A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gilmar Bezerra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3613
Resumo: O presente trabalho versa sobre uma pesquisa qualitativa, tendo por tipo a pesquisa pedagógica. Os sujeitos da pesquisa são alunos da modalidade EJA, fase IV, pertencentes à Escola Municipal São Domingos que fica no distrito de São Domingos na cidade de Brejo da Madre de Deus - PE. O objeto da nossa pesquisa é o uso como ferramenta pedagógica do entrelaçamento da Etnomatemática com a Modelagem Matemática. Dentro dessa ótica, buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como relacionar didaticamente o saber matemático aplicado no processo de confecção de roupas com o saber escolar? Considerando essa provocação, tivemos como objetivo geral: Analisar possibilidades de, na prática pedagógica do professor, embasada em uma postura sociocultural, relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino de Matemática na EJA. A nossa hipótese é a de que, um ensino de Matemática, de uma forma significativa, na EJA, que respeite e valorize aspectos socioculturais, em conexão com a Modelagem, pode contribuir para uma formação integral do aluno e diminuir a aversão pela matemática. Para a coleta de dados, usamos a observação participante, com registros de dados por meio de gravações de voz e fotos quando necessário e questionários com questões abertas e fechadas, que seguiu as etapas inerentes a um trabalho na linha da Modelagem Matemática. Para interpretação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultado, tivemos uma ótima participação dos alunos nas propostas de atividades apresentadas, baseado no diálogo, na valorização do conhecimento de mundo e interação, especificamente da Matemática aplicada na confecção de roupas, considerando princípios freirianos, a partir da problematização de situações reais, como a confecção de saias godê, da gramatura de tecidos e da relação entre a simetria com estampas e bordados de tecidos. Como também, uma acentuada valorização de se aprender matemática.
id UEPB_8460630e7c41f7bb75e1dd2bf6834e94
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3613
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e AdultosConfecção de RoupasEducação de Jovens e Adultos - EJAModelagem MatemáticaEtnomatemáticaClothing ConfectionEthnomathematicsMathematical MoldingYouth and Aldults EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho versa sobre uma pesquisa qualitativa, tendo por tipo a pesquisa pedagógica. Os sujeitos da pesquisa são alunos da modalidade EJA, fase IV, pertencentes à Escola Municipal São Domingos que fica no distrito de São Domingos na cidade de Brejo da Madre de Deus - PE. O objeto da nossa pesquisa é o uso como ferramenta pedagógica do entrelaçamento da Etnomatemática com a Modelagem Matemática. Dentro dessa ótica, buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como relacionar didaticamente o saber matemático aplicado no processo de confecção de roupas com o saber escolar? Considerando essa provocação, tivemos como objetivo geral: Analisar possibilidades de, na prática pedagógica do professor, embasada em uma postura sociocultural, relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino de Matemática na EJA. A nossa hipótese é a de que, um ensino de Matemática, de uma forma significativa, na EJA, que respeite e valorize aspectos socioculturais, em conexão com a Modelagem, pode contribuir para uma formação integral do aluno e diminuir a aversão pela matemática. Para a coleta de dados, usamos a observação participante, com registros de dados por meio de gravações de voz e fotos quando necessário e questionários com questões abertas e fechadas, que seguiu as etapas inerentes a um trabalho na linha da Modelagem Matemática. Para interpretação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultado, tivemos uma ótima participação dos alunos nas propostas de atividades apresentadas, baseado no diálogo, na valorização do conhecimento de mundo e interação, especificamente da Matemática aplicada na confecção de roupas, considerando princípios freirianos, a partir da problematização de situações reais, como a confecção de saias godê, da gramatura de tecidos e da relação entre a simetria com estampas e bordados de tecidos. Como também, uma acentuada valorização de se aprender matemática.The current work verses about a qualitative research, having as its type the pedagogical research. The subjects of the research are students from EJA (Youth and Adoults Education), phase IV, belonging to the Escola Municipal São Domingos (Municipal School São Domingos) that is situated in the district of São Domingos in the city of Brejo da Madre de Deus – PE. The object of our research is the use, as a pedagogical tool, of the interlacement between Ethnomathematics and Mathematical Molding. Within this view, we aim to answer the following guiding question: How to, didactically, relate the mathematical knowledge applied in the process of clothing confection to school knowledge? Considering this provocation, we had, as the general objective: to analyze possibilities of, in the teacher’s pe dagogical practice, based on a sociocultural posture, relating the Mathematics used on clothing confection to the Mathematics teaching in EJA. Our hypothesis is that, a Mathematics teaching in EJA that respects and values sociocultural aspects, in connection to Molding, in a significative way, may contribute to an integral formation of the student and reduce the aversion for Mathematics. For data gathering, we have used the participating observation, with data registers through voice recording and pictures when necessary, and questionnaires with objective and subjective questions, that have followed steps inherent to a work in the field of Mathematical Molding. For data interpretation, we have used Lawrence Bardin’s Content Analysis. As a result, we have had a great students participation on the proposed activities, based on dialogue, world knowledge valuation and interaction, specifically of the Mathematics applied in the clothing confection, considering Freirian principles, parting from the problematization of real situations, like the confection of flared skirts, the fabric weighting, and the relation of the symmetry with fabric prints and embroidery. As also, an accentuated valorization of learning mathematics.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMaciel, Aníbal de Menezes44893469487http://lattes.cnpq.br/1093400715444576Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Lima, Gilmar Bezerra de2020-03-13T17:55:07Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, G. B. de. A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 188f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:28:36Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:28:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
title A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
Lima, Gilmar Bezerra de
Confecção de Roupas
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Modelagem Matemática
Etnomatemática
Clothing Confection
Ethnomathematics
Mathematical Molding
Youth and Aldults Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
title_full A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
title_sort A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos
author Lima, Gilmar Bezerra de
author_facet Lima, Gilmar Bezerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Aníbal de Menezes
44893469487
http://lattes.cnpq.br/1093400715444576
Barbosa, José Lamartine da Costa
13145592491
http://lattes.cnpq.br/6154502536150355
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gilmar Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Confecção de Roupas
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Modelagem Matemática
Etnomatemática
Clothing Confection
Ethnomathematics
Mathematical Molding
Youth and Aldults Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Confecção de Roupas
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Modelagem Matemática
Etnomatemática
Clothing Confection
Ethnomathematics
Mathematical Molding
Youth and Aldults Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente trabalho versa sobre uma pesquisa qualitativa, tendo por tipo a pesquisa pedagógica. Os sujeitos da pesquisa são alunos da modalidade EJA, fase IV, pertencentes à Escola Municipal São Domingos que fica no distrito de São Domingos na cidade de Brejo da Madre de Deus - PE. O objeto da nossa pesquisa é o uso como ferramenta pedagógica do entrelaçamento da Etnomatemática com a Modelagem Matemática. Dentro dessa ótica, buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como relacionar didaticamente o saber matemático aplicado no processo de confecção de roupas com o saber escolar? Considerando essa provocação, tivemos como objetivo geral: Analisar possibilidades de, na prática pedagógica do professor, embasada em uma postura sociocultural, relacionar a Matemática usada na confecção de roupas ao ensino de Matemática na EJA. A nossa hipótese é a de que, um ensino de Matemática, de uma forma significativa, na EJA, que respeite e valorize aspectos socioculturais, em conexão com a Modelagem, pode contribuir para uma formação integral do aluno e diminuir a aversão pela matemática. Para a coleta de dados, usamos a observação participante, com registros de dados por meio de gravações de voz e fotos quando necessário e questionários com questões abertas e fechadas, que seguiu as etapas inerentes a um trabalho na linha da Modelagem Matemática. Para interpretação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultado, tivemos uma ótima participação dos alunos nas propostas de atividades apresentadas, baseado no diálogo, na valorização do conhecimento de mundo e interação, especificamente da Matemática aplicada na confecção de roupas, considerando princípios freirianos, a partir da problematização de situações reais, como a confecção de saias godê, da gramatura de tecidos e da relação entre a simetria com estampas e bordados de tecidos. Como também, uma acentuada valorização de se aprender matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2020-03-13T17:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, G. B. de. A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 188f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3613
identifier_str_mv LIMA, G. B. de. A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 188f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458423582949376