INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202 |
Resumo: | Este paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes. |
id |
UNIMES-1_183dd628dad72c5907e2b798ab582c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1202 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTASEnsino; Educação; Educação a Distânciaferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagemEste paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMust UniversitySantos, Rosana Dantas dos2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202/1084Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1202Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
title |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS Santos, Rosana Dantas dos Ensino; Educação; Educação a Distância ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem |
title_short |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
title_full |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
title_sort |
INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS |
author |
Santos, Rosana Dantas dos |
author_facet |
Santos, Rosana Dantas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Must University |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosana Dantas dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação; Educação a Distância ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem |
topic |
Ensino; Educação; Educação a Distância ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem |
description |
Este paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202/1084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275679571968 |