O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paulo Henrique Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079
Resumo: Nesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo. A sequência didática proposta é composta por cinco encontros e segue o aporte do uso da experimentação em sala de aula e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Nos quatros primeiros encontros, os alunos fizeram o manuseio de experimentos relacionados ao eletromagnetismo, onde através da socialização dos saberes, do estímulo e incentivo, passaram para o processo de construção do conhecimento, buscando explicar os fenômenos observados. Ao fim de cada encontro os alunos participaram de uma avaliação composta por questões, que foram respondidas de forma descritiva e com a utilização de representações gráficas. Ao final teremos como produto educacional, a sequência didática e um tutorial para confecção dos experimentos, os quais seguem uma ordem de fenômenos sobre a indução eletromagnética.
id UEPB_89506a99561af33813596b88de11986e
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4079
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnéticaAtividades experimentaisIndução eletromagnéticaSequência didáticaEnsino de FísicaTeaching PhysicsDidactic sequenceElectromagnetic inductionEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo. A sequência didática proposta é composta por cinco encontros e segue o aporte do uso da experimentação em sala de aula e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Nos quatros primeiros encontros, os alunos fizeram o manuseio de experimentos relacionados ao eletromagnetismo, onde através da socialização dos saberes, do estímulo e incentivo, passaram para o processo de construção do conhecimento, buscando explicar os fenômenos observados. Ao fim de cada encontro os alunos participaram de uma avaliação composta por questões, que foram respondidas de forma descritiva e com a utilização de representações gráficas. Ao final teremos como produto educacional, a sequência didática e um tutorial para confecção dos experimentos, os quais seguem uma ordem de fenômenos sobre a indução eletromagnética.In this dissertation we present a proposal of Problematic Teaching, which has as its educational product a Didactic Sequence, which has as object of discussion the study of electromagnetic induction. The development of the conceptual basis of electromagnetic induction occurred from the realization of experimental activities, in which after numerous observations and questions raised about the phenomenon, made it possible to nderstand the union of electricity and magnetism, thus giving rise to electromagnetism. The proposed didactic sequence is composed of five meetings and follows the use of experimentation in the classroom and the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. In the first four meetings, the students will handle experiments related to electromagnetism, where through the socialization of knowledge, stimulus and incentive, they will move into the process of building knowledge, seeking to explain the phenomena observed. At the end of each meeting the students will participate in an evaluation composed of questions, which must be answered in a descriptive manner and with the use of graphic representations. At the end we will have as an educational product, the didactic sequence and a tutorial for making the experiments, which follow an order of phenomena on electromagnetic induction.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFFreitas, Heron Neves de48886106653Santos, José Jamilton Rodrigues dos04044115419Medeiros, Fábio Ferreira de02772126420Melo, Paulo Henrique Pereira de2022-01-14T12:57:24Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Paulo Henrique Pereira de. O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética. 2021. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-14T12:57:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-14T12:57:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
title O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
spellingShingle O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
Melo, Paulo Henrique Pereira de
Atividades experimentais
Indução eletromagnética
Sequência didática
Ensino de Física
Teaching Physics
Didactic sequence
Electromagnetic induction
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
title_full O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
title_fullStr O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
title_full_unstemmed O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
title_sort O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
author Melo, Paulo Henrique Pereira de
author_facet Melo, Paulo Henrique Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Heron Neves de
48886106653
Santos, José Jamilton Rodrigues dos
04044115419
Medeiros, Fábio Ferreira de
02772126420
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Paulo Henrique Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Indução eletromagnética
Sequência didática
Ensino de Física
Teaching Physics
Didactic sequence
Electromagnetic induction
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Atividades experimentais
Indução eletromagnética
Sequência didática
Ensino de Física
Teaching Physics
Didactic sequence
Electromagnetic induction
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Nesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo. A sequência didática proposta é composta por cinco encontros e segue o aporte do uso da experimentação em sala de aula e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Nos quatros primeiros encontros, os alunos fizeram o manuseio de experimentos relacionados ao eletromagnetismo, onde através da socialização dos saberes, do estímulo e incentivo, passaram para o processo de construção do conhecimento, buscando explicar os fenômenos observados. Ao fim de cada encontro os alunos participaram de uma avaliação composta por questões, que foram respondidas de forma descritiva e com a utilização de representações gráficas. Ao final teremos como produto educacional, a sequência didática e um tutorial para confecção dos experimentos, os quais seguem uma ordem de fenômenos sobre a indução eletromagnética.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
2022-01-14T12:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Paulo Henrique Pereira de. O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética. 2021. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079
identifier_str_mv MELO, Paulo Henrique Pereira de. O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética. 2021. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709224546402304