INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosana Dantas dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202
Resumo: Este paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes.
id UNIMES-1_183dd628dad72c5907e2b798ab582c1d
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1202
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTASEnsino; Educação; Educação a Distânciaferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagemEste paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMust UniversitySantos, Rosana Dantas dos2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202/1084Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1202Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
title INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
spellingShingle INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
Santos, Rosana Dantas dos
Ensino; Educação; Educação a Distância
ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem
title_short INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
title_full INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
title_fullStr INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
title_sort INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS
author Santos, Rosana Dantas dos
author_facet Santos, Rosana Dantas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Must University
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosana Dantas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação a Distância
ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem
topic Ensino; Educação; Educação a Distância
ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem
description Este paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1202/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275679571968