Ensino de geografia e histórias em quadrinhos: uso da plataforma Pixton no 6° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3673 |
Resumo: | O presente estudo é fruto de uma pesquisa-ação referente a considerações a respeito da aplicabilidade de histórias em quadrinhos, elaboradas em uma plataforma digital, para o ensino de geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Ao perceber as dificuldades dos discentes dessa etapa da educação básica em fixar e agregar significados aos conteúdos trabalhados na disciplina, referentes aos aspectos naturais e físicos de modo a relacioná-los com o seu cotidiano, a pesquisa apresenta como objetivo analisar os impactos e potencialidades que as HQs, construídas na plataforma Pixton e utilizadas como recurso didático-pedagógico, podem proporcionar ao ensino e à aprendizagem de geografia nessa série do Ensino Fundamental. A escolha por trabalhar com as histórias em quadrinhos justifica-se porque esse gênero literário se caracteriza como um dos mais atrativos para crianças e adolescentes e por oferecer uma gama de possibilidades em sua criação e aplicação pedagógica. Uma vez produzidas em plataformas digitais como a Pixton, que disponibiliza um ambiente virtual de fácil manuseio, tornam possível a contextualização do assunto disciplinar na vivência do estudante, além de promover um processo educacional no meio informatizado. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação teve como público duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Fagundes-PB, no ano de 2019. Turmas que foram previamente selecionadas por meio de observações e aplicação de questionários diagnósticos. O estudo teve como base um levantamento teórico-conceitual e partiu de uma discussão sobre currículo escolar, sobretudo na disciplina de geografia; assim, trouxe Rocha (2014), Moura e Candau (2007), entre outros, para esclarecer a necessidade de construí-lo com base nas orientações da BNCC, LDB e PCNs, relacionando o currículo dessa disciplina com a variedades de conteúdos e informações adquiridas pelos discentes fora do ambiente escolar. Na perspectiva de um processo de ensino e aprendizagem a partir das vivências dos estudantes e de suas percepções de mundo, fundamentou-se no pensamento de Yi-Fu Tuan (1983) e Cavalcanti (2007). Considerou a concepção de Koll (2010), Morin (1921), Vygotsky (1987) e Freire (1996) no tocante ao desenvolvimento de um currículo articulado com metodologias ativas de aprendizagem. Refletindo, conforme Vegueiro (2004), Ramos (2017), Freitas e Matos (2019), a respeito das possibilidades de efetuar o ensino e a aprendizagem em geografia em turmas de 6º ano, por meio de histórias em quadrinhos, apresentadas por Rojo (2012), como recursos didáticos multimodais, os quais, quando construídos pelo professor em uma plataforma digital, promovem a textualização dos conteúdos disciplinares a partir da realidade dos estudantes, por meio da imersão da prática pedagógica nas tecnologias digitais, conforme Prensky (2001), Lévy (1999) e Castells (2003). Ocorreu o desenvolvimento de três sequências didáticas, abordando três conteúdos de geografia. Cada tema foi trabalhado em uma sequência didática. No primeiro momento, houve a inclusão de recursos rotineiramente utilizados pelo professor titular das turmas; mas, sem o uso das HQs elaboradas na Pixton, somente com a aplicação de uma atividade. No segundo momento, foi trabalhado o mesmo conteúdo, porém, com a utilização dos quadrinhos e, por fim, com a aplicação da mesma atividade realizada anteriormente. Dessa forma, os resultados constaram que as histórias em quadrinhos, quando trabalhadas nessa perspectiva, proporcionam um diálogo entre os conteúdos da geografia e o contexto local/global dos discentes. Associada aos recursos multimodais da plataforma, a linguagem torna-se clara e de fácil compreensão, visto que potencializa os processos de ensino e aprendizagem da disciplina. Permite, de forma lúdica, leituras de mundo diversificadas, partindo do imaginário para o real, por meio de imagens e elementos textuais em configurações gráficas, as quais condizem com uma identidade visual com a qual o público alvo se identifica. |
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Ensino de geografia e histórias em quadrinhos: uso da plataforma Pixton no 6° ano do ensino fundamentalEnsino de geografiaHistórias em quadrinhosPlataforma PixtonEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente estudo é fruto de uma pesquisa-ação referente a considerações a respeito da aplicabilidade de histórias em quadrinhos, elaboradas em uma plataforma digital, para o ensino de geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Ao perceber as dificuldades dos discentes dessa etapa da educação básica em fixar e agregar significados aos conteúdos trabalhados na disciplina, referentes aos aspectos naturais e físicos de modo a relacioná-los com o seu cotidiano, a pesquisa apresenta como objetivo analisar os impactos e potencialidades que as HQs, construídas na plataforma Pixton e utilizadas como recurso didático-pedagógico, podem proporcionar ao ensino e à aprendizagem de geografia nessa série do Ensino Fundamental. A escolha por trabalhar com as histórias em quadrinhos justifica-se porque esse gênero literário se caracteriza como um dos mais atrativos para crianças e adolescentes e por oferecer uma gama de possibilidades em sua criação e aplicação pedagógica. Uma vez produzidas em plataformas digitais como a Pixton, que disponibiliza um ambiente virtual de fácil manuseio, tornam possível a contextualização do assunto disciplinar na vivência do estudante, além de promover um processo educacional no meio informatizado. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação teve como público duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Fagundes-PB, no ano de 2019. Turmas que foram previamente selecionadas por meio de observações e aplicação de questionários diagnósticos. O estudo teve como base um levantamento teórico-conceitual e partiu de uma discussão sobre currículo escolar, sobretudo na disciplina de geografia; assim, trouxe Rocha (2014), Moura e Candau (2007), entre outros, para esclarecer a necessidade de construí-lo com base nas orientações da BNCC, LDB e PCNs, relacionando o currículo dessa disciplina com a variedades de conteúdos e informações adquiridas pelos discentes fora do ambiente escolar. Na perspectiva de um processo de ensino e aprendizagem a partir das vivências dos estudantes e de suas percepções de mundo, fundamentou-se no pensamento de Yi-Fu Tuan (1983) e Cavalcanti (2007). Considerou a concepção de Koll (2010), Morin (1921), Vygotsky (1987) e Freire (1996) no tocante ao desenvolvimento de um currículo articulado com metodologias ativas de aprendizagem. Refletindo, conforme Vegueiro (2004), Ramos (2017), Freitas e Matos (2019), a respeito das possibilidades de efetuar o ensino e a aprendizagem em geografia em turmas de 6º ano, por meio de histórias em quadrinhos, apresentadas por Rojo (2012), como recursos didáticos multimodais, os quais, quando construídos pelo professor em uma plataforma digital, promovem a textualização dos conteúdos disciplinares a partir da realidade dos estudantes, por meio da imersão da prática pedagógica nas tecnologias digitais, conforme Prensky (2001), Lévy (1999) e Castells (2003). Ocorreu o desenvolvimento de três sequências didáticas, abordando três conteúdos de geografia. Cada tema foi trabalhado em uma sequência didática. No primeiro momento, houve a inclusão de recursos rotineiramente utilizados pelo professor titular das turmas; mas, sem o uso das HQs elaboradas na Pixton, somente com a aplicação de uma atividade. No segundo momento, foi trabalhado o mesmo conteúdo, porém, com a utilização dos quadrinhos e, por fim, com a aplicação da mesma atividade realizada anteriormente. Dessa forma, os resultados constaram que as histórias em quadrinhos, quando trabalhadas nessa perspectiva, proporcionam um diálogo entre os conteúdos da geografia e o contexto local/global dos discentes. Associada aos recursos multimodais da plataforma, a linguagem torna-se clara e de fácil compreensão, visto que potencializa os processos de ensino e aprendizagem da disciplina. Permite, de forma lúdica, leituras de mundo diversificadas, partindo do imaginário para o real, por meio de imagens e elementos textuais em configurações gráficas, as quais condizem com uma identidade visual com a qual o público alvo se identifica.The present study is the result of an action research related to considerations regarding the applicability of comic books, elaborated on a digital platform, for teaching geography in the 6th year of Elementary School. When realizing the difficulties of students in this stage of basic education in fixing and adding meanings to the contents worked on in the discipline, referring to natural and physical aspects in order to relate them to their daily lives, the research aims to analyze the impacts and potentialities that the comics, built on the Pixton platform and used as a didactic-pedagogical resource, can provide teaching and learning geography in this series of elementary school. The choice to work with comics is justified because this literary genre is characterized as one of the most attractive for children and adolescents and because it offers a range of possibilities in its creation and pedagogical application. Once produced on digital platforms such as Pixton, which provides an easy-to-use virtual environment, they make it possible to contextualize the disciplinary subject in the student's experience, in addition to promoting an educational process in the computerized environment. Based on a qualitative approach, the research-action was aimed at two classes of 6th grade of elementary school in a public school located in the city of Fagundes-PB, in 2019. Classes that were previously selected through observations and application diagnostic questionnaires. The study was based on a theoretical-conceptual survey and started from a discussion about school curriculum, especially in the discipline of geography; thus, brought Rocha (2014), Moura and Candau (2007), among others, to clarify the need to build it based on the guidelines of the BNCC, LDB and PCNs, relating the curriculum of this discipline to the varieties of content and information acquired by students outside the school environment. In the perspective of a teaching and learning process based on the students' experiences and their perceptions of the world, it was based on the thinking of Yi-Fu Tuan (1983) and Cavalcanti (2007). It considered the conception of Koll (2010), Morin (1921), Vygotsky (1987) and Freire (1996) with regard to the development of an articulated curriculum with active learning methodologies. Reflecting, according to Vegueiro (2004), Ramos (2017), Freitas and Matos (2019), about the possibilities of teaching and learning in geography in 6th grade classes, through comic books, presented by Rojo ( 2012), as multimodal didactic resources, which, when constructed by the teacher on a digital platform, promote the textualization of disciplinary contents from the students' reality, through the immersion of pedagogical practice in digital technologies, according to Prensky (2001), Lévy (1999) and Castells (2003). There was the development of three didactic sequences, covering three geography contents. Each theme was worked out in a didactic sequence. At first, there was the inclusion of resources routinely used by the head teacher of the classes; but, without the use of the comic books developed at Pixton, only with the application of an activity. In the second moment, the same content was worked on, however, with the use of comics and, finally, with the application of the same activity performed previously. Thus, the results showed that comic books, when worked from this perspective, provide a dialogue between the contents of geography and the local / global context of the students. Associated with the platform's multimodal resources, the language becomes clear and easy to understand, as it enhances the discipline's teaching and learning processes. It allows, in a playful way, diverse world readings, starting from the imaginary to the real, through images and textual elements in graphic configurations, which are consistent with a visual identity with which the target audience identifies.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCosta, Antônio Roberto Faustino daSilva, José Wellington Farias da2020-11-26T21:03:42Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, J. W. F. da. Ensino de geografia e histórias em quadrinhos: uso da plataforma Pixton no 6° ano do ensino fundamental. 2020. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-11-27T04:20:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-11-27T04:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O presente estudo é fruto de uma pesquisa-ação referente a considerações a respeito da aplicabilidade de histórias em quadrinhos, elaboradas em uma plataforma digital, para o ensino de geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Ao perceber as dificuldades dos discentes dessa etapa da educação básica em fixar e agregar significados aos conteúdos trabalhados na disciplina, referentes aos aspectos naturais e físicos de modo a relacioná-los com o seu cotidiano, a pesquisa apresenta como objetivo analisar os impactos e potencialidades que as HQs, construídas na plataforma Pixton e utilizadas como recurso didático-pedagógico, podem proporcionar ao ensino e à aprendizagem de geografia nessa série do Ensino Fundamental. A escolha por trabalhar com as histórias em quadrinhos justifica-se porque esse gênero literário se caracteriza como um dos mais atrativos para crianças e adolescentes e por oferecer uma gama de possibilidades em sua criação e aplicação pedagógica. Uma vez produzidas em plataformas digitais como a Pixton, que disponibiliza um ambiente virtual de fácil manuseio, tornam possível a contextualização do assunto disciplinar na vivência do estudante, além de promover um processo educacional no meio informatizado. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação teve como público duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Fagundes-PB, no ano de 2019. Turmas que foram previamente selecionadas por meio de observações e aplicação de questionários diagnósticos. O estudo teve como base um levantamento teórico-conceitual e partiu de uma discussão sobre currículo escolar, sobretudo na disciplina de geografia; assim, trouxe Rocha (2014), Moura e Candau (2007), entre outros, para esclarecer a necessidade de construí-lo com base nas orientações da BNCC, LDB e PCNs, relacionando o currículo dessa disciplina com a variedades de conteúdos e informações adquiridas pelos discentes fora do ambiente escolar. Na perspectiva de um processo de ensino e aprendizagem a partir das vivências dos estudantes e de suas percepções de mundo, fundamentou-se no pensamento de Yi-Fu Tuan (1983) e Cavalcanti (2007). Considerou a concepção de Koll (2010), Morin (1921), Vygotsky (1987) e Freire (1996) no tocante ao desenvolvimento de um currículo articulado com metodologias ativas de aprendizagem. Refletindo, conforme Vegueiro (2004), Ramos (2017), Freitas e Matos (2019), a respeito das possibilidades de efetuar o ensino e a aprendizagem em geografia em turmas de 6º ano, por meio de histórias em quadrinhos, apresentadas por Rojo (2012), como recursos didáticos multimodais, os quais, quando construídos pelo professor em uma plataforma digital, promovem a textualização dos conteúdos disciplinares a partir da realidade dos estudantes, por meio da imersão da prática pedagógica nas tecnologias digitais, conforme Prensky (2001), Lévy (1999) e Castells (2003). Ocorreu o desenvolvimento de três sequências didáticas, abordando três conteúdos de geografia. Cada tema foi trabalhado em uma sequência didática. No primeiro momento, houve a inclusão de recursos rotineiramente utilizados pelo professor titular das turmas; mas, sem o uso das HQs elaboradas na Pixton, somente com a aplicação de uma atividade. No segundo momento, foi trabalhado o mesmo conteúdo, porém, com a utilização dos quadrinhos e, por fim, com a aplicação da mesma atividade realizada anteriormente. Dessa forma, os resultados constaram que as histórias em quadrinhos, quando trabalhadas nessa perspectiva, proporcionam um diálogo entre os conteúdos da geografia e o contexto local/global dos discentes. Associada aos recursos multimodais da plataforma, a linguagem torna-se clara e de fácil compreensão, visto que potencializa os processos de ensino e aprendizagem da disciplina. Permite, de forma lúdica, leituras de mundo diversificadas, partindo do imaginário para o real, por meio de imagens e elementos textuais em configurações gráficas, as quais condizem com uma identidade visual com a qual o público alvo se identifica. |
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