Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843 |
Resumo: | Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática. |
id |
UEPB_7aa2ffd81ff20fe8a657afbd1ca26706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4843 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da MatemáticaEnsino de MatemáticaAprendizagem AtivaColaboraçãoHumanização da MatemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática.Teaching is seeking to move the student towards an experience of consistent meaning, in order to motivate them in the face of a problem. Reflecting on pedagogical practices and the need of using an innovative teaching method, active and collaborative learning methodologies prove to be an excellent option, as they can enable the student to achieve their learning objective, taking into account their knowledge, feelings, and “limits”. In particular, the Método Trezentos, which we present as a proposal for this research, consists of promoting collaboration between students, awakening their views on each other's learning difficulties. As a guiding question, we seek to answer the question: how can we use an active and collaborative teaching method, in particular the Método Trezentos, in order to contribute to the student-Mathematics-world relationship? Therefore, we aim here to investigate the potential of the Method in learning Mathematics in a High School class. The research was carried out with students from a private school in the city of Campina Grande-PB, and the data was produced from group interviews. As a result, we identified some of the difficulties that students encounter in learning Mathematics, the potential of Method, in: teaching Mathematics beyond the classroom, in humanizing Mathematics teaching and for learning Mathematics.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttps://orcid.org/0000-0002-8515-3510http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Fradelli, Ricardo Ramoshttps://orcid.org/0000-0002-6548-1154http://lattes.cnpq.br/6119310102978688Maciel, Aníbal de Menezeshttps://orcid.org/0000-0001-6786-1049http://lattes.cnpq.br/1093400715444576Guedes, Dayse Thiare Lima2024-01-04T13:38:32Z2999-12-312023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T13:38:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T13:38:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
title |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
spellingShingle |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática Guedes, Dayse Thiare Lima Ensino de Matemática Aprendizagem Ativa Colaboração Humanização da Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
title_full |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
title_fullStr |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
title_full_unstemmed |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
title_sort |
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática |
author |
Guedes, Dayse Thiare Lima |
author_facet |
Guedes, Dayse Thiare Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de https://orcid.org/0000-0002-8515-3510 http://lattes.cnpq.br/6267763090014832 Fradelli, Ricardo Ramos https://orcid.org/0000-0002-6548-1154 http://lattes.cnpq.br/6119310102978688 Maciel, Aníbal de Menezes https://orcid.org/0000-0001-6786-1049 http://lattes.cnpq.br/1093400715444576 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Dayse Thiare Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Aprendizagem Ativa Colaboração Humanização da Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Matemática Aprendizagem Ativa Colaboração Humanização da Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 2024-01-04T13:38:32Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458435754819584 |