O uso de material didático de manipulação no cotidiano da sala de aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rômulo Alexandre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1979
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do uso de material didático de manipulação no processo de ensino-aprendizagem de Matemática no cotidiano da sala de aula, durante o desenvolvimento de conteúdos. Fundamentamos esta pesquisa nos processos de internalização, mediação, formação de conceitos da teoria sócio construtivista de Vigotski, assim como, em pesquisas de Fiscarelli, Nacarato, Lorenzato, Aguiar, Turrioni, Fiorentini e Miorim, que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de Matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, em que optamos pela abordagem pesquisa pedagógica, de Lankshear e Knobel, em que atuamos como o professor-pesquisador da nossa própria sala de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma turma de 9o ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de Campina Grande. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos e de ordem indireta como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da Matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode qualitativamente mediar o ensino- aprendizagem de determinados conteúdos. Ao apresentar situações de ensino onde o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de conceitos científicos no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Entre os resultados obtidos destacamos: um envolvimento mais intenso do aluno nas atividades desenvolvidas e em trabalhos de grupos, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, com uma possibilidade maior de sair da atividade manipulativa mediada para a atividade mental.
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O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, em que optamos pela abordagem pesquisa pedagógica, de Lankshear e Knobel, em que atuamos como o professor-pesquisador da nossa própria sala de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma turma de 9o ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de Campina Grande. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos e de ordem indireta como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da Matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode qualitativamente mediar o ensino- aprendizagem de determinados conteúdos. Ao apresentar situações de ensino onde o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de conceitos científicos no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Entre os resultados obtidos destacamos: um envolvimento mais intenso do aluno nas atividades desenvolvidas e em trabalhos de grupos, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, com uma possibilidade maior de sair da atividade manipulativa mediada para a atividade mental.The present work has as its aims to check the contribution of manipulative materials in the learning and teaching process of Mathematics in the classroom routine during contents development. The research has been based in the processes of internalization, mediation, concept formation of Vigotski s social constructive theory, as well as in researches de Fiscarelli, Nacarato, Lorenzato, Aguiar, Turrioni, Fiorentini and Miorim, making use of manipulative materials and Mathematics teaching laboratory from the classroom. The research has been developed on the qualitative research mode, where we make the option for the teacher research approach, where we act as researcher teacher in our own classroom. The field work was done in 9th year class of elementary school in a private school in Campina Grande city. When researching about several authors concepts about the theme, we identified some limitations of a direct order about the manipulative material usage which we cannot use in all classes, or some contents of indirect order as a demand of a longer time for planning, and use of resources for the use in the classroom. About the possibilities, we remark the socialization in the team work, of a more performing and thoughtful student in relation to the teaching-learning of Mathematics, and a more active participation in the teacher-student relationship. We identified at this use can link the teaching-learning process of certain contents in a qualified way. Presenting some teaching situations where the manipulative material is present, we will discuss how to work out scientific concept formation on the pupil, being the teacher a linking subject in this process. Among the obtained results we highlight: the student s more intense involvement in the developed activities and in team work, a deeper comprehension of Mathematics concepts, with a larger possibility of leaving the guided manipulating activity towards a mental activity.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaAndrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Rêgo, Rogéria Gaudencio doCPF:30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Medeiros, Kátia Maria deCPF:77270991472http://lattes.cnpq.br/9356901445058009Silva, Rômulo Alexandre2015-09-25T12:22:04Z2014-05-282012-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rômulo Alexandre. O uso de material didático de manipulação no cotidiano da sala de aula de Matemática. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:23:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:23:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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