O argumentar através da retextualização: discutindo os novos conceitos de família por meio do gênero meme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Leonardo Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3274
Resumo: Os alunos do ensino médio possuem dificuldade em dominar o conhecimento argumentativo para defender seus pontos de vista, seja desde situações cotidianas mais simples à necessidade de utilizar tais fundamentos em produções textuais. E isso dá-se, dentre outros motivos, por falta de leitura de mundo, de competências argumentativas, de elaboração linguística e, até mesmo, de exemplos práticos sobre como argumentar para as situações mais cotidianas. Por sua vez, a prática de retextualização é apagada nas escolas em benefício das atividades de reescritura. Assim, estimular a prática de argumentar através da retextualização do gênero meme com alunos do ensino médio é o objetivo geral do trabalho. Essa prática desperta o senso crítico dos discentes diante de situações-problema e temas contemporâneos que lhes são apresentados, estando estes relacionados a sua realidade. Por sua vez, destacamos como objetivos específicos: Estimular o trabalho com memes e outros textos multimodais em sala de aula; identificar e caracterizar as categorias de análise do processo retextualização nas produções textuais; identificar marcas argumentativas nos textos; e estimular a intervenção nas situações-problema (temas do cotidiano do aluno), a fim de propor resultados através da prática de escrita. O trabalho consiste, portanto, em uma pesquisa referente à argumentatividade nas produções textuais, utilizando-se do gênero meme, típico das redes sociais, para realizar atividades de retextualização, ou seja, do meme ao texto dissertativo-argumentativo. Quanto à metodologia do trabalho, trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa realizada em uma turma piloto do ensino médio da EEEFM Monsenhor José da Silva Coutinho, na cidade de Esperança – PB. Os principais referenciais teóricos estudados e que embasaram a presente pesquisa, no que concerne à leitura e produção textual, retextualização e argumentação, são Antunes ( 2003 ) , Breton (1999), Dell’Isolla (2007), Fiorin (2008 ), Garcia (2007) Hanks (2008), Koch (1987), Marcuschi (2002), Matêncio (2003) e Perelman (1996). Os resultados apontam que os professores podem contribuir com um ensino mais eficaz de Língua Portuguesa de forma mais dinâmica e atrativa (algo que deveria fazer parte do cotidiano das aulas) e isso resulta em produções mais críticas e embasadas, por serem dadas aos alunos as condições de produção.
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spelling O argumentar através da retextualização: discutindo os novos conceitos de família por meio do gênero meme1. Retextualização. 2. Produção textual. 3. Leitura. 4. Meme - Gênero textualCIENCIAS SOCIAIS APLICADASOs alunos do ensino médio possuem dificuldade em dominar o conhecimento argumentativo para defender seus pontos de vista, seja desde situações cotidianas mais simples à necessidade de utilizar tais fundamentos em produções textuais. E isso dá-se, dentre outros motivos, por falta de leitura de mundo, de competências argumentativas, de elaboração linguística e, até mesmo, de exemplos práticos sobre como argumentar para as situações mais cotidianas. Por sua vez, a prática de retextualização é apagada nas escolas em benefício das atividades de reescritura. Assim, estimular a prática de argumentar através da retextualização do gênero meme com alunos do ensino médio é o objetivo geral do trabalho. Essa prática desperta o senso crítico dos discentes diante de situações-problema e temas contemporâneos que lhes são apresentados, estando estes relacionados a sua realidade. Por sua vez, destacamos como objetivos específicos: Estimular o trabalho com memes e outros textos multimodais em sala de aula; identificar e caracterizar as categorias de análise do processo retextualização nas produções textuais; identificar marcas argumentativas nos textos; e estimular a intervenção nas situações-problema (temas do cotidiano do aluno), a fim de propor resultados através da prática de escrita. O trabalho consiste, portanto, em uma pesquisa referente à argumentatividade nas produções textuais, utilizando-se do gênero meme, típico das redes sociais, para realizar atividades de retextualização, ou seja, do meme ao texto dissertativo-argumentativo. Quanto à metodologia do trabalho, trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa realizada em uma turma piloto do ensino médio da EEEFM Monsenhor José da Silva Coutinho, na cidade de Esperança – PB. Os principais referenciais teóricos estudados e que embasaram a presente pesquisa, no que concerne à leitura e produção textual, retextualização e argumentação, são Antunes ( 2003 ) , Breton (1999), Dell’Isolla (2007), Fiorin (2008 ), Garcia (2007) Hanks (2008), Koch (1987), Marcuschi (2002), Matêncio (2003) e Perelman (1996). Os resultados apontam que os professores podem contribuir com um ensino mais eficaz de Língua Portuguesa de forma mais dinâmica e atrativa (algo que deveria fazer parte do cotidiano das aulas) e isso resulta em produções mais críticas e embasadas, por serem dadas aos alunos as condições de produção.High school learners have difficulties in mastering argumentative knowledge to defend their viewpoints, either from simpler everyday situations or to the need to use such fundamentals in textual productions. This is due, among other reasons, to a lack of world reading, argumentative competences, linguistic elaboration, and even of practical examples on how to argue for the most everyday situations. In turn, the practice of retextualization is negleted at schools for the benefit of rewriting activities. Therefore, to instigate the practice of arguing through the retextualization of the meme genre with high school students is the general objective of the work. This practice awakens the students' critical sense related to the problem-situations and contemporary themes which are presented to them, having the latter ones associated with their reality. As so, we highlight as specific objectives: to motivate the work with memes and other multimodal texts in the classroom; identify and characterize the categories of analysis of the retextualization process in textual productions; identify argumentative marks in texts; and to stimulate intervention in the problem-situations (themes from the student's daily life), as to propose results through the writing practice. The work consists, therefore, of a research regarding the argumentativity in textual productions, using the meme genre, typical of social networks, to carry out retextualization activities, that is, from the meme to the argumentative-essay text. Regarding the methodology of the study, this is a qualitative exploratory research carried out in a high school pilot group from the state school of fundamental level Monsenhor José da Silva Coutinho, in Esperança city, Paraíba, Brazil. The main theoretical references studied on which the present research is based, regarding reading and textual production, retextualization and argumentation, are Antunes (2003), Breton (1999), Dell’Isolla (2007), Fiorin (2008 ), Garcia (2007) Hanks (2008), Koch (1987), Marcuschi (2002), Matêncio (2003) and Perelman (1996). The results point out that teachers may contribute to a more effective Portuguese Language teaching in a more dynamic and attractive way (something that should be part of the daily life of classes) and this would result in more critical and grounded productions, once given the students the conditions of production.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Antônio de Pádua Dias daDiniz, Leonardo Araújo2019-04-01T12:27:13Z2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDiniz, Leonardo Araújo. O argumentar através da retextualização: discutindo os novos conceitos de família por meio do gênero meme. 2018. 155f. 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