullStr |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
title_sort |
O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas |
author |
Lima, Daniel Torquato Fonseca de |
author_facet |
Lima, Daniel Torquato Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, João Batista Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniel Torquato Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-10 2018-04-03T11:34:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940 |
identifier_str_mv |
Lima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709217360510976 |