Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vera Lucia Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116
Resumo: Este trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático.
id UEPB_876a73c51896de55510c2a7a21f4be40
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3116
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didáticoGêneros textuais/discursivosTiras cômicasEnsino de língua portuguesaDiscourse genresComic stripsPortuguese language teachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático.This study aimed to bring to the classroom Portuguese Language a research proposal of the mechanisms that cause the humor in comic strips, exploring thus discursive potential of this kind. As a theoretical foundation, we have adopted Bakhtin's vision of the dialogic nature of language and its definition of genres – especially the chapter Discursive Genres Aesthetics of Verbal Creation (Bakhtin, 2011); studies of Possenti (1998, 2013) on mood; studies of Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) and Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) on the language of comics, as well as studies of Dolz & Schneuwly (2004) about the production of didactic sequences. Therefore, this study was principal methodology action research, since it is proposed to hold a teaching sequence with students from 9th grade of elementary school. Nevertheless, it was used also bibliographic and documentary research, as had the corpus a set of 35 comic strips collected the analyzed textbook. The test results showed the great linguistic and discursive potential of the comic strip, as well as the need to redirect the look and suggest activities beyond the proposals in the textbook.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Cardoso, Vera Lucia Oliveira2018-06-14T15:20:13Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-15T04:06:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-15T04:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
title Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
spellingShingle Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
Cardoso, Vera Lucia Oliveira
Gêneros textuais/discursivos
Tiras cômicas
Ensino de língua portuguesa
Discourse genres
Comic strips
Portuguese language teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
title_full Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
title_fullStr Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
title_full_unstemmed Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
title_sort Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
author Cardoso, Vera Lucia Oliveira
author_facet Cardoso, Vera Lucia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Juarez Nogueira
http://lattes.cnpq.br/3990899335296722
Martins, Iara Ferreira de Melo
http://lattes.cnpq.br/3624042741764952
Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo
http://lattes.cnpq.br/1966955409336714
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Vera Lucia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais/discursivos
Tiras cômicas
Ensino de língua portuguesa
Discourse genres
Comic strips
Portuguese language teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Gêneros textuais/discursivos
Tiras cômicas
Ensino de língua portuguesa
Discourse genres
Comic strips
Portuguese language teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
2018-06-14T15:20:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116
identifier_str_mv Cardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458419060441088