Solidão e homoafetividade em Mosaicos Azuis Desejos, de Antonio de Pádua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jhonatan Leal da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2584
Resumo: Defendida por Nietzsche (2009) como uma experiência positiva, capaz de conduzir o sujeito para uma imersão na realidade, a solidão é constantemente negativada pelo empirismo e por artistas dos mais variados estilos e épocas. Longe desse maniqueísmo, inúmeros são os estudiosos que já tentaram decifrar o que há por trás do isolamento social ou da sensação de desamparo. Como maior expoente, temos Sigmund Freud (1973), o qual alega ser a solidão uma condição que está para todo e qualquer ser humano. Nas últimas décadas, o tema voltou a fazer parte do objeto de pesquisa de teóricos renomados, como Françoise Dolto (1998), na França, e Alberto Oliva (2000), aqui no Brasil. A primeira afirma que o sentimento de solidão começa a se desenvolver no momento do nosso parto, e o segundo, por sua vez, analisa o modo como a sociedade condiciona o sujeito ao estado de abandono. É nesta linha de investigação que se insere este trabalho, porém com a diferença de que se busca analisar a solidão não mais em discursos provenientes de campos puramente heteronormativos, mas em um texto literário de temática gay produzido por um escritor homoafetivo. Em termos mais específicos, procura-se determinar como a solidão é representada na obra romanesca Mosaicos Azuis Desejos, de Antonio de Pádua (2011), em suas principais instâncias de sentido. O trabalho articula-se em três momentos: no primeiro, procura-se distinguir os principais elementos da narrativa e construir uma reflexão sobre solidão e homoafetividade alicerçada na literatura, na sociologia e na psicanálise. No segundo, investiga-se o comportamento das três ordens que foram eleitas para determinação da solidão na obra examinada: narradores, personagens e espaços ficcionais. O terceiro capítulo, por outro lado, traça considerações sobre a linguagem, tempo ficcional e enredo do romance. Por fim, na última parte, são apresentados os resultados, através de dados que envolvem morte, homoafetividade e solidão.
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spelling Solidão e homoafetividade em Mosaicos Azuis Desejos, de Antonio de PáduaAnálise literária. Solidão. Homoafetividade. Elementos da narrativaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASDefendida por Nietzsche (2009) como uma experiência positiva, capaz de conduzir o sujeito para uma imersão na realidade, a solidão é constantemente negativada pelo empirismo e por artistas dos mais variados estilos e épocas. Longe desse maniqueísmo, inúmeros são os estudiosos que já tentaram decifrar o que há por trás do isolamento social ou da sensação de desamparo. Como maior expoente, temos Sigmund Freud (1973), o qual alega ser a solidão uma condição que está para todo e qualquer ser humano. Nas últimas décadas, o tema voltou a fazer parte do objeto de pesquisa de teóricos renomados, como Françoise Dolto (1998), na França, e Alberto Oliva (2000), aqui no Brasil. A primeira afirma que o sentimento de solidão começa a se desenvolver no momento do nosso parto, e o segundo, por sua vez, analisa o modo como a sociedade condiciona o sujeito ao estado de abandono. É nesta linha de investigação que se insere este trabalho, porém com a diferença de que se busca analisar a solidão não mais em discursos provenientes de campos puramente heteronormativos, mas em um texto literário de temática gay produzido por um escritor homoafetivo. Em termos mais específicos, procura-se determinar como a solidão é representada na obra romanesca Mosaicos Azuis Desejos, de Antonio de Pádua (2011), em suas principais instâncias de sentido. O trabalho articula-se em três momentos: no primeiro, procura-se distinguir os principais elementos da narrativa e construir uma reflexão sobre solidão e homoafetividade alicerçada na literatura, na sociologia e na psicanálise. No segundo, investiga-se o comportamento das três ordens que foram eleitas para determinação da solidão na obra examinada: narradores, personagens e espaços ficcionais. O terceiro capítulo, por outro lado, traça considerações sobre a linguagem, tempo ficcional e enredo do romance. Por fim, na última parte, são apresentados os resultados, através de dados que envolvem morte, homoafetividade e solidão.Defended by Nietzsche (2009) as a positive experience, capable of leading the subject to an immersion in reality, loneliness is constantly seen in a negative way by empiricism and by artists of varying styles and periods. Away from that manichaeism, there are numerous scholars who have tried to decipher what's behind the social isolation and the feeling of helplessness. As the largest exponent, we have Sigmund Freud (1973), who claims that loneliness is a condition that exists for every human being. In recent decades, the topic turned to be the research object of renowned theorists such as Françoise Dolto (1998), in France, and Alberto Oliva (2000), here in Brazil. The first one states that the feeling of loneliness begins to develop at the time of our birth, and the second one, on the other hand, examines how society affects the individual to the state of disrepair. This work is part of this line of research, but with the difference that analyzes the loneliness no longer in discourses from purely heteronormative fields, but in a gay-themed literary text written by a homoaffective writer. In more specific terms, it seeks to determine how loneliness is represented in Romanesque work Mosaicos Azuis Desejos by Antonio de Pádua (2011), in their major instances of meaning. The work is divided into three stages: at first, it seeks to distinguish the narrative elements and build a reflection on loneliness and homoaffectivity grounded in literature, sociology and psychoanalysis. In the second, it is investigated the behavior of the three orders that were chosen for determination of loneliness in the examined work: narrators, characters and fictional spaces. The third chapter, on the other hand, traces considerations about language, fictional time and plot of the novel. Finally, in the last part, the results are presented through findings involving death, homoaffectivity and loneliness.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte deCosta, Jhonatan Leal da2016-09-16T12:58:18Z2014-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, Jhonatan Leal da. Solidão e homoafetividade em Mosaicos azuis desejos, de Antonio de Pádua. 2014. 184 p. 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