A relação teoria e prática na perspectiva ontológica e suas repercussões na produção intelectual do serviço social brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobias, Liliane Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3752
Resumo: A apropriação teórico-prática tem sido um dos grandes dilemas que perpassam o Serviço Social ao longo de sua constituição como profissão, requisitando análises que contemplem o debate, superando a superficialidade dos discursos que estabelecem o limite entre o seu perfil tecnicista/pragmático e seu desenvolvimento crítico. O objetivo central desta investigação é analisar a relação teoria e prática na perspectiva ontológica e as suas repercussões na produção intelectual do Serviço Social brasileiro. Os objetivos específicos que orientaram esta investigação foram: compreender como se estabelece a relação entre teoria e práxis na ontologia do ser social; compreender a apropriação da perspectiva ontológica no Serviço Social; identificar como a relação teoria e prática se expressa nas obras clássicas da literatura do Serviço Social sob inspiração lukacsiana e compreender quais os rebatimentos que a aproximação à ontologia do ser social trouxe para a profissão. Constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. O método de análise, é o crítico-dialético, diante da necessidade de revisão crítica da dicotomia aparente entre teoria e prática, objetivando chegar à essência da análise, das determinações teóricas e ideológicas construídas sobre o objeto em questão, na particularidade do Serviço Social brasileiro. Buscamos situar as categorias centrais extraídas da ontologia do ser social que permitem identificar os complexos que expõem a mediação existente entre conhecimento teórico e práxis. Posteriormente nos dedicamos a contextualização da aproximação do Serviço Social a tradição marxista e ao debate ontológico – localizado após o processo de renovação da profissão, resultado da maturação teórico-metodológica do pensamento advindo da teoria social crítica. Por fim, buscamos analisar na literatura clássica da profissão, a recorrência a Lukács na discussão dos fundamentos, contemplando as três dimensões que a compõem – teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativa – e suas contribuições para a construção do código de ética de 1993. Das categorias identificadas, as que mais repercutem nas obras analisadas e que fundamentam a apreensão teórico-prática, foram: trabalho (neste a discussão sobre teleologia e causalidade), ideologia (nesta incluídos o pensamento científico e o cotidiano, bem como a discussão sobre alienação e reificação) e práxis. O recurso a perspectiva ontológica, permitiu ao Serviço Social identificar a natureza da profissão, nas relações sociais burguesas, mas também, reconstruir as bases de articulação teórico-política, que teve no aprofundamento teórico-metodológico e na construção do código de ética de 1993 a sua máxima expressão, identificando o seu pertencimento de classe e as projeções rumo à emancipação humana (e aos valores humano-genéricos), como horizonte de outra forma de sociabilidade possível. Também contribuiu com a revisão dos fundamentos conservadores, bem como, com a desmistificação das contradições e ideologias que emergem da imediaticidade do cotidiano
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Os objetivos específicos que orientaram esta investigação foram: compreender como se estabelece a relação entre teoria e práxis na ontologia do ser social; compreender a apropriação da perspectiva ontológica no Serviço Social; identificar como a relação teoria e prática se expressa nas obras clássicas da literatura do Serviço Social sob inspiração lukacsiana e compreender quais os rebatimentos que a aproximação à ontologia do ser social trouxe para a profissão. Constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. O método de análise, é o crítico-dialético, diante da necessidade de revisão crítica da dicotomia aparente entre teoria e prática, objetivando chegar à essência da análise, das determinações teóricas e ideológicas construídas sobre o objeto em questão, na particularidade do Serviço Social brasileiro. 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Das categorias identificadas, as que mais repercutem nas obras analisadas e que fundamentam a apreensão teórico-prática, foram: trabalho (neste a discussão sobre teleologia e causalidade), ideologia (nesta incluídos o pensamento científico e o cotidiano, bem como a discussão sobre alienação e reificação) e práxis. O recurso a perspectiva ontológica, permitiu ao Serviço Social identificar a natureza da profissão, nas relações sociais burguesas, mas também, reconstruir as bases de articulação teórico-política, que teve no aprofundamento teórico-metodológico e na construção do código de ética de 1993 a sua máxima expressão, identificando o seu pertencimento de classe e as projeções rumo à emancipação humana (e aos valores humano-genéricos), como horizonte de outra forma de sociabilidade possível. Também contribuiu com a revisão dos fundamentos conservadores, bem como, com a desmistificação das contradições e ideologias que emergem da imediaticidade do cotidianoTheoretical-practical appropriation has been one of the great dilemmas that permeate Social Work throughout its constitution as a profession, requiring analyzes that contemplate the debate, overcoming the superficiality of the discourses that establish the boundary between its technicist / pragmatic profile and its critical development. The main objective of this research is to analyze the relation theory and practice in the ontological perspective and its repercussions in the intellectual production of the brazilian Social Work. The specific objectives that guided this investigation were: to understand how the relation between theory and praxis in the ontology of the social being is established; understand the appropriation of the ontological perspective in Social Work; to identify how the relation theory and practice is expressed in the classic works of the Social Work literature under Lukacsian inspiration and to understand the repercussions that the approach to the ontology of the social being brought to the profession. It is constituted as a bibliographical research, with a qualitative approach. The method of analysis is the dialectical critic, in view of the need for critical revision of the apparent dichotomy between theory and practice, aiming to reach the essence of the analysis, the theoretical and ideological determinations built on the object in question, in the particularity of the brazilian Social Work. We seek to locate the central categories extracted from the ontology of social being that allow us to identify the complexes that expose the existing mediation between theoretical knowledge and praxis. Subsequently we focus on the contextualization of the approach of Social Work to the marxist tradition and the ontological debate – located after the process of renewal of the profession, the result of the theoretical-methodological maturation of thinking stemming from critical social theory. Finally, we seek to analyze in the classic literature of the profession, the recurrence to Lukács in the discussion of the fundamentals, contemplating the three dimensions that compose it – theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative – and their contributions to the construction of the code of ethics of 1993. Among the identified categories, the ones that most impact on the analyzed works and that underlie the theoretical-practical apprehension, were: work (in this the discussion about teleology and causality), ideology (in this included the scientific thought and the daily, as well as the discussion about alienation and reification) and praxis. The use of an ontological perspective, allowed the Social Work to identify the nature of the profession, in bourgeois social relations, but also, to reconstruct the foundations of theoretical-political articulation, which had in the theoretical-methodological deepening and in the construction of the 1993 code of ethics its maximum expression, identifying its class belonging and projections towards human emancipation (and human-generic values), as the horizon of another possible form of sociability. It also contributed to the revision of conservative foundations, as well as to the demystification of the contradictions and ideologies that emerge from the immediacy of daily.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSSouza, Jamerson Murilo Anunciação dehttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425Souza, Jamerson Murilo Anunciação dehttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425Nóbrega, Mônica Barros daWellen, Henrique André RamosTobias, Liliane Santos2021-06-04T18:46:02Z2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTobias, L. S. A relação teoria e prática na perspectiva ontológica e suas repercussões na produção intelectual do serviço social brasileiro. 2019. 129f. 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