Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático. |
id |
UEPB_876a73c51896de55510c2a7a21f4be40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3116 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didáticoGêneros textuais/discursivosTiras cômicasEnsino de língua portuguesaDiscourse genresComic stripsPortuguese language teachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático.This study aimed to bring to the classroom Portuguese Language a research proposal of the mechanisms that cause the humor in comic strips, exploring thus discursive potential of this kind. As a theoretical foundation, we have adopted Bakhtin's vision of the dialogic nature of language and its definition of genres – especially the chapter Discursive Genres Aesthetics of Verbal Creation (Bakhtin, 2011); studies of Possenti (1998, 2013) on mood; studies of Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) and Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) on the language of comics, as well as studies of Dolz & Schneuwly (2004) about the production of didactic sequences. Therefore, this study was principal methodology action research, since it is proposed to hold a teaching sequence with students from 9th grade of elementary school. Nevertheless, it was used also bibliographic and documentary research, as had the corpus a set of 35 comic strips collected the analyzed textbook. The test results showed the great linguistic and discursive potential of the comic strip, as well as the need to redirect the look and suggest activities beyond the proposals in the textbook.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Cardoso, Vera Lucia Oliveira2018-06-14T15:20:13Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-15T04:06:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-15T04:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
title |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
spellingShingle |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático Cardoso, Vera Lucia Oliveira Gêneros textuais/discursivos Tiras cômicas Ensino de língua portuguesa Discourse genres Comic strips Portuguese language teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
title_full |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
title_fullStr |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
title_full_unstemmed |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
title_sort |
Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático |
author |
Cardoso, Vera Lucia Oliveira |
author_facet |
Cardoso, Vera Lucia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Juarez Nogueira http://lattes.cnpq.br/3990899335296722 Martins, Iara Ferreira de Melo http://lattes.cnpq.br/3624042741764952 Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo http://lattes.cnpq.br/1966955409336714 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vera Lucia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais/discursivos Tiras cômicas Ensino de língua portuguesa Discourse genres Comic strips Portuguese language teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Gêneros textuais/discursivos Tiras cômicas Ensino de língua portuguesa Discourse genres Comic strips Portuguese language teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-27 2018-06-14T15:20:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116 |
identifier_str_mv |
Cardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709218713174016 |