Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Dayse Thiare Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843
Resumo: Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática.
id UEPB_7aa2ffd81ff20fe8a657afbd1ca26706
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4843
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da MatemáticaEnsino de MatemáticaAprendizagem AtivaColaboraçãoHumanização da MatemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática.Teaching is seeking to move the student towards an experience of consistent meaning, in order to motivate them in the face of a problem. Reflecting on pedagogical practices and the need of using an innovative teaching method, active and collaborative learning methodologies prove to be an excellent option, as they can enable the student to achieve their learning objective, taking into account their knowledge, feelings, and “limits”. In particular, the Método Trezentos, which we present as a proposal for this research, consists of promoting collaboration between students, awakening their views on each other's learning difficulties. As a guiding question, we seek to answer the question: how can we use an active and collaborative teaching method, in particular the Método Trezentos, in order to contribute to the student-Mathematics-world relationship? Therefore, we aim here to investigate the potential of the Method in learning Mathematics in a High School class. The research was carried out with students from a private school in the city of Campina Grande-PB, and the data was produced from group interviews. As a result, we identified some of the difficulties that students encounter in learning Mathematics, the potential of Method, in: teaching Mathematics beyond the classroom, in humanizing Mathematics teaching and for learning Mathematics.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttps://orcid.org/0000-0002-8515-3510http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Fradelli, Ricardo Ramoshttps://orcid.org/0000-0002-6548-1154http://lattes.cnpq.br/6119310102978688Maciel, Aníbal de Menezeshttps://orcid.org/0000-0001-6786-1049http://lattes.cnpq.br/1093400715444576Guedes, Dayse Thiare Lima2024-01-04T13:38:32Z2999-12-312023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T13:38:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T13:38:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
title Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
spellingShingle Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
Guedes, Dayse Thiare Lima
Ensino de Matemática
Aprendizagem Ativa
Colaboração
Humanização da Matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
title_full Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
title_fullStr Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
title_full_unstemmed Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
title_sort Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
author Guedes, Dayse Thiare Lima
author_facet Guedes, Dayse Thiare Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
https://orcid.org/0000-0002-8515-3510
http://lattes.cnpq.br/6267763090014832
Fradelli, Ricardo Ramos
https://orcid.org/0000-0002-6548-1154
http://lattes.cnpq.br/6119310102978688
Maciel, Aníbal de Menezes
https://orcid.org/0000-0001-6786-1049
http://lattes.cnpq.br/1093400715444576
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Dayse Thiare Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Aprendizagem Ativa
Colaboração
Humanização da Matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Matemática
Aprendizagem Ativa
Colaboração
Humanização da Matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-01-04T13:38:32Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843
identifier_str_mv GUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458435754819584