A efetividade da educação em direitos humanos no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Antonio Avelino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3457
Resumo: O estudo parte do pressuposto de que, nas práticas educativas, o ato de ensinar Direitos Humanos enfrenta sérios desafios para ser trabalhado junto aos alunos do Ensino Médio. Dinamizar esse ensino implica não só ir além do “conhecer” esses Direitos, mas contribuir com a formação humana e crítica dos indivíduos, evidenciando uma sociedade com menos indignidades humanas e mais exposta a críticas, na qual o respeito à vida venha a ser uma constante percebida de modo prático no cotidiano das relações interpessoais. O problema de pesquisa envolve a seguinte pergunta-síntese: por que a efetividade da Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio precisaria contar com referências e fundamentos que sirvam para orientar e embasar o processo educacional? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, tendo como referencial a própria prática docente, em consonância com as referências e fundamentos que orientam e embasam a “Práxis Educativo-Coletiva”, desenvolvida junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita, localizada no município de Coremas-PB, onde o pesquisador exerce as atribuições de professor e também de pesquisador do Grupo de Pesquisa-Ação “Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva”. Coloca-se, então, a hipótese de que desalheamento educacional à objetividade do referencial e fundamental da condição propriamente Humana de Direitos e de Obrigações tenderá a incidir em competência junto aos discentes para abraçarem atitudes acentuadamente minimizadoras das violências que ainda irão caracterizar as condutas das lideranças que se imponham junto aos integrantes das gerações mais velhas.
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