Experiência odontológica traumática e a ansiedade frente a tratamentos odontológicos em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2852 |
Resumo: | A ansiedade frente ao Cirurgião-dentista e aos tratamentos odontológicos, denominada ansiedade odontológica, pode ser compreendida como uma resposta a situações nas quais a fonte de ameaça ao indivíduo não está bem definida, pode apresentar -se de forma ambígua, não necessariamente encontra-se presente diante do sujeito e estar associada a experiências prévias consideradas traumáticas. O medo odontológico, por outro lado, é uma emoção primária que pode desencadear graves reflexos na idade adulta, levando os indivíduos a evitarem tratamentos odontológicos subsequentes. Objetivo: Verificar associação entre a presença de experiência odontológica traumática, outros fatores sociodemográficos e a ansiedade odontológica em alunos de graduação de instituição pública de ensino superior. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, observacional e analítico. Foi realizado em uma instituição de ensino superior pública brasileira, a Universidade Estadual da Paraíba, com a participação de 633 estudantes de quatro cursos distintos: Odontologia, Matemática, Pedagogia e Psicologia. Os participantes preencheram um questionário autoexplicativo contendo o instrumento Modified Dental Anxiety Scale – MDAS (para avaliar a ansiedade odontológica), além de questões para constatação de experiência odontológica traumática e fatores sociodemográficos. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas estatísticas descritiva e multivariada por meio da análise de equações estruturais. Resultados: A maioria dos estudantes foi do gênero feminino (71,4%), onde 41% do total dos participantes relataram ter vivenciado experiência odontológica traumática, as quais ocorreram principalmente nas faixas etárias de 6-10 anos (33,8%) e 11-15 anos (27%). O modelo estatístico de equação estrutural revelou confiabilidade nos parâmetros de a ferição da ansiedade odontológica pelo instrumento MDAS (Estimativas 0,777 – 0,898; p < 0,001) na amostra dos participantes. O modelo também avaliou as influências diretas das variáveis de interesse sobre a ansiedade e a maior ocorrência de experiências odontológicas traumáticas. Indivíduos do sexo feminino (p = 0,001), estudantes dos cursos das demais grandes áreas que não a Odontologia (p < 0,001) e estudantes que relataram experiências odontológicas traumáticas (p < 0,001) exibiram escores maiores de ansiedade, assim como a ocorrência de experiências odontológicas traumáticas foi maior em indivíduos com idade mais avançada (p < 0,001). Outrossim, constatou-se influência indireta da idade, quando mediadas pela ocorrência de experiências odontológicas traumáticas, sobre os índices de ansiedade odontológica (p < 0,001). Conclusão: As análises sugerem uma relação de associação onde mulheres, graduandas de outros cursos que não a Odontologia e com histórico de experiências odontológicas traumáticas prévias estão mais propensas a exibirem níveis mais altos de ansiedade odontológica. Além disso, indivíduos com idade mais avançada foram mais propensos a relatarem experiências odontológicas traumáticas e a idade, mesmo não demonstrando exercer influência direta nos níveis de ansiedade, exibiu um efeito indireto significativo quando mediada pela ocorrência de experiências odontológicas traumáticas sobre o nível de ansiedade odontológica. |
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Objetivo: Verificar associação entre a presença de experiência odontológica traumática, outros fatores sociodemográficos e a ansiedade odontológica em alunos de graduação de instituição pública de ensino superior. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, observacional e analítico. Foi realizado em uma instituição de ensino superior pública brasileira, a Universidade Estadual da Paraíba, com a participação de 633 estudantes de quatro cursos distintos: Odontologia, Matemática, Pedagogia e Psicologia. Os participantes preencheram um questionário autoexplicativo contendo o instrumento Modified Dental Anxiety Scale – MDAS (para avaliar a ansiedade odontológica), além de questões para constatação de experiência odontológica traumática e fatores sociodemográficos. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas estatísticas descritiva e multivariada por meio da análise de equações estruturais. 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Outrossim, constatou-se influência indireta da idade, quando mediadas pela ocorrência de experiências odontológicas traumáticas, sobre os índices de ansiedade odontológica (p < 0,001). Conclusão: As análises sugerem uma relação de associação onde mulheres, graduandas de outros cursos que não a Odontologia e com histórico de experiências odontológicas traumáticas prévias estão mais propensas a exibirem níveis mais altos de ansiedade odontológica. Além disso, indivíduos com idade mais avançada foram mais propensos a relatarem experiências odontológicas traumáticas e a idade, mesmo não demonstrando exercer influência direta nos níveis de ansiedade, exibiu um efeito indireto significativo quando mediada pela ocorrência de experiências odontológicas traumáticas sobre o nível de ansiedade odontológica.Introduction: Anxiety for dentists and dental treatments can be understood as a response to situations where a source of threat to an individual is not well defined, can present itself in an ambiguous way, the subject might not necessarily be presented and associated with previous experiences considered traumatic. Dental fear, on the other hand, is a primary emotion that can trigger serious reflexes in adulthood, prompting individuals to avoid subsequent dental treatments. Objective: To verify the association between a traumatic dental experience, other sociodemographic criteria and dental anxiety among undergraduate students of a public institution of higher education. Materials and Methods: This was a cross-sectional, observational and analytical study. It was held at State University of Paraíba, with the participation of 633 students from four different courses: Dentistry, Mathematics, Pedagogy and Psychology. Modified Dental Anxiety Scale - MDAS (to assess dental anxiety), as well as considerations sociodemographic resources. Data analysis was performed using descriptive statistical for the evaluation of traumatic odontological experience and techniques and multivariate statistics through the analysis of structural equations. Results: Most of the students were female (71.4%), and 41% of the total participants reported experiencing traumatic dental experience, being performed mainly in 6-10 years (33.8%) and 11-15 years (27%). The statistical model of structural equation revealed reliability in the parameters of assessment of dental anxiety by the MDAS instrument (Estimates 0.777 - 0.898; p <0.001) in the sample of participants. The model also evaluated the direct influences of the interest variables on anxiety and higher occurrence of traumatic dental experiences. Women (p = 0.001), studying on other non-dental courses (p <0.001), who reported traumatic dental experiences (p <0.001) has shown higher occurrence of traumatic dental experiences. Individuals with more advanced age has shown higher occurrence of traumatic dental experiences as well (p <0.001). Also, indirect influence of age, when mediated by the occurrence of traumatic odontological experiences on dental anxiety indexes was observed (p < 0.001). Conclusion: The analyzes suggest a relation of association where women, undergraduate of courses other than Dentistry and with a history of previous traumatic dental experiences are more likely to exhibit higher levels of dental anxiety. In addition, older individuals are more likely to report traumatic odontological experiences and age, even without showing direct influence on anxiety levels, exhibits a significant indirect effect when mediated by the occurrence of traumatic dental experiences on levels of dental anxiety.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOCavalcanti, Sérgio d'Avila Lins Bezerra46760776453http://lattes.cnpq.br/8178780570352971Freitas, Claudia Helena Soares de Morais45138222449http://lattes.cnpq.br/8905654343063318Cavalcanti, Alessandro Leite63093421420http://lattes.cnpq.br/4751883787176824Lima, Tomás Lucio Marques de Almeida2017-10-26T16:06:16Z2017-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, T .L. M. de A. Experiência odontológica traumática e a ansiedade frente a tratamentos odontológicos em estudantes universitários. 2017. 77f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-10-27T04:03:57Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-10-27T04:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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