Utilização do método trezentos para o ensino da função afim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Luis Henrique
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12767
Resumo: A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ca9666ab64fefe9163b2a227812ad39b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12767
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Correa, Luis HenriqueGiovaninni, OdilonFragelli, Ricardo RamosMartins, José Arthur2023-11-06T13:28:05Z2023-11-06T13:28:05Z2023-11-022023-10-24https://repositorio.ucs.br/11338/12767A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]The dissertation presents a didactic sequence for teaching the related function, based on the method of teaching Three hundred, and was applied in a ninth year class of elementary school in a private school in the city of Caxias do Sul - RS. This research is of an applied nature and qualitative approach, these results were analyzed in light of the theoretical framework that contemplates the pedagogical and methodological concepts presented throughout this work, as well as on the explanation and application of the teaching method. From the analysis of the data obtained, it is possible to find evidence of significant learning regarding the content of the related function. As an educational product, this dissertation presents a didactic sequence so that others teachers can apply pedagogical techniques using the Three Hundred Method in education basic. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoAprendizagem significativaMatemática (Ensino fundamental)Mathematics - Study and teachingMeaningful learningMathematics (elementary school)Utilização do método trezentos para o ensino da função afiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3553734671411725CORREA, L. H.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-11-01ORIGINALDissertação Luis Henrique Correa.pdfDissertação Luis Henrique Correa.pdfapplication/pdf1952102https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf4a7a44f72502a3ac63a30d6966411a24MD53Produto educacional Luis Henrique Correa.pdfProduto educacional Luis Henrique Correa.pdfapplication/pdf813102https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/4/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdfcf53131a4116296c15de73f375b2cd35MD54TEXTDissertação Luis Henrique Correa.pdf.txtDissertação Luis Henrique Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain127910https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt14b3f7d4be19b4130fcb4a9953d60c64MD55Produto educacional Luis Henrique Correa.pdf.txtProduto educacional Luis Henrique Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain58591https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/7/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txtcb4743560f32fc97f1a8ac2562737ef6MD57THUMBNAILDissertação Luis Henrique Correa.pdf.jpgDissertação Luis Henrique Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpgff15de13de7bf1c5a608221f07e07522MD56Produto educacional Luis Henrique Correa.pdf.jpgProduto educacional Luis Henrique Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/8/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg7586deacffbb7ce74a9f16c573a4ab78MD5811338/127672023-11-07 06:00:24.845oai:repositorio.ucs.br:11338/12767Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:39.487513Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
title Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
spellingShingle Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
Correa, Luis Henrique
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Matemática (Ensino fundamental)
Mathematics - Study and teaching
Meaningful learning
Mathematics (elementary school)
title_short Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
title_full Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
title_fullStr Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
title_full_unstemmed Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
title_sort Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
author Correa, Luis Henrique
author_facet Correa, Luis Henrique
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Giovaninni, Odilon
Fragelli, Ricardo Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Luis Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, José Arthur
contributor_str_mv Martins, José Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Matemática (Ensino fundamental)
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Matemática (Ensino fundamental)
Mathematics - Study and teaching
Meaningful learning
Mathematics (elementary school)
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Meaningful learning
Mathematics (elementary school)
description A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias do Sul - RS. Esta pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cujos resultados foram analisados à luz do referencial teórico que contempla as concepções pedagógicas e metodológicas constituídas ao longo deste trabalho, bem como sobre a explicação e aplicação do método de ensino. A partir da análise dos dados obtidos, pode-se encontrar evidências de uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo da função afim. Como produto educacional esta dissertação apresenta uma sequência didática para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando o Método Trezentos na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-06T13:28:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-06T13:28:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12767
url https://repositorio.ucs.br/11338/12767
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/4/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/7/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12767/8/Produto%20educacional%20Luis%20Henrique%20Correa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a7a44f72502a3ac63a30d6966411a24
cf53131a4116296c15de73f375b2cd35
14b3f7d4be19b4130fcb4a9953d60c64
cb4743560f32fc97f1a8ac2562737ef6
ff15de13de7bf1c5a608221f07e07522
7586deacffbb7ce74a9f16c573a4ab78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258416024453120