Reflexões sobre uso de Webquest como recurso didático para abordagem do tema poluição atmosférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Adelino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4154
Resumo: A inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Química visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência, oportunizando novas formas de pensar, aprender e ensinar. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de uma proposta de ensino com o uso da WEBQUEST como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a despertar o engajamento dos alunos para temática poluição atmosférica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo público alvo foi doze (12) alunos do 1º ano do Ensino Médio e dez (10) professores de Química de escolas de educação básica do estado da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira por meio de uma oficina sobre Webquest, composta por 10 professores de Química do Ensino básico. Na segunda etapa, aplicou-se a proposta didática para o conteúdo Poluição Atmosférica, para 12 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio de uma escola de educação básica em Campina Grande - PB. Como instrumentos de coleta de dados aplicou-se um questionário de validação da proposta didática, baseado nos itens fundamentais de uma Webquest, segundo Dodge, (2003). Os outros dois questionários foram aplicados aos alunos do Ensino Médio. Os dados foram sistematizados e categorizados através da análise do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC de Lefèvre e Lefèvre (2000). Os dados obtidos foram sistematizados em quadros e gráficos, em seguida interpretados e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados apontaram que a proposta didática foi bem aceita pelos professores, segundo eles, a proposta contribui para as relações horizontais entre professor e aluno, estimula o interesse pelo estudo da química, facilita o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento social dos sujeitos. Os alunos pesquisados aceitaram bem a proposta e demonstraram por meios das produções de petições, mudanças de concepções sobre a poluição atmosférica. A metodologia Webquest (DODGE, 2003), mostra-se como um método viável, que possibilita a aprendizagem colaborativa, engaja o aluno para temas relevantes, desenvolve o senso crítico para pesquisa na rede de internet e favorece a aprendizagem significativa em química por meio da problematização e colaboração.
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Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo público alvo foi doze (12) alunos do 1º ano do Ensino Médio e dez (10) professores de Química de escolas de educação básica do estado da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira por meio de uma oficina sobre Webquest, composta por 10 professores de Química do Ensino básico. Na segunda etapa, aplicou-se a proposta didática para o conteúdo Poluição Atmosférica, para 12 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio de uma escola de educação básica em Campina Grande - PB. Como instrumentos de coleta de dados aplicou-se um questionário de validação da proposta didática, baseado nos itens fundamentais de uma Webquest, segundo Dodge, (2003). Os outros dois questionários foram aplicados aos alunos do Ensino Médio. Os dados foram sistematizados e categorizados através da análise do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC de Lefèvre e Lefèvre (2000). Os dados obtidos foram sistematizados em quadros e gráficos, em seguida interpretados e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados apontaram que a proposta didática foi bem aceita pelos professores, segundo eles, a proposta contribui para as relações horizontais entre professor e aluno, estimula o interesse pelo estudo da química, facilita o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento social dos sujeitos. Os alunos pesquisados aceitaram bem a proposta e demonstraram por meios das produções de petições, mudanças de concepções sobre a poluição atmosférica. A metodologia Webquest (DODGE, 2003), mostra-se como um método viável, que possibilita a aprendizagem colaborativa, engaja o aluno para temas relevantes, desenvolve o senso crítico para pesquisa na rede de internet e favorece a aprendizagem significativa em química por meio da problematização e colaboração.The insertion of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in chemistry teaching aims to reduce learning difficulties of scientific concepts relevant to this science, providing new ways of thinking, learning and teaching. In this context, the objective of this research was to investigate the influence of a teaching proposal with the use of WEBQUEST as an auxiliary tool in the teaching and learning process, in order to awaken the students' engagement to theme air pollution. This is a qualitative research, whose target audience was twelve (12) students from the 1st year of high school and ten (10) chemistry teachers from basic education schools in the state of Paraíba. The research was developed in two stages: the first through a workshop on Webquest, composed of 10 professors of Chemistry of elementary school. In the second stage, the didactic proposal for the content Air Pollution was applied, for 12 students enrolled in the 1st year high school of a basic education school in Campina Grande - PB. As data collection instruments, a questionnaire was applied to validate the didactic proposal, based on the fundamental items of a Webquest, according to Dodge, (2003). The other two questionnaires were applied to high school students. The data were systematized and categorized through the analysis of the Collective Subject Discourse - DSC de Lefèvre and Lefèvre (2000). The results obtained were systematized in tables and graphs then interpreted and discussed in the light of the theoretical framework. The results pointed out that the didactic proposal was well accepted by teachers, according to them, the proposal contributes to the horizontal relationships between teacher and student, stimulates interest in the study of chemistry, contributes to the teaching process and learning and social development of pupils. The students surveyed accepted the proposal well and demonstrated through the production of petitions, changes in conceptions on air pollution. The Webquest methodology (DODGE, 2003), is shown as a viable method, which enables collaborative learning, engages the student for relevant topics, develops the critical sense for research in the internet network and favors meaningful learning in through problematization and collaboration.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco Ferreira49102400472Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468Lima Júnior, Cláudio GabrielFerreira, Eduardo Adelino2022-02-22T14:03:52Z2020-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Eduardo Adelino. Reflexões sobre uso de Webquest como recurso didático para abordagem do tema poluição atmosférica. 2020. 111f. 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