O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniel Torquato Fonseca de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem.
id UEPB_795124d746092b8b079a39a13cb4ba3c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2940
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digitalCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem.This dissertation is the result of a research that had as main objective to analyze the softwares that have been developed with contents for the teaching of History, focusing the analytical look on the proposals elaborated as didactic-pedagogical tool. The problematization of the work was guided by the question about the possibilities raised by these softwares for a new dynamics in teaching and learning or if they only instrumented the rereading of a traditional teaching line. To do so, we investigate the software available on the Teacher Portal, and allocated to the Ministry of Education servers. After a categorization and description, prioritizing the methodology, style and approach worked, we try to understand the applicability of these to the construction of a historical knowledge. We use as theoretical references, works of Cultural History and Pedagogy, suitable both for the contextualization of the school / teaching and learning in relation to new technologies, as well as for the integration of these tools with the teaching of History and its results. From Computer Science we obtained some concepts to identify the limitations and technological barriers found in software. In addition to the analysis, a Didactic Sequence was elaborated with the purpose of contributing to the teaching-learning process.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPBueno, João Batista GonçalvesLima, Daniel Torquato Fonseca de2018-04-03T11:34:10Z2017-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-04T04:15:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-04T04:15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
title O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
spellingShingle O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
Lima, Daniel Torquato Fonseca de
1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
title_full O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
title_fullStr O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
title_full_unstemmed O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
title_sort O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas
author Lima, Daniel Torquato Fonseca de
author_facet Lima, Daniel Torquato Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, João Batista Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniel Torquato Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
2018-04-03T11:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940
identifier_str_mv Lima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709217360510976