Tragicidade dialética na poética de Antero de Quental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ayanne Larissa Almeida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3638
Resumo: O presente trabalho se insere no âmbito dos estudos em torno da interface Literatura e Filosofia, concentrando-se na análise e interpretação das duas principais obras poéticas de Antero de Quental, Odes Modernas e o Livro dos Sonetos. Objetiva-se compreender o trágico em sua poesia, tomando como aporte teórico a sociologia de Raymond Williams, no que diz respeito ao conceito de estrutura de sentimento, incorporando também contributos teóricos de outros autores, como G. W. F. Hegel e Ludwig Wittgenstein, no que diz respeito aos aspectos da linguagem; K. W. F. Solger, sobre a impossibilidade de manifestação imanente da Ideia no seio do sistema hegeliano; Plotino, sobre os limites da linguagem racional humana para expressar o absoluto e Søren Kierkegaard, no que concerne à consciência desesperada; e a hermenêutica de Fredric Jameson, que entende a literatura enquanto forma simbólica das relações sociais evidentes. A análise considera o aspecto trágico enquanto um sentir cujas características, para além de uma experiência particular, dizem respeito à presença de elementos comuns a diversas obras de arte num mesmo período histórico. A problemática em questão envolve um dilema, expresso em nível semântico-discursivo, que se apresenta como tensão entre pensamento e os limites de sua expressão numa estética realista, mundo e linguagem, e que se traduz, na poesia anteriana, em uma incapacidade do poeta para encontrar uma linguagem capaz de satisfazê-lo enquanto um meio de expressão do Ideal, uma forma mediante a qual o poeta pudesse manifestar conceitualmente as experiências imediatas com o mundo fenomênico, absolutizando-as. A análise e interpretação de estratos semântico-discursivos da poesia anteriana, destacadamente imagens criadas pelo poeta por meio de metáforas, deixam entrever uma dialética entre Ideia e manifestação da Ideia no plano da configuração estética do realismo. A tese defendida nesta pesquisa é a de que, entre as duas produções literárias do poeta, há um movimento dialético que se constitui como uma dialética trágica. O sentir trágico anteriano se revela diante dos limites de uma concepção de linguagem da estética realista. Os ideais e valores do eu lírico se apresentam incompatíveis com a realidade e inexeqüível no mundo concreto fora de sua consciência, haja vista que o absoluto, o ilimitado em si mesmo, não é passível de ser enformado dentro dos limites da linguagem do realismo.
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Solger, sobre a impossibilidade de manifestação imanente da Ideia no seio do sistema hegeliano; Plotino, sobre os limites da linguagem racional humana para expressar o absoluto e Søren Kierkegaard, no que concerne à consciência desesperada; e a hermenêutica de Fredric Jameson, que entende a literatura enquanto forma simbólica das relações sociais evidentes. A análise considera o aspecto trágico enquanto um sentir cujas características, para além de uma experiência particular, dizem respeito à presença de elementos comuns a diversas obras de arte num mesmo período histórico. A problemática em questão envolve um dilema, expresso em nível semântico-discursivo, que se apresenta como tensão entre pensamento e os limites de sua expressão numa estética realista, mundo e linguagem, e que se traduz, na poesia anteriana, em uma incapacidade do poeta para encontrar uma linguagem capaz de satisfazê-lo enquanto um meio de expressão do Ideal, uma forma mediante a qual o poeta pudesse manifestar conceitualmente as experiências imediatas com o mundo fenomênico, absolutizando-as. A análise e interpretação de estratos semântico-discursivos da poesia anteriana, destacadamente imagens criadas pelo poeta por meio de metáforas, deixam entrever uma dialética entre Ideia e manifestação da Ideia no plano da configuração estética do realismo. A tese defendida nesta pesquisa é a de que, entre as duas produções literárias do poeta, há um movimento dialético que se constitui como uma dialética trágica. O sentir trágico anteriano se revela diante dos limites de uma concepção de linguagem da estética realista. Os ideais e valores do eu lírico se apresentam incompatíveis com a realidade e inexeqüível no mundo concreto fora de sua consciência, haja vista que o absoluto, o ilimitado em si mesmo, não é passível de ser enformado dentro dos limites da linguagem do realismo.The present work is framed within the studies around the interface between Literature and Philosophy, focusing on the analysis and interpretation of the main poetic works by Antero de Quental, Odes Modernas and the book ofs Sonetos. The objective is to understand the tragic in his poetry, taking Raymond Williams' sociology as a theoretical contribution, with respect to the concept of sentiment structure, and also incorporating theoretical contributions from other authors, such as GWF Hegel and Ludwig Wittgenstein, with respect to aspects. del language; K. W. F. Solger, on the impossibility of the idea's immanent manifestation within the Hegelian system; Plotin, within the limits of the human rational language to express the absolute and Søren Kierkegaard, with respect to desperate consciousness; and the hermeneutics of Fredric Jameson, who sees literature as a symbolic form of evident social relationships. The analysis considers the tragic aspect as a feeling with all its characteristics, in addition to a particular experience, referring to the presence of elements common to various works of art in the same historical period. The theme in the question involves a dilemma, expressed at the semantic-discursive level, which presents itself as a tension between the thought and the limits of its expression in aesthetics, realistic world and language, and that is translated, in previous poetry, in previous poetry. a disability of the poet. to find a language capable of satisfying it as a means of expressing the Ideal, a way in which the poet can conceptually manifest immediate experiences with the phenomenal world, making them absolute. The analysis and interpretation of the semantic-discursive strata of the previous poetry, especially the images created by the poet through metaphors, reveal a dialectic between the Idea and the manifestation of the Idea in terms of the aesthetic configuration of realism. The thesis defended in this investigation is that, among the literary productions of the poet, there is a dialectical movement that constitutes itself as a tragic dialectic. The previous tragic feeling is revealed before the limits of a linguistic conception of realistic aesthetics. The ideals and values of the lyric were incompatible with reality and could not be fulfilled in the concrete world because of its consciousness, given that the absolute, the unlimited in the same, could not be formed within the limits of the language of realism.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Eli Brandão daSouza, Ayanne Larissa Almeida de2020-10-20T21:00:59Z2020-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, A. L. A. de. Tragicidade dialética na poética de Antero de Quental. 2020. 262 f. 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