Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12767 |
Resumo: | A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ca9666ab64fefe9163b2a227812ad39b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12767 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Correa, Luis HenriqueGiovaninni, OdilonFragelli, Ricardo RamosMartins, José Arthur2023-11-06T13:28:05Z2023-11-06T13:28:05Z2023-11-022023-10-24https://repositorio.ucs.br/11338/12767A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]The dissertation presents a didactic sequence for teaching the related function, based on the method of teaching Three hundred, and was applied in a ninth year class of elementary school in a private school in the city of Caxias do Sul - RS. This research is of an applied nature and qualitative approach, these results were analyzed in light of the theoretical framework that contemplates the pedagogical and methodological concepts presented throughout this work, as well as on the explanation and application of the teaching method. From the analysis of the data obtained, it is possible to find evidence of significant learning regarding the content of the related function. As an educational product, this dissertation presents a didactic sequence so that others teachers can apply pedagogical techniques using the Three Hundred Method in education basic. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoAprendizagem significativaMatemática (Ensino fundamental)Mathematics - Study and teachingMeaningful learningMathematics (elementary school)Utilização do método trezentos para o ensino da função afiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3553734671411725CORREA, L. H.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-11-01ORIGINALDissertação Luis Henrique Correa.pdfDissertação Luis Henrique Correa.pdfapplication/pdf1952102https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf4a7a44f72502a3ac63a30d6966411a24MD53Produto educacional Luis Henrique Correa.pdfProduto educacional Luis Henrique Correa.pdfapplication/pdf813102https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/4/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdfcf53131a4116296c15de73f375b2cd35MD54TEXTDissertação Luis Henrique Correa.pdf.txtDissertação Luis Henrique Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain127910https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt14b3f7d4be19b4130fcb4a9953d60c64MD55Produto educacional Luis Henrique Correa.pdf.txtProduto educacional Luis Henrique Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain58591https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/7/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txtcb4743560f32fc97f1a8ac2562737ef6MD57THUMBNAILDissertação Luis Henrique Correa.pdf.jpgDissertação Luis Henrique Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpgff15de13de7bf1c5a608221f07e07522MD56Produto educacional Luis Henrique Correa.pdf.jpgProduto educacional Luis Henrique Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/8/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg7586deacffbb7ce74a9f16c573a4ab78MD5811338/127672023-11-07 06:00:24.845oai:repositorio.ucs.br:11338/12767Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:39.487513Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
title |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
spellingShingle |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim Correa, Luis Henrique Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Matemática (Ensino fundamental) Mathematics - Study and teaching Meaningful learning Mathematics (elementary school) |
title_short |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
title_full |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
title_fullStr |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
title_full_unstemmed |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
title_sort |
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim |
author |
Correa, Luis Henrique |
author_facet |
Correa, Luis Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Giovaninni, Odilon Fragelli, Ricardo Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Luis Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, José Arthur |
contributor_str_mv |
Martins, José Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Matemática (Ensino fundamental) |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Matemática (Ensino fundamental) Mathematics - Study and teaching Meaningful learning Mathematics (elementary school) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Study and teaching Meaningful learning Mathematics (elementary school) |
description |
A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-06T13:28:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-06T13:28:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12767 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/4/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/7/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/8/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a7a44f72502a3ac63a30d6966411a24 cf53131a4116296c15de73f375b2cd35 14b3f7d4be19b4130fcb4a9953d60c64 cb4743560f32fc97f1a8ac2562737ef6 ff15de13de7bf1c5a608221f07e07522 7586deacffbb7ce74a9f16c573a4ab78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258416024453120 |